CURA FEITA POR DENTRO

celula.jpg

Todos nós já nos encontramos – e nos surpreendemos – com pessoas, amigas ou não, que estão sendo submetidas a tratamento quimioterápico. Um dos efeitos colaterais deste tipo de tratamento, considerado muito intrusivo, é a perda de cabelos, uma consequência da potência da droga que lhes está sendo administrada.

Esta situação pode mudar a médio prazo graças a uma pesquisa feita por cientistas da Austrália. Eles descobriram uma forma de usar as próprias células para a transmissão e aplicação da droga. Como fazem isso? Provocam uma partição da célula criando o que chamam de mino-célula. São estas minicélulas que irão transportar o remédio, aplicando-o diretamente no local afetado.

De acordo com informações publicadas pela revista New Scientist os pesquisadores – Himanshu Brahmbhatt e Jennifer MacDiarmid, da EnGeneIC – afirmam que o novo tratamento é simples, fácil e muito mais barato que uma quimioterapia tradicional.

As minicélulas são fáceis de produzir e podem ser injetadas no paciente, indo diretamente ao local do tumor cancerígeno e o atacando. Outra vantagem é que a quantidade de droga utilizada é muito menor, já que não se trata de uma aplicação generalizada, mas localizada, específica.

A nova terapia já foi testada com sucesso em ratos, mostrando que é efetiva. O próximo passo, agora, é testá-la em humanos. A perspectiva é que, a médio prazo, o novo tratamento possa ser aplicado aos que tem algum tipo de tumor cancerígeno. (Via BetterHumans).

ENCONTRANDO ÍCONES

folder_mail.png

Sabe quando você precisa, desesperadamente, de um ícone e não consegue encontrar nada que satisfaça? Pois é, acho que seus problemas acabaram. Através do Lifehacker, um sítio sobre tecnologia dos Estados Unidos, acabei de encontrar uma ótima ferramenta e quero dividir a descoberta com vocês, leitores amigos.

Trata-se do IconFinder. Simples, é só digitar o que você quer, apertar o Procure – Search, em inglês – e ver o resultado. Eu gostei. E recomendo. Você pode ver a qualidade pelo ícone ao lado, que foi encontrado através da ferramenta e baixado para ilustrar a indicação.

QUAL E MAIS IMPORTANTE?

Ao longo dos anos os homens inventaram muitas coisas. Algumas, acabaram se perdendo no tempo. Outras, ficaram e deram impulso ao crescimento humano. Algumas, marcaram épocas e outras ainda são fundamentais para a humanidade.

Por que tudo isso? Apenas para avaliar o que, na opinião dos leitores deste blog, é a invenção mais importante do homem. Vejam na barra lateral a relação, escolham uma e votem. E se for o caso, deixem um comentário, explicando a escolha

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

21 Respostas

Entre na conversa