A EDUCAÇÃO QUE EXCLUI

educa.jpg

No início, bem no início deste blog, um dos assuntos que abordei com maior frequência foi a educação. Considero que ela é uma das coisas mais importantes e que, no Brasil, não se tem a atenção que merece.

Um dos post falava sobre a melhoria das pessoas que concluíam um curso superior. A constatação era de que, sim, quem passava pelo ensino superior melhorava sua remuneração e, com isso, melhorava de vida.

Agora, vejo uma outra estatística que me surpreendeu, e muito: o desemprego entre os que, mesmo educados, pertencem às camadas mais pobres, é várias vezes superior a quem está nas camadas superiores.

O que provoca isso? Aparentemente, uma coisa que, no Brasil, virou tradição. Quem está nas classes mais favorecidas tem QI – Quem indica. E isto parece ser essencial para começar na vida profissional.

O que o estudo deixa entrever – e que me deixa ainda mais assustado – é que o QI supera a meritocracia, a fórmula mais correta de se contratar alguém, fazendo-o pelo seu mérito, pelo que sabe, pelo que conhece, não por ter alguém que o indica.

O fato é que, na hora da contratação, a meritocracia não funciona. E há¡ muito mais desempregados entre os mais pobre que entre os que estão mais acima.

O que fica patente é a desigualdade existente no Brasil, com a elite ocupando todos os espaços e deixando uma estreita faixa para quem a ela não pertence.

BLOG EM DESTAQUE

Uma boa notícia – pelo menos para este blog – no início da semana: Somos um dos destaques desta semana na Gazeta dos Blogueiros.

E, neste caso, temos muito boas companhias. Confira”

QUAL É SUA MÚSICA?

E a pesquisa continua. Vote no tipo de música que você prefere. Veja na barra ao lado. Participe”.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

26 Responses

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »