AMIGOS AO REDOR DO MUNDO

A tecnologia, dizem alguns, é uma coisa fria, que isola e não aproxima. Neste caso, a Internet seria um meio de isolamento, não de aproximação. Será que é verdade? Não tenho como afirmar, mas posso citar um exemplo que vai exatamente em sentido contrário a essa assertiva. Estou falando do Amigo Oculto da Meire, uma brasileira moradora da Itália que, anualmente, promove um concorrido amigo oculto envolvendo blogueiros de várias partes do mundo.

E este é apenas um exemplo, pois tivemos, também, outro amigo secreto muito movimentado, promovido pela Euza Noronha, a Loba. Infelizmente, ele deixou de ser feito devido a outros afazeres e compromissos de sua promotora, mas enquanto realizado também aproximou blogueiros de várias partes do paí­s – e de fora dele – promovendo um intercâmbio que criou uma amizade virtual, muitas vezes transformada em amizade física, de proximidade.

O virtual, neste caso, acabou aproximando pessoas, criando amizades mesmo na distância. Concluído o ciclo do Amigo Secreto da Meiroca, nos comprometemos a fazer uma postagem coletiva que falasse dele, do sucesso alcançado e, no meu caso, de como me divirto participando, vendo as provocações, os comentários, fazendo mistério e criando expectativa de presente, de recebimento, de saber quem é o seu amigo. No de 2009, minha amiga, veio das terras frias da Europa, da Escandinávia e de um belo paí­s chamado Suécia.

Como ela própria se define, é uma brasileira morando na Suécia, hoje inundada de neve, que gosta de viajar, fazer amigos, ler, caminhar e de chocolates – quem não gosta, não é Célia?. Pois ela foi a minha amiga oculta e, confesso, durante todo o tempo não tive nem a mais remota suspeita de que fosse. Apenas consegui imaginar que não estava no Brasil, mas de onde era, nenhuma suspeita. Pois bem, confirmando que a preferência por chocolate, ela me mandou um, delicioso. Não tenho como mostrá-lo, pois já foi consumido há muito tempo. Ah! os presentes! Primeiro, ganhei o que pedi. Pode parecer estranho, mas foi o último disco do Michael Jackson, com as músicas que fariam parte do show que estrearia se não tivesse morrido. E de quebra, vieram belos postais da Suécia, além de um bonito e prático abridor de garrafas estilizado. Gostei muito, Célia e, de novo, obrigado.

Mas, no meu entender, o mais importante foi participar da brincadeira, criar novos vínculos conhecer novas pessoas. E tanto é assim que se neste ano houver um novo Amigo Secreto, já estou inscrito, hein, Meire.

Querem saber quem participou? Aqui vão os nomes: Meiroca, Carol Steedman, Sergio do NascimentoCiça, Dani Pontes,  RosaSôniaAnunciaçãoMirellaCeliaLuciana Marques, LaurinhaIvana Caracas, Lucy Lacey, Elvira Villani, Ju Moreira, Coquinho (Cabeça de Coco), Nade, Vivi, Mercia , Lu Delistri (Lucioneia), Elis Artz, Lino Resende, Ângela Coelho, DrikaBárbara (blog com senha), Elzinha.

Bom gente, agora estou mesmo de férias!

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

16 Respostas

Entre na conversa