A tecnologia, dizem alguns, é uma coisa fria, que isola e não aproxima. Neste caso, a Internet seria um meio de isolamento, não de aproximação. Será que é verdade? Não tenho como afirmar, mas posso citar um exemplo que vai exatamente em sentido contrário a essa assertiva. Estou falando do Amigo Oculto da Meire, uma brasileira moradora da Itália que, anualmente, promove um concorrido amigo oculto envolvendo blogueiros de várias partes do mundo.
E este é apenas um exemplo, pois tivemos, também, outro amigo secreto muito movimentado, promovido pela Euza Noronha, a Loba. Infelizmente, ele deixou de ser feito devido a outros afazeres e compromissos de sua promotora, mas enquanto realizado também aproximou blogueiros de várias partes do país – e de fora dele – promovendo um intercâmbio que criou uma amizade virtual, muitas vezes transformada em amizade física, de proximidade.
O virtual, neste caso, acabou aproximando pessoas, criando amizades mesmo na distância. Concluído o ciclo do Amigo Secreto da Meiroca, nos comprometemos a fazer uma postagem coletiva que falasse dele, do sucesso alcançado e, no meu caso, de como me divirto participando, vendo as provocações, os comentários, fazendo mistério e criando expectativa de presente, de recebimento, de saber quem é o seu amigo. No de 2009, minha amiga, veio das terras frias da Europa, da Escandinávia e de um belo país chamado Suécia.
Como ela própria se define, é uma brasileira morando na Suécia, hoje inundada de neve, que gosta de viajar, fazer amigos, ler, caminhar e de chocolates – quem não gosta, não é Célia?. Pois ela foi a minha amiga oculta e, confesso, durante todo o tempo não tive nem a mais remota suspeita de que fosse. Apenas consegui imaginar que não estava no Brasil, mas de onde era, nenhuma suspeita. Pois bem, confirmando que a preferência por chocolate, ela me mandou um, delicioso. Não tenho como mostrá-lo, pois já foi consumido há muito tempo. Ah! os presentes! Primeiro, ganhei o que pedi. Pode parecer estranho, mas foi o último disco do Michael Jackson, com as músicas que fariam parte do show que estrearia se não tivesse morrido. E de quebra, vieram belos postais da Suécia, além de um bonito e prático abridor de garrafas estilizado. Gostei muito, Célia e, de novo, obrigado.
Mas, no meu entender, o mais importante foi participar da brincadeira, criar novos vínculos conhecer novas pessoas. E tanto é assim que se neste ano houver um novo Amigo Secreto, já estou inscrito, hein, Meire.
Querem saber quem participou? Aqui vão os nomes: Meiroca, Carol Steedman, Sergio do Nascimento, Ciça, Dani Pontes, Rosa, Sônia, Anunciação, Mirella, Celia, Luciana Marques, Laurinha, Ivana Caracas, Lucy Lacey, Elvira Villani, Ju Moreira, Coquinho (Cabeça de Coco), Nade, Vivi, Mercia , Lu Delistri (Lucioneia), Elis Artz, Lino Resende, Ângela Coelho, Drika, Bárbara (blog com senha), Elzinha.
Bom gente, agora estou mesmo de férias!
16 Respostas
Que post mais lindo Lino.
A Celia é uma pessoa muito especial, que mora no meu coraçao, assim como vc Super Lino.
Bjs
Lino, realmente a brincadeira foi mais uma vez, um sucesso. Gracas a nossa amigona Meiroca. Gostei de lhe ter tirado e que bom q vc gostou das lembrancinhas. estou esperando vc aqui, como falei. Um abracao.
Lino foi tirado pela Celinha! Que legal! Celinha me tirou em 2008 e eu tb amei a simpatia e a alegria dela 🙂
Bjs e bom fds x
Lino, adorei o seu post. A Célinha é especial, de fato. Bj. Elza
Celinha é realmente show 🙂
Bjão Lino!
Adoreiiii seu post.
Bjs e bom final de semana.
Muito legal o teu post, Lino!
A Celia é mesmo muito querida. Eu a tirei e me diverti muito mandando recados em sueco, graças ao Google Tradutor.
Adoro vir aqui e escutar as músicas aà do lado.
Bjim.
Lino, que belos presentes rapá!
Boas Ferias e Bom Carnaval.
abs
Lino,
Adorei seu post. A brincadeira foi super divertida. Agora é só esperar o ano que vem.
Bjs.
Elvira
Boas férias, camarada.
concordo com vc, eu penso que a internet aproxima muito as pessoas quer seja através de amizades que surgiram por blogs, quer seja orkut, msn, twitter, etc… enfim os meios de estar em contato com pessoas interessantes é muito grande e neste caso poder fazer a brincadeira do amigo oculto é muito interessante, nunca participei mas com certeza é algo muito bacana entre amigos blogueiros.
tenha um otimo fds e um otimo feriado
bjokas
Lino, também não concordo que a Internet isole as pessoas. Já tenho alguns blogueiros entre os meus bons amigos reais. Outros, apesar de ainda virtuais, também considero como velhos e bons amigos. Tenho uma lista de discussão de orquídeas, juntamente com um ex-amigo virtual (ex porque agora já é amigo real, que se hospeda em casa, quando vem a São Paulo, já virou “da família”, assim como alguns outros que se hospedam em casa e que, também, já nos hospedaram, a Nina e eu). Anualmente, promovemos um encontro em Rio Claro/SP, por ocasião da exposição de orquídeas que se realiza naquela cidade, e aparecem listeiros não apenas do Brasil todo, mas também da Argentina, Uruguai, Bolívia. Uma grande festa! Já chegamos a juntar em uma churrascaria 150 pessoas, entre listeiros e familiares. Para os que já se conhecem de encontros anteriores, é sempre a alegria do reencontro dos amigos. Para os que participam pela primeira vez, deixando de serem apenas amigos virtuais, é, também, a alegria como se a amizade fosse de muito tempo. Outro caso: minha filha Luciana (blog “…eeepaaa”) precisava ir a Brasília para o lançamento do livro do qual é coautora. Imediatamente, um amigo da lista de orquídeas se ofereceu para hospedá-la. E, nos três dias que ela lá esteve, meu amigo e a esposa deram a ela toda a assistência de hospedagem e transporte que ela precisou.
Internet isola? Muito pelo contrário! Internet aproxima as pessoas.
Evidentemente, há necessidade de cuidados, pois assim como a internet é usada por boas pessoas, também é usada por pessoas “não tão boas assim”.
Abração,
JF
Nada como os bons amigos que fazemos pela internet,Lino. Felizmente é uma ferramenta que tenho aproveitado muito.
Grande abraço!
querido,
o Fernando Aniteli tem um verso que gosto muito: os opostos se distraem, os dispostos se atraem.
seja no mundo virtal ou fora dele, só se aproxima quem está disposto.
já vivi experiências maravilhosas com pessoas que conheci pela Internet, mas também já sofri pelo afastamento de algumas, ces’t la vie
beijocas
MM.
Lino, a Meire e a Euza são duas pessoas que admiro muito na blogosfera, pois estão sempre agregando e interagindo com as pessoas. Se o final do ano não fosse tão complicado pra mim, participaria! Parabéns por sua participação! Beijus,
Gostei imenso do post.
Boas férias e bom descanso