Carro a célula de energia

carro.jpg

A sociedade que construíamos, neste último milênio, é movida a petróleo. O carro tem prevalência sobre todos os outros meios e os transportes são baseados no consumo intensivo de petróleo e seus derivados.

Há, em relação a questão, dois focos. O primeiro, que o petróleo não é inesgotável. O segundo, que existe em todo o mundo gente preocupada com a poluição e os problemas que o petróleo causam.

Há, ainda, o fato de muitos países não terem petróleo, o que os torna dependentes de quem o possui e o vende caro.

Tudo isso deveria levar ao desenvolvimento de veículos que consumissem energia alternativa, como é o caso do álcool no Brasil. Mas não é o que acontece e não é por falta de uma nova tecnologia ou de combustáveis alternativos. Eles existem.

Uma prova disso é o carro que a Peugeot estará apresentando no Salão do Automóvel em Paris, movido a célula de energia. Isso quer dizer que ele não consome petróleo e que não gera resíduos, poluindo a atmosfera.

O veículo, segundo especialistas do setor automotivo, pode entrar em linha de produção já no próximo ano. Será, neste caso, o primeiro de uma grande montadora.

E como a Peugeot está no Brasil, pode chegar aqui dentro de pouco tempo.

Pela tecnologia envolvida e por não usar petróleo, seu lançamento é uma boa notícia.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

3 Responses

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »