ALGUNS NÚMEROS IMPRESSIONANTES

Tudo o que se refere a números da internet é superlativo. Hoje, a grande rede tomou tal dimensão que ninguém, mas ninguém mesmo, pode ignorá-la, já que se transformou em meio de informação e entretenimento não para milhões, mas para bilhões de pessoas. E isso sem contar que transformou-se, também, em um ótimo meio de comunicação, seja ela feita por emails ou por outros dispositivos, como telefonia sobe IP e com a utilização de programas como o Skype que permitem falar de graça usando sua conexão à internet.

No caso dos emails, os números são impressionantes. De acordo com a Pingdom, que levantou os dados em várias fontes, no ano passado foram enviados 90 trilheis de emails durante todo o ano de 2009. O número médio de emails por dia é superior a 247 milhões. Pare um pouco e imagine se tudo isso tivesse de ser enviado pelo correio físico. Acho que não seria possível e perderíamos, com isso, um ótimo meio de comunicar, de agilizar as coisas. Só que há, nestes números, algo que é assustador, pois mais de 80% do total de emails que trafegam, no dia a dia, na internet, é spam.

Todo este tráfego é gerado pelos mais de 1,7 bilhão de usuários da internet em todo o mundo, que vem crescendo ano a ano, ampliando o alcance a rede e levando-a a mais e mais gente, seja em que parte da pirâmide social ele se encontre. E é deste número de usuários que deriva o número de blogs, que chegaram aos 126 milhões. Dentre outras coisas, isso significa que, diariamente ou com um determinada frequência, 126 milhões de pessoas colocam informações na rede em um volume que não dá para imaginar se tivesse de ser impresso. Aqui, comprova-se a teoria da cauda longa, da existência de nichos para todos os tipos de informação.

Ainda sobre blogs e mídia social é que, nos dois campos, as mulheres são maioria e estão bem à frente dos homens, em uma proporção de 80% a 20%. No caso da ligação com a rede, o maior volume vem da Ásia, o que é explicável, já que lá está uma boa parte da população mundial. O segundo lugar fica com a Europa, vindo em terceiro a América do Norte. Nós, os latinos, junto com os caribenhos, estamos em quarto lugar e já somos quase uma população inteira do Brasil, cerca de 179 milhões.

Nem só de blogs e emails, no entanto, vive a internet. O número de sites – corporativos, pessoais, etc. – já está chegando aos 250 milhões e existem mais de 100 milhões de domínios registrados em todo o mundo. A predominância dos domínios é a .com, o que significa que são domínios comerciais, usados por empresas para os seus sites e divulgação de produtos e serviços. Sozinhos, eles são mais de 80 milhões.

E para completar esses números impressionantes, somente o Flickr, site de fotografia pertencente ao Yahoo, tem mais de 4 bilhões de fotos de todo o mundo. E o You Tube, somente em um dia, mostra mais de 1 bilhão de vídeos. Somente nos Estados Unidos, o site que pertence ao Google, mostra mais de 12 bilhões de vídeos por mas.

E por fim, o lado negro da força. Segundo os dados levantado pelo Pingdon, a cada dia, graças aos softwares invasivos, cerca de 148 mil computadores zumbis são criados. Isso significa que, se você não tomar cuidado com a segurança, o seu computador pode ser usado, sem que saiba ou perceba, com intentos nada honestos. E ainda neste campo, em 2009 foram constatados mais de 2,6 milhões de códigos maliciosos – vírus, trojans, etc – distribuídos pela rede.

Pro bem ou pro mal, os números da internet impressionam. E o que dizem os especialistas é que ela continuará a crescer, a se expandir. Com isso, afirmam, vai se transformar, mais e mais, em presença obrigatória na vida de todos nós.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Entre na conversa