A EDUCAÇÃO QUE EXCLUI

educa.jpg

No início, bem no início deste blog, um dos assuntos que abordei com maior frequência foi a educação. Considero que ela é uma das coisas mais importantes e que, no Brasil, não se tem a atenção que merece.

Um dos post falava sobre a melhoria das pessoas que concluíam um curso superior. A constatação era de que, sim, quem passava pelo ensino superior melhorava sua remuneração e, com isso, melhorava de vida.

Agora, vejo uma outra estatística que me surpreendeu, e muito: o desemprego entre os que, mesmo educados, pertencem às camadas mais pobres, é várias vezes superior a quem está nas camadas superiores.

O que provoca isso? Aparentemente, uma coisa que, no Brasil, virou tradição. Quem está nas classes mais favorecidas tem QI – Quem indica. E isto parece ser essencial para começar na vida profissional.

O que o estudo deixa entrever – e que me deixa ainda mais assustado – é que o QI supera a meritocracia, a fórmula mais correta de se contratar alguém, fazendo-o pelo seu mérito, pelo que sabe, pelo que conhece, não por ter alguém que o indica.

O fato é que, na hora da contratação, a meritocracia não funciona. E há¡ muito mais desempregados entre os mais pobre que entre os que estão mais acima.

O que fica patente é a desigualdade existente no Brasil, com a elite ocupando todos os espaços e deixando uma estreita faixa para quem a ela não pertence.

BLOG EM DESTAQUE

Uma boa notícia – pelo menos para este blog – no início da semana: Somos um dos destaques desta semana na Gazeta dos Blogueiros.

E, neste caso, temos muito boas companhias. Confira”

QUAL É SUA MÚSICA?

E a pesquisa continua. Vote no tipo de música que você prefere. Veja na barra ao lado. Participe”.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

26 Responses

O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »