COMO SÃO OS BLOGS?

blogosf.jpg

Ah! Você tem um blog. Isso é muito bom. Mas já parou para pensar e perguntar como são os blogs ou como é a blogosfera? Não?. Saiba que existe muita gente preocupada com isso e monitorando o que a blogosfera faz e como ela é.

Um desses levantamentos está no Modern Life, um blog que fala da blogosfera, dá conselhos, sugere ações – tudo em inglês. E é dele os dados que seguem e que, no meu entender, são surpreendentes, a começar pelas plataformas – software – que os blogueiros usam.

A preferência, na verdade, não é por nenhum dos softwares mais comuns, como WordPress, Movable Type, Typepad ou Blogger. O que o levantamento descobriu é que 45% de todos os blogues são desenvolvidos pelos ou para os blogueiros. É muito, considerando que hoje existem milhões de blogs em todo o mundo.

No que se refere ao idioma, nenhuma surpresa e o inglês domina, com mais de 80% de todos os blogs publicados. O segundo lugar fica com o japonês e o terceiro com o chinês. Todos os outros idiomas respondem por apenas 7% da blogosfera. É um percentual pequeno mas, mesmo assim, representa um número considerável de blogs.

Um dado interessante é sobre monetização dos blogs. Segundo o Modern Life, apenas 21% de todos eles não têm anúncios, o que significa que 79% têm. São alguns milhões de pessoas tentando ganhar algum e se beneficiar. E dos blogueiros que estão tentando faturar ou não, 21% falam de tecnologia, que é o assunto dominante na blogosfera.

E, por fim, uma última informação, sobre as cores usadas nos blogs, principalmente como fundo. O que domina é o branco, com 47%, segundo pelo cinza, bem longe, com 19%. (Via Modern Life, em inglês).

SOMOS CONCORRENTES?

A Veridiana seguindo um desafio lançado pelo Carlos Carvalho e dado continuidade pelo Silvano, pergunta se eu acho que os blogs são concorrentes? Ou se eles fazem concorrência um ao outro? A mesma questão me foi posta pela Poliane, do Rumorejo.

De certo modo, sim, somos concorrentes, pois todos estamos buscando leitores e eles acabam se dividindo entre os inúmeros blogs existentes. Esta é a lógica que, no meu entender, não funciona no caso da blogosfera. E por uma razão simples: quem lê os blogs não os vêm como concorrentes, mas como complementos.

Particularmente, não vejo os blogs que leio com frequência como concorrentes. Muito deles são monetizados, outros não. Nem por isso deixo de lê-los e, muitas vezes, falam de assuntos próximos. O que acho que ocorre é a complementação, com a criação de conversações que se entrelaçam.

Na blogosfera existe espaço para todos.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

40 Respostas

Entre na conversa