ESPELHANDO-SE NAS CELEBRIDADES

celebVocê já se imaginou um Brad Pitt? Ou uma Angeline Jolie? Pode ser que não, mas existe alguma celebridade que o inspira e em quem você talvez se espelhe?

Estranhas perguntas. Mas elas tem uma razão e de fundo científico. É que acaba de ser divulgada nos Estados Unidos uma pesquisa mostrando que, para um bom contingente de pessoas, admirar uma celebridade, espelhar-se nela pode aumentar a autoestima, principalmente entre aqueles cuja autoestima é mais baixa.

Jaye L. Derrick e Shira Gabriel, responsáveis pela pesquisa e vinculados à Universidade Estadual de Nova York, em Buffalo, garantem que as relações parassociais, que é a admiração pelas celebridades, oferece uma rota segura para as pessoas que tem problemas de relacionamento interpessoal. E quem não se tem em alta conta pode usar a admiração por um ídolo para se sentir mais próximo dele, melhorando o seu desempenho.

Sim, eu sei que você vai dizer: lá vem ele com outro estudo. É verdade. Existem estudos para tudo, mas achei este interessante por não estar baseado em uma só pesquisa, mas em três, envolvendo universitários, que procurou medir a relação entre a baixa estima, as relações parassociais e as auto-discrepâncias. Cada participante escolheu a celebridade do seu agrado e a descreveu, sendo avaliado a partir dessa descrição com o uso de uma escala de valores.

O resultado é que as pessoas que tem menor estima por elas próprias vã os ídolos – celebridades – como próximos do ideal em que elas queriam estar. E a comparação mostrou que a preferência por um nome de artista ou outra celebridade, se comparado com os que não tem essa preferência, mostra que os primeiros melhoram sua autoestima em relação aos outros. A celebridade, neste caso, concorre para que quem a admira sentir-se mais valorizado.

Outro dado curioso apontado pelos estudos é que, mesmo imaginando um relacionamento com a celebridade – de aproximação, de amizade, etc. – quem o faz pode tirar benefícios disso. É falso? É. Mas mesmo assim ajuda.

E é por isso que os cientistas concluem no estudo que será publicado na revista Personal Relationships: “Descobrimos que as relações parassociais pode trazer mais benefícios para as pessoas com baixa estima do que relacionamentos reais”

Conclusão: Vamos escolher uma celebridade e nos espelhar nela. Assim, nossa autoestima melhora.

Duas frases

E já que o assunto é autoestima e ela está relacionada com as celebridades, que tal termos, para a reflexão de todos, frases ditas por quem é famoso? Bom, como são só duas, caprichei na escolha:

“No futuro, vou parar de falar sobre minha vida pessoal em entrevista. Essas informações serão expressadas somente pela arte”, Britney Spears, cantora pop

“A invenção, o imaginário e a memória são uma coisa só. Não se pode separar a memória da invenção, a fantasia da realidade”. Lygia Fagundes Telles, escritora brasileira.

E então, com que frase você fica? E qual é a celebridade de sua preferência? Reflitam!

E que todos tenhamos um ótimo final de semana.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

23 Respostas

Entre na conversa