A RECEITA DA FELICIDADE

Com a mudança de ano, iniciando-se um novo e deixando-se o velho para trás, todos pensamos em um novo começo, pensamos que é possível fazer diferente do que fizemos, renovamos nossas esperanças de que as coisas sejam diferentes e que consigamos trafegar ao longo deste novo período de forma diferente.

Sobrecarregados de informação, premidos pelas exigências que a vida moderna nos impe, listamos tarefas, coletamos desejos e, no final, mesmo que mentalmente, acabamos planejando o que fazer, como fazer. Mas, intimamente, o que faremos? Existe como pensar além do material? Podemos falar de felicidade? De almejá-la ou de buscá-la, fazendo com que esteja presente em nossas vidas?

Talvez seja a hora de, a partir de Fernando Pessoa, adotarmos uma receita de felicidade:

  • Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
  • Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
  • Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
  • É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
  • Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
  • É saber falar de si mesmo.
  • É ter coragem para ouvir um “não”.
  • É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Simples, não? Acho que não, mas o novo ano nos abre a oportunidade de pensarmos em felicidade, em lutar por ela, em buscar realizá-la, começando logo, como uma nova resolução e, com isso, fazer o ano diferente.

Apenas como informação: há controvérsias em relação ao texto que, em muitos lugares, é atribuído ao poeta português, mas em outros, não. Ele foi, também, atribuído a Augusto Cury, com a contribuição de Nemo Nox.

Na verdade, não importa a autoria, mas a intenção. E que, exercitando o que o texto diz, todos nós sejamos felizes, começando agora.

Um ótimo 2010 para todos.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

6 Respostas

Entre na conversa