EDUCAÇÃO, OS NÚMEROS EXPLICAM

Se ouvirmos os especialistas teremos a opinião quase que unânime que o ensino no Brasil vai mal, muito mal. A qualidade deixa a desejar, as instalações são ruins, os professores não têm boa qualificação e os alunos, aparentemente, não aprendem como deveriam. E este panorama não é só para o ensino fundamental, não. Atinge, também, o ensino médio e, em vários casos, o ensino superior.

O que explicaria isso? Primeiro, o fato de a educação não ser tratada como fundamental, uma política de Estado. Depois, fruto das próprias deficiências enfrentadas pelo país que, se estão sendo corrigidas, ainda vão levar um bom tempo para se acertar. Enquanto isso, os números sobre a educação – embora se reconheça o avanço na sua universalização – deixam qualquer um assustado.

Educação, todos sabemos, é a base de tudo. E um dos meios de inclusão social, de busca de sucesso, de se vencer na vida, o que, para mais de 2 milhões de crianças se afigura quase impossível, pois apesar de estarem na escola, são analfabetos funcionais, não sabendo ler, nem escrever. E ainda mais: um em cada quatro estudantes de 7 a 14 anos, quando a educação e obrigatória e compulsória, estão fora das séries adequadas para eles.

Se o ensino fundamental é ruim e não ensina, o que acontece, depois, é consequência dele. Não teremos, por conseguinte, um ensino médio de bom nível, pois terá de se adequar ao que foi ensinado antes. Do mesmo jeito acontece com o ensino superior. A recuperação só se dará a bem longo prazo, o que pode significar que os jovens atuais têm seu futuro ameaçado.

Novo prêmio

dardos

Este blog tem sido, nos últimos tempos, muito homenageado por outros bloggers, o que me deixa, como sempre tenho dito, muito satisfeito e, ao mesmo tempo, me dá a responsabilidade de mantê-lo no nível digno das premiações que recebe.

Agora, a mais nova indicação vem da Web Cosméticos, com o Prêmio Dardos, que agradeço. E como sempre tenho feito, no caso da indicação de novos blogs, os que estão no Favoritos são mais do que dignos de receber a premiação. Então, que se considerem premiados e indicados.

Outra novidade

Além das mudanças nos comentários, com a adoção de uma política clara para eles e de retirar o nofollow dos links, o blog está fazendo uma terceira mudança. Neste caso, ela está relacionada aos Links – reciprocidade – para outros blogueiros que estão ligados aqui.

Antes, estes links apareciam de forma aleatória na página principal, em uma coluna lateral. Achei, no entanto, que esta não era uma boa política, já que destacava uns e escondia outros. Então, optei por criar uma página – Links – que está no menu superior e nela colocar todos os blogs que estão aqui linkados.

Agora, todos estão visíveis, listados por ordem alfabética. E se você, por acaso, não está lá, deixe um comentário. Com ele, acerto as coisas.

4 Respostas

Entre na conversa