COMBATE QUE LEVA AO VÍCIO

fumo.jpgEm todo o mundo as campanhas anti-tabagistas estão na moda. E tanto é assim que fumar tornou-se, na maioria dos paí­ses, algo politicamente incorreto.

Até as indústrias que produzem cigarros, principalmente nos Estados Unidos, acabaram aderindo às campanhas que tem o objetivo de desestimular o ví­cio ao tabaco.

Aqui no Brasil, os maços de cigarros vem com imagens horrí­veis, de pessoas reais que sofreram em função do fumo. Que houve uma queda no consumo de tabaco, é uma realidade. Mas a pergunta é: Será que as campanhas anti-tabagistas, principalmente aquelas patrocinadas pela indústria tabageira, estão surtindo efeito?

Essa é a pergunta que pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, procuraram responder. E depois de ouvir 100 mil jovens escolares do ensino médio de várias regiões, eles chegaram a uma conclusão: a propaganda anti-tabagista estimula o desejo de fumar e está levando jovens ao vício.

Os jovens que vem os anúncios, segundo o estudo, tem três vezes mais vontade de fumar e se tornarem fumantes. E há, para os alunos das séries finais do ensino médio, um aumento de 12% no ví­cio. Aqui, no Brasil, não temos este tipo de estudo. Mas o que vemos são muitos jovens fumando. Será que reagem da mesma forma que os jovens dos EUA?

O problema é que isso não acontece só com o cigarro, mas com todas as drogas lí­citas – cigarro, álcool, etc. O que fazer para mudar a situação? (Via Eureka Alert)

PROMANENTE OU PERVISÓRIA?

fato1.jpgEnlouqueci? Com certeza não. Só que misturei duas palavras: permanente e provisória.

E isso por uma razão simples, que é a tendência de, no Brasil, o que é provisório tornar-se permanente. É o que estamos vendo acontecer com a CPMF, cujo P era de provisório, mas se depender do Senado e do Governo vai se transformar em P de permanente.

Com isso, o que era uma contribuição, vira imposto. E tudo feito, em tese, com o nosso apoio, já que fomos nós que elegemos eles. E então, o que você acha? O que devemos fazer para evitar mais impostos?

PALAVRA DO ANO

Em que palavra você resumiria todo o ano de 2006? Não sabe. Então, veja na barra lateral a pesquisa desta semana, escolha sua palavra preferida e vote.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

19 Responses

O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »