FALANDO COM O PENSAMENTO

fala.jpgNa ficção científica a telepatia é muito comum. Pessoas, através dela, se comunicam sem palavras, emitindo um pensamento que outros podem “ouvir”. Veja o caso do Parkman, de Heroes, que “ouve” o que os outros personagens pensam e pode, somente com o poder de seu pensamento, mudar a opinião dos outros. Na ficção, tudo é fácil. Mas e na realidade?

Pois não é, segundo a NewCientist, que uma empresa dos Estados Unidos apresentou, há pouco, um novo dispositivo que permite você se comunicar sem usar a voz, mas apenas o pensamento. O dispositivo chama-se Audeo e foi desenvolvido pela Ambient Corporation.

Para que funcione, quem está falando – ou pensando – tem de usar uma espécie de colar no pescoço. É ele que interpreta os impulsos elétricos do cérebro para as cordas vocais, lendo as palavras que não serão emitidas e as enviando, via rede sem fio, para um computador que decodifica os sinais e os transforma em palavras. Quem ouve, ainda o faz pelo processo convencional, não diretamente no cérebro, como seria a telepatia.

Segundo um dos inventores do dispositivo, Michael Callahan, não existe risco de quem o estiver usando relevar seus pensamentos. O aparelho trabalha, segundo afirma, em um nível acima do pensamento. É preciso formular palavras específicas, que iriam ser faladas, para que ele as interprete. Pensar somente não o ativa, daí a necessidade de um treinamento especial para fazê-lo funcionar.

No atual estágio, o aparelho reconhece 150 palavras e frases. Seus inventores, no entanto, estão otimistas quanto ao seu melhor desenvolvimento e, consequentemente, do seu futuro uso. Imagine-se, então, no meio de uma multidão e conversando com alguém ao telefone, por exemplo. Você pode falar sem falar.

O problema é que a comunicação não é direta, mas mediada por um computador. Então, pelo menos no atual estágio, fica difícil falar sem que haja um deles por perto. O outro problema é que ele não “ouve” a resposta, que tem de ser escutada e interpretada do velho modo. Afinal e no final, se o aparelho “fala” ou transforma pensamento em “falas”, ele ainda é surdo. (Via NewScientistTech, em inglês)

duasf.jpg

O blog inaugura hoje uma nova secção, que virá todas as sextas-feiras e ficará pelo final de semana. Como o nome indica, trata-se da publicação, a cada edição, de duas frases de personalidades conhecidas e que chamem a atenção para alguns aspectos da atividade humana.

Veja abaixo – e opine – as duas primeiras:

  • Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco – Edmund Burke, Escritor
  • Não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos – Salvador Allende, ex-presidente do Chile.

Um ótimo final de semana para todos nós.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

16 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »