ALIENS, ETs, VIDA LÁ FORA E OBAMA

O que pode unir o presidente Barack Obama com vida fora da Terra, ETs e aliens? Os habitantes dos Estados Unidos, é claro. Com tradição de pesquisas de opinião pública, no país de Tio Sam, elas são usadas para tudo, desde medir a intenção de voto a candidatos às eleições presidenciais a descobrir a preferência de alguém por um perfume ou, mesmo, um dos populares sanduiches existentes por lá. E isso sem falar na medição de qual é o melhor cachorro quente norte-americano. Afinal, este é um dos tipos preferidos de comida existente por lá, não importando se pode ser classificado como junk food – mais ou menos lixo de comida – ou não.

Há alguns dias o National Geographic divulgou pesquisa que apontam números surpreendentes. Um deles é o número de habitantes dos Estados Unidos que acreditam na existência de ETs, aliens ou o que queiram chamar a vida existente (?) fora da Terra. Nada menos do que 80 milhões dos norte-americanos acreditam neles e, um em cada 20 dos entrevistados, teme que sejam hostis e ataquem a Terra, embora 13% confessem que se trancariam em casa no caso da chegada de um UFO ou OVNI no seu país ou cidade.

O que quer dizer isso tudo? Do meu ponto de vista, significa a consolidação da imagem que os meios de entretenimento nos tem dado, ao longo dos anos, sobre a vida fora da Terra. Ela pode ser representada pelo ET bonzinho, que é amigo das crianças, ou pelo alien que transforma os humanos em caça até ser ele próprio caçado. No cinema, na TV, nos quadrinhos que nos acompanham desde cedo estamos sempre convivendo com os extraterrestres, acostumando-nos com eles. Então, na hora de uma pesquisa, seja ela séria ou apenas com o sentido de divertimento, como é o caso da feita pelo National Geographic, toda esta vivência aparece.

Os ETs, aliens, OVNIs e UFOs fazem parte do imaginário popular, e não é só nos Estados Unidos. O surpreendente por lá é levarem a crença a um outro nível, afirmando que o presidente Barack Obama lidaria melhor com a chegada dos aliens do que o candidato que o desafia, Mitt Romney. Não é interessante? Eles acreditam em vida fora da Terra, acham que somos visitados por UFOs e chegam à política, indicando o líder que receberia melhor este tipo de visitantes. Neste caso, eles não precisariam dizer: Levem-me a seu líder. Obama a esta altura já¡ deve estar preparado para uma visita, apesar de negar, com veemência, a existência dos tais UFOs e ETs.

O que fica claro é que o imaginário popular, como aponta a pesquisa, se sobrepôs à afirmação científica. Não há¡, do ponto de vista cientifico, nada que indique a existência de vida fora da Terra, embora os cientistas acreditem que deva existir. Não existem, também, nenhum tipo de comprovação científica de visitas alienígenas ao planeta, da existência de ETs, aliens e que tais. Tudo isso, no entanto, não impede que as pessoas creiam em sua existência.

A cultura, neste caso, prevalece. E você, o que pensa sobre os aliens, ETs, vida fora da Terra e a liderança de Barack Obama para recebê-los?

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

Entre na conversa