ESPELHANDO-SE NAS CELEBRIDADES

celebVocê já se imaginou um Brad Pitt? Ou uma Angeline Jolie? Pode ser que não, mas existe alguma celebridade que o inspira e em quem você talvez se espelhe?

Estranhas perguntas. Mas elas tem uma razão e de fundo científico. É que acaba de ser divulgada nos Estados Unidos uma pesquisa mostrando que, para um bom contingente de pessoas, admirar uma celebridade, espelhar-se nela pode aumentar a autoestima, principalmente entre aqueles cuja autoestima é mais baixa.

Jaye L. Derrick e Shira Gabriel, responsáveis pela pesquisa e vinculados à Universidade Estadual de Nova York, em Buffalo, garantem que as relações parassociais, que é a admiração pelas celebridades, oferece uma rota segura para as pessoas que tem problemas de relacionamento interpessoal. E quem não se tem em alta conta pode usar a admiração por um ídolo para se sentir mais próximo dele, melhorando o seu desempenho.

Sim, eu sei que você vai dizer: lá vem ele com outro estudo. É verdade. Existem estudos para tudo, mas achei este interessante por não estar baseado em uma só pesquisa, mas em três, envolvendo universitários, que procurou medir a relação entre a baixa estima, as relações parassociais e as auto-discrepâncias. Cada participante escolheu a celebridade do seu agrado e a descreveu, sendo avaliado a partir dessa descrição com o uso de uma escala de valores.

O resultado é que as pessoas que tem menor estima por elas próprias vã os ídolos – celebridades – como próximos do ideal em que elas queriam estar. E a comparação mostrou que a preferência por um nome de artista ou outra celebridade, se comparado com os que não tem essa preferência, mostra que os primeiros melhoram sua autoestima em relação aos outros. A celebridade, neste caso, concorre para que quem a admira sentir-se mais valorizado.

Outro dado curioso apontado pelos estudos é que, mesmo imaginando um relacionamento com a celebridade – de aproximação, de amizade, etc. – quem o faz pode tirar benefícios disso. É falso? É. Mas mesmo assim ajuda.

E é por isso que os cientistas concluem no estudo que será publicado na revista Personal Relationships: “Descobrimos que as relações parassociais pode trazer mais benefícios para as pessoas com baixa estima do que relacionamentos reais”

Conclusão: Vamos escolher uma celebridade e nos espelhar nela. Assim, nossa autoestima melhora.

Duas frases

E já que o assunto é autoestima e ela está relacionada com as celebridades, que tal termos, para a reflexão de todos, frases ditas por quem é famoso? Bom, como são só duas, caprichei na escolha:

“No futuro, vou parar de falar sobre minha vida pessoal em entrevista. Essas informações serão expressadas somente pela arte”, Britney Spears, cantora pop

“A invenção, o imaginário e a memória são uma coisa só. Não se pode separar a memória da invenção, a fantasia da realidade”. Lygia Fagundes Telles, escritora brasileira.

E então, com que frase você fica? E qual é a celebridade de sua preferência? Reflitam!

E que todos tenhamos um ótimo final de semana.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

23 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »