No Brasil, um dos assuntos recorrentes quando se fala do pais é a sua desigualdade. Temos áreas que se igualam ao chamado Primeiro Mundo e, outras, que estão ao nível de países africanos extremamente pobres.
Economistas, políticos, sociólogos, enfim, estudiosos de todos os quilates buscam não só explicação para a existência dessa desigualdade, mas querem, também, achar soluções para ela, melhorando as áreas onde existem bolsões de pobreza.
Se no Brasil é assim, como é no mundo? Se olhado de forma global, a situação é bem pior que aqui. Um estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) divulgada na terça-feira e que não ganhou destaque na mídia brasileira nos dá bem uma visão de como é a situação do mundo.
De acordo com o estudo, apenas 2% dos adultos existentes no mundo detém 50% de toda a riqueza mundial. E as pessoas que detém este poder estão, praticamente em sua totalidade, nos Estados Unidos, na Europa e em alguns países asiáticos, como o Japão e Coréia do Sul.
De outro lado, 50% da população mundial tem apenas 1% da riqueza global. A desigualdade é tanta que o diretor do organismo da ONU responsável pela pesquisa fez uma analogia: Se a população do mundo fosse reduzida a 10 pessoas, uma delas teria 99% de toda a riqueza mundial.
Para se ter uma ideia, de uma população que beira os seis bilhões de pessoas, apenas 37 milhões de pessoas tem mais de um milhão de dólares. E, deles, pelo menos 50% vivem nos Estados Unidos e Europa.
Os números provam que, se o Brasil é desigual, o mundo é muito mais. Não que isso nos exima de melhorar. Não exime. Mas em termos globais não estamos tão mal assim.
CONTRIBUIÇÕES IRREGULARES
A Justiça Eleitoral considerou ilegais contribuições de milhões de reais para a campanha à reeleição do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Muito do dinheiro veio após a eleição e não está vinculado ao pagamento de despesas feitas antes das eleições.
Os integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que irão decidir se aprovam ou não as contas da campanha de Lula. O que você acha que vai acontecer? As contas serão ou não aprovadas? O Tribunal terá coragem para impedir a diplomação e, com isso, a posse de quem foi eleito com a mais expressiva votação de um presidente?
COMO VOCÊ SE VÊ?
Mauricinho, patricinha, esquentada, largado. Como você se vê? Responda a pesquisa na barra lateral. E deixe um comentário falando se você se enquadra em mais de um item ou não se enquadra em nenhum deles.
29 Respostas
Seria tão bom se vivessemos num mundo em igualdade, mas acho isso tão utópico….
Um super bjão Lino 🙂
Como não estamos mal?? O Brasileiro não possue nem casa pra morar! A china por exemplo, mesmo tendo economia equilibrada não está entre os paÃses ricos, porque os chinês possue patrimônio modesto.
Veja o valor de uma casa em um desses paÃses ricos e quantos não possuem casa pra morar. Aà reside a verdadeira proporção!
Beijus
Acho complexo demais analisar tão friamente estes numeros,LINO.
Pra nosa realidade,pro nosso potencial,somos uma VERGONHA mundial.
E mais nem preciso dizer.
Abração!!
A cada blog que entro os assuntos se aprofundam e fico a cada hora mais pessimista com assuntos polÃticos de uma forma geral. Os interesses pessoais e bilionários sempre atrapalharão o progresso e igualdade mundial e como bem sei que mesquinhez faz parte de uma parcela considerável dos humanos, fica difÃcil pensar no fim da miséria, do desemprego, do subdesenvolvimento e das diferenças.
Um grande dia pra ti!
Boa tarde….
Achoq eu queria fazer parte da minoria….
Rsss..
Bjs…..
Putz, tinha feito um coment do tamanho da minha idnginação ao ver o baita erro que deu e eu perdi tudo, kraaaaaaaaaaai de asa delta sobrevoando a mata amazônica!!! 🙁 Bom, então vou logo ali na barra lateral pra responder à pesquisa (eu não tinha dito nada relevante mermo… rs)
A desigualdade é algo que machuca demais. Estive ouvindo na rádio Bandeirantes, que o governo deixou passar um projeto de lei, onde se voltará a tomar os bens dos inadinplentes da casa própria e se o valor da moradia não for suficiente para ressarci o débito, eles penhoram o pagamento da pessoa.RidÃculo isso, um governo que se propôs a ajudar os carentes. Beijos
Desigualdade: Lino, me desculpe, mas estamos péssimos na foto. E com um crescimento de 2,94% ao ano, nunca vamos sair disso que somos hoje.
Contribuições Irregulares: Lei é lei. Se a lei não foi cumprida, que se cumpra a lei, ora! Bom, agora, na prática….
Concordo plenamente com seu comentário, e seu texto. O Brasil tá mal sim, isso é verdade. Mas existem piores. A desigualdade está em toda parte… Complicado…
Acho que o Tribunal aprova as contas..quanta a desigualdade e um fato, mas no Brasil talvez a coisa seja ainda mais feia..
Lino, tudo o que vem do Lula cheira podre. Eu não ag6uento ele. Não suporto. E eu era fã dele, mas burrice tem limite. Abs
sobre posts mais abaixo:
Marcas desconhecidas – vou mais pela marca. Caso a marca seja desconhecida no Brasil, mas prestigiada internacionalmente, e tendo referências (imprensa), até arrisco.
Leitura: O brasileiro lê pouco. Os livros estão caros. Mas dá pra quebrar galho com jornal barato, mesmo que semanalmente, como o caso do Expresso e do Meia-Hora- R$0,50. Acho que a influência da tv dificulta o hábito da leitura.
Como é que se vê?: sou calmo, mas em determinadas situações explodo rapidamente assustando o causador…inté…
A desigualdade é assustadora e preocupante em todo o mundo, mas tão preocupante quanto é a maneira como está se tentando combater essa desigualdade no Brasil: cotas. A promoção por mérito é trabalhosa e dispendiosa, por isso os politicamente corretos apelaram para cotas no serviço público, nas universidades e com tendências a se tornarem mais amplas.
Combater o problema na raiz, dando educação de qualidade nas escolas públicas, não tem sido interessante para quem governa e tem apenas quatro ou oito anos para tornar-se inesquecÃvel.
as contas já foram rejeitadas. ou não?
sei não, mas tem cheiro de golpe branco no ar.
Olha Lino, infelizmente estas estatÃsticas não me consolam, embora demonstrem que a injustiça social não é uma criação brasileira. Eu ainda acredito que se houvesse vontade polÃtica, não apenas dos nossos governantes e legisladores, mas tb um pouco mais de pressão popular – nós sairmos do nosso comodismo – este paÃs poderia apresentar outros números. Afinal, riquezas naturais não nos faltam. E já passou da hora de deixarmos de ser um paÃs do futuro e encararmos o nosso presente, como responsabilidade de cada um e de todos ao mesmo tempo!Beijoconas
Pois é! Pelo menos o nosso paÃs não é único com problemas! Não precisamos reclamar tanto!
Kisses
É mesmo chato. Mas a desigualdade é estrodonsa não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Me deixa muito trsite, mas…
Ei fera, vai lá no meu blog, tem outra festa viu.
conto com você
😉
abração
Lino meu caro,
É essa desigualdade que gera a fome, a insegurança, e um mundo cada dia mais caótico. O aumento do patrimônio pessoal está superando até mesmo a sensibilidade dos que detém os vários tipos de poder.
Porém, estes mesmos senhores acabam gastando enormes fortunas para garantir a sua própria sobrevivência. Pois, passam a ter medo de tudo e de todos…
O mundo poderia ser melhor, se antes, melhorassem os corações para diminuir a pobreza e a fome no Planeta. Do que adianta ser excessivamente rico e perder a vida num semáforo?
Não é uma estupidez?
Abs
infelizmente a realidade de nos brasileiros eh outra, nao temos nem clase mais para ficar, milionarios, ricos, classe media, classe pobre, e nois onde ficamos??? por isso resolvi cair fora e deixar de dar murro em ponta de faca.
Nessa enquete eu sou a esquentada largada, hehehehehe nao gosto de luxo, mas gosto de conforto, nao quero ser rica, mas quero ter dinheiro para comprar algumas coisas q alem de me trazerem conforto, conforta tbm o meu sonho de consumo, entendeu??
eu heim, sou um bicho sem peh nem cabeca isso sim.
beijos e boa semana
Me confesso um tanto incrédula do potencial de resolução desse tipo de pesquisa. Eles apresentam os fatos, mas e da�! O que fazer? Como solucionar tal tipo de situação? Os detentores das riquezas vão repartir suas fortunas?
É um tanto hipócrita da parte deles fazer esse tipo de coisa. Apresentar essa situação sem apontar sequer um caminho para solução.
É a vida!!
Boa sexta-feira!
Desigualdade não está só nos números das riquezas, está no acesso a educação, trabalho, que são condições para se alcançar uma vida digna.
Neste caso, ainda estamos engatinhando…
Abraços!
Lino,
Acho que a diferença entre nós e o resto do mundo, com relação à desigualdade social, está na acomodação e na pequenez da nossa capacidade de luta contra qualquer coisa que nos incomode. Preferimos crititicar, fazer piadas infames e, por fim, contemplar a nossa realidade a ter que sairmos da rotina pra reivindicar e exigir mudanças … Desde que assegurados o futebol, o carnaval e a cervejinha … Que si fueda el mondo!
“A boiada jamais seria tocada por um vaqueiro solitário se tivesse consciência da força que tem”. Não sei de quem é esse pensamento, mas ele define bem o que somos.
Grande abraço!
É inaceitável que durante um governo de esquerda a igualdade aumente. E é o que está acontecendo. Já estivemos mal. Estamos péssimo, neste sentido.
gd ab
Nao concordo Lino. Nossa realidade não tem que ser comparada! tem que ser melhorada, isso sim.
Ai que infeliz essa pesquisa, eu jamais faria um post com uma baboseira dessas. Sorry!
Bjs
Lino, infelizmente a mÃdia não repercutiu essa situação tão gritante da desigualdade no mundo. A quem interessa repartir as riquezas, sendo que muitos paÃses enriqueceram as custas da exploração de outros. Quem tem dificilmente quer abrir mão de um pouco tem, mas reclama da miséria, da violência.
Esse egoÃsmo é que vai acabar com o Planeta.
Bjos.
É uma vergonha!!
Uns com muito e outro com tão pouco.
Sobre a viagem vamos trocar idéias sim.
A sua pelo menos e certeza!! rs
Bjs
Lino Amigão, vou nomear voce o Ombudsman do mundo. Que sequencia de posts sensacionais heim? Parabéns.
Um grande abraço e ótimo final de semana pra ti.
Alegando dirrimir tal diferença pode ser aprovado projeto que cria o LIMITE MÃXIMO DE CONSUMO, onde todos os brasileiros terão X reais para gastar por mês, o excedente a este valor irá para o governo “Erradicar a pobreza”. Há mais detalhes lá no blog e link para baixar o projeto…[ ]
Cool site! I’ll be back. girl will table unconditionally