DORMINDO PARA NÃO ENGORDAR

sono.jpgAgora, quando ando pelas ruas e observo as pessoas, fico me perguntando, sempre que vejo alguém acima do peso: Será que ela tem insônia? Não. Isso não é maluquice. Passei a me perguntar a partir de uma pesquisa desenvolvida por cientistas franceses – é sério – que apontaram o pouco sono como um dos fatores que ajudam as pessoas a engordarem.

O estudo foi feito pelo Instituto Francês de Nutrição e concluiu, de forma decisiva, que dormir pouco influi diretamente no aumento do peso, assim como na aparição de doenças metabólicas e cardiovasculares. Sim, quem não dorme, pela pesquisa fica gordo, tem problemas de digestão e cardíacos.

Sempre imaginei que a insônia, que não é nada bom – já a tive, e posso dizer – nos deixasse irritadiços, indispostos e cansados, já que o sono tem, também, o caráter reparador, de nos relaxar e descansar. Depois que a insônia se foi, acabei ganhando peso. Neste caso, devo ser a exceção que toda regra tem, pois dormir melhor me fez engordar, não emagrecer.

A pesquisa, que como já ressaltei é séria, mostrou, também, que a dieta medieval era mais saudável que a atual. Aqui talvez a explicação seja que os alimentos eram naturais. Não havia geladeira, produção industrial, adição de produtos químicos e tudo o que hoje está embutido nos alimentos industrializados. E por fim, que o sal estimula a obesidade nas crianças.

O estudo avança e avalia, ainda, como se dá este aumento de peso, relevando que há, no caso dos insones, um aumento de 24% no apetite, que é suprido com alimentos ricos em gorduras e açúcares, dois bons caminhos para o ganho de peso. Junto disso vem a diminuição do exercício físico, que dá um novo empurrão no sentido de aumento de peso.

E no final, para fechar, a pesquisa feita na França revelou que, dentre os ouvidos, quase a metade afirmou que dorme de forma insuficiente e 17% do total acumula sono crônico. Bom, a impressão que fica é que, se quisermos manter um perfil longilíneo, o jeito é dormir e dormir bem. Os especialistas falam que o ideal são oito horas.

Se os pesquisadores estão certos, vamos dormir melhor e ajudar o organismo a manter-se saudável. (Via NUD)

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

15 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »