A primeira vez que li Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, fiquei meio assustado. Na época, a questão era se, em um futuro, mesmo que distantes, conseguiríamos produzir bebes fora do útero e criá-los em série. Os anos se passaram e, pelo menos em parte, a ficção ficou, mesmo, como ficção. Mas como são as coisas hoje? Se tomarmos por base o que chamam de Gravidez Assistida, estamos entrando na era da construção de novos bebes.
Hoje, quem por problemas físicos, genéticos, etc., não poderia ter filho, os tem. Usa-se inseminação artificial, barrigas de aluguel e várias outras técnicas de reprodução assistida, inclusive com fertilização de mulheres. O resultado é que, quem não podia ter, agora tem filhos. Mas as coisas, na ciência, nunca param e um passo adiante acaba de ser dado por cientistas espanhóis. Eles conseguiram, mediante o que chamam de “seleção embrionária” fazer com que o bebe de mãe com problemas, nasça sem ele. Estes cientistas consideram que, com isso, um avanço significativo foi conseguido. Ainda não é uma engenharia que modifique o feto. Mas sim, que escolhe o tipo de bebe que alguém pode ter. Se estamos longe do sonho de Huxley, estamos chegando mais e mais perto da “fabricação” de bebes.
O que vem agora? Ninguém sabe. Mas os cientistas continuam trabalhando com o objetivo de fazer com que haja nascimentos e que quem nasça, seja saudável. Nesta busca, não descartam um pouco – ou muito – de engenharia, mesmo que genética.
PRESSÃO QUE RESULTA
Sempre que a opinião pública se mobiliza, as coisas acontecem. É o que ocorreu, agora, com o Congresso.
Diante do clamor nacional, ninguém quis colocar a cara na reta e aprovar um aumento que, para dizer o mínimo, é imoral. No conchavo, até que sim. Afinal, ninguém apareceria como o “pai” da ideia e a direção do Congresso assumiria o desgaste.
Como a coisa tem de ser resolvida no voto, o que aconteceu? Foi adiada. E prometem voltar ao assunto no próximo ano. Vamos ficar atentos. E, de novo, se for o caso, dar início a uma nova grita.
O QUE VOCê COME?
Ou melhor, o que você gosta de comer? Não. Não responda aqui. Vá a barra lateral, escolha uma opção e vote na pesquisa. Participe!.
21 Respostas
A união faz a força!! Pode não ser muito, mas já é um começo… essa mobilização do povo toca todos nós,né? Bjos.
Gravei um programa na TV Cultura de São Paulo em 1995…sobre bebês de proveta. Já se passaram dez anos, mas é interessante o documentário, pois traz a outra realidade: as mulheres que vão à procura de filhos e anos a fio são tratadas com mil drogas, sem resultado. Na época boa parte das crianças nascia e morria. Dureza! Tenho uma orientanda que passou por isso.
Eu votei nos legumes, porque só era possÃvel escolher uma opção, mas tb como frutas, peixes e… chocolate!!! Lino, desejo-lhe um lindo Natal e um Ano Novo deslumbrante!
Amigo Lino,
Eu li uma matéria, sobre a “Seleção Embrionária” e achei deveras interessante, pq. não se trata de eugenia, mas sim uma forma de precaver doenças congênitas em embriões.! Esse avanço da ciência eu acho altamente significativo.
Creio que teremos muito por que gritar no ano vindouro.
Beijos,
Dani
Lino, posso estar enganado, mas acredito que dentro de alguns anos a Engenharia Genética ou a Medicina Genética vai ser uma ciência à parte, com cursos e profissões próprios. O que se avança em pesquisa e conhecimentos nessa área é espantoso!
Daqui a pouco vão misturar genes humanos com animais… Brrr… esse mundo me assusta. Nem sei se quero ter filhos (coitados!!!), quanto mais modificá-los….
Sobre a mobilização…. dá certo, como foi visto… É assim que as coisas têm que acontecer… Com união…
Chega né?? rsss…
Abração e ótimas festas!!!
Lino é tão gostoso do jeito tradicional!!!!
Passei para te dar um beijo natalino! vai me ver!
Ah! Lino, são essas atitudes que ainda me dão esperança de novos tempos, que o povo não pare de brigar pelos direitos! e possamos gritar por outras coisas e que PELO AMOR DE DEUS! GENTE, OLHA AÃŒ OS DEPUTADOS E SENADORES ELEITOS POR VCS!!!…é hora de abrir o olho!
Gostei da notÃcia. É triste um pai padecer com o sofrimento do filho por ter defeito de formação sem solução. Qualidade de vida para quem você quer amar. Beijus
Vi um programa em que diziam que qq dia, (e tendo em conta a possibilidade de gestação fora do útero), será possivel os maridos carregarem os bébés caso as mães tenham algum problema de saúde que as impeçam!!! Nascerão de cesariana, como é óbvio. Fiquei de boca aberta!
Beijinhos
Lino!!!
Lembrei de um documentário q assisti na sky, no canal discovery home and healt, q falava d casais, nos EUA, impossibilitados d ter filhos com seus próprios embriões, por diversos motivos, daà criaram uma agência chamada “adote um embrião”, ond embriões congelados por casais q jah tiveram seus filhos e ñ precisarão mais dos embriões, fazem um tipo d doação para o casal q ñ tem chance nem d ter seus próprios embriões.. daà é um processo meio q adotivo.. é bem interessante.. mas daà surgem conflitos morais e éticos referentes a essas novas tecnologias, d qem é o filho? como enxergar a criança q é minha mas ao mesmo tempo ñ é, pq foi gerada em outro ventre e amamentada por outra pessoa e criada por outras pessoas? esses conflitos são bem complicados e podem gerar outros tipos d relações familiares, ao meu ver…
e esses deputados, hein? sei ñ.. tava lendo agora um artigo falando da máfia dos sangue-sugas, mais dois foram absolvidos, totalizando sete… sei ñ… estava falando com uma amiga hj na facu sobre essas coisas, esses aumentos absurdos e essa robalheira desgraçada.. como fzer para lidar com essas coisas e continuar sendo uma pessoa feliz, mesmo tendo consciência d td essa sugerada? outra qestão q ñ tem resposta, pelo menos pra mim… srrssr
xero na mente, meu bem, té!
aralelamente aumentou o número de casais que optam por não ter filhos.
Lino: Tem mensagem para você e sua famÃlia no ENCANTO, aparece!!!
Lino, eu ainda me confesso meio reacionário qt à engenharia genética… sem nenhuma razão especÃfica; talvez apenas velhice, pura e simples. 🙂 Gostei da gritaria contra os congressistas, mas hj vim aqui principalmente pra te desejar um Feliz Natal! 🙂 Abraço
Lino, legal a mobilização de todos contra esse aumento absurdo e imoral!! Tô morta de saudades dos seus posts sempre tão interessantes!! Depois volto prá colocar a leitura em dia! Bjs!
Lino, vc conhece aquela historia dos cientistas que chegaram a deus e dizeram que não precisavam mais Dele? Deus propos um teste: fazer um homem do barro.
Os cientistas concordaram e quando foram pegar o barro para construir um homem, Deus disse: Nada disso, vocês tem que construir seu proprio barro!
É bem por ai 😉
Quando eu li a noticia de que foi adiada a votação pensei a mesma coisa, vão querer deixar as coisas esfriarem, para só no ano que vem dar o bote. O mesmo golpe foi feito com o aumento do minimo para 280, fizeram isso para que o povo fique satisfeito e com isso ficar mais tolerante quanto eles derem a facada.
bjs
É a tecnologia evoluiu muito. Pena q emocionalmente falando a humanidade continua bárbara. Isso me assusta: como as pessoas vão usar toda essa sabedoria tecnológica??
Bem, eqto alguns ficam escolhendo a cor dos olhos de seus filhos outros nem têm o q comer. Será q os cientistas, q já brincam de ser Deus, não podem brincar de ser Jesus e multiplicarem o pão?? Beijos
AMigo LIno, já votei…adoro frutas…Como pouco…sou amgra demais, queria ser um pouco mais “cheinha”.Quanto ao aumento, não me fale….os dois alagoanos nojentos acataram com intenção de reeleição futura….MAs, vim mesmo para te dizer que ADOREI TE ENCOTNRAR EM 2006.QUE TAL SE EM 2007 A GENTE CONTINUE COM A PARCERIA DE AGORA?Sim, por que ser amigos é PARCERIA.Beijocas e FELIZ NATAL PARA VC E TODA A SUA FAMÃLIA…EU TE QUERO MUITO BEM, MEU BEM.
Lino
Confesso q tenho um pouco de medo, mas por outro lado dar condições de uma vida saudável a uma criança q nasceria para sofrer, acho incrÃvel…
Só não podem criar bebês do ponto de vista “perfeito fisicamente”, ou seja escolher a cor da pele, dos olhos… Até pq quem criou o conceito de perfeição?
Desde já deixo os votos de um natal abençoado pra vc e sua familia, que os bons sentimentos sejam renovados…
Um beijo
Lembro-me que este livro do Huxley me impressionou bastante na época. Realmente a ciência não tem limites: só me preocupo quando cientistas “play God” …
beijos querido, ótimo dia!
Lino, não sei onde iremos chegar. Muita coisa é legal, mas outras me assustam. Querido, quero desejar um Feliz Natal para você, familiares e amigos. Que você tenha uma noite de muita paz.
Beijocas