CADA VEZ MAIS BONITAS

O que torna uma mulher atraente? As respostas, na certa, serão muitas, dependendo da preferência de cada um. A beleza é um conceito subjetivo e, por isso, não se pode falar em um padrão, um tipo universal que agrade a todos e cuja beleza não seja questionada. Se assim é, deveria a ciência se preocupar em estudar esta questão? A resposta é sim e é graças aos estudos relacionados às mulheres e como elas se nos apresentam é que cientistas da Finlândia acabam de fazer uma descoberta interessante.

Um estudo sobre a atração física entre homens e mulheres mostrou que, quando se trata do lado feminino, a evolução está¡ fazendo com que elas fiquem mais bonita. Há, segundo o estudo, um diferença marcante entre o que foram e o que são hoje, o que não ocorre, de outro lado, com os homens, cuja aparência continua precisamente idêntica ao dos nossos ancestrais.

Uma parte dessa beleza funciona como um maior atrativo para os homens, o que torna quem é mais belo mais apta a arranjar um marido e ter filhos. Os dados levantados pelos cientistas mostram que as mulheres mais bonitas – e isso inclui o perfil físico – tem mais filhos do que aquelas que não o são. Outro dado é que ao se reproduzirem, geram mais mulheres do que homens e que as filhas são, de certa forma, uma aperfeiçoamento das mães, mais belas e melhores preparadas para a reprodução humana.

A evolução, no caso da estética, tem o claro objetivo, segundo a pesquisa, de agradar os homens, garantindo companhia e o sucesso reprodutivo. Um outro aspecto, dessa vez destacado por outro pesquisador, feito por um psicólogo da evolução de uma instituição britânica, mostra que as mulheres mais bonitas tem muito mais filhas que filhos, transmitindo seus genes às descendentes, que assim continuam a linhagem de beleza.

Como, dizem os pesquisadores, as mulheres estão ficando a cada dia mais bonita e, por assim o serem, acabam tendo mais filhas, talvez aí esteja a explicação para a escassez de homens no mercado e para o fato que em várias cidades e países existem mais mulheres que homens. Há, ainda, um outro aspecto a considerar, principalmente pelos homens que são ligados em filhos, querendo um herdeiro. Se a pesquisa é verdadeira, o caminho é escolher uma mulher feia. Assim, garantem melhores chances de ter um filho, ao invés de filhas se se casar com uma mulher bonita.

Brincadeira à parte, as pesquisas são sérias, tratando da questão da evolução e servindo para comprovar a tese de Darwin, de que tudo evolui. No caso das mulheres, elas estão, desde há muito, passando por pequenas mudanças, micro ajustes que as tornam mais bonitas e mais atrativas para os homens. Também lhes permite ter maior sucesso na escolha do seu par. E garantem a perpetuação da espécie. Uma consequência de tudo é que, amanhã, quando alguém fizer alguma observação em relação à beleza feminina poderemos dizer: Está nos genes.

E então, o que você acha: as mulheres estão, mesmo, ficando mais bonitas? E no caso das mulheres, como é a concorrência entre as belas? Quem lucra, no final, somos todos nós. Ou não? (Via NY Times)

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

12 Respostas

Entre na conversa