UMA VELOCIDADE QUASE ABSURDA

fibra.jpg

Sou dos primeiros tempos da Internet, ainda quando conectar-se a um BBS era uma odisseia. E tudo para tentar passar ou receber um email, que era quase tão lendo como uma entrega de Sedex.

Bem, as coisas mudaram e hoje a Internet está cada vez mais rápida. Mas, mesmo assim, ainda é lenta, não permitindo, por exemplo, ver televisão em tempo real. Pode-se dizer, no entanto, que em várias partes do mundo trabalha-se para que a rede fique, a cada dia, mas rápida.

E nessa busca por velocidade a última novidade vem da Suécia, mais precisamente da cidade de Karlstad. Graças a uma nova rede de fibra ótica, a velocidade da internet chega aos estonteantes 40 gigabits por segundo. Com tamanha velocidade é possível baixar um filme em apenas 2 segundos. É isso mesmo, DOIS SEGUNDOS!

Para conseguir tamanha velocidade, a rede de fibra ótica da cidade, segundo Hafsteinn Jonsson, que a chefia, está usando um novo tipo de modulação no envio de dados entre os pontos conectados – o seu computador em casa de um lado, por exemplo, e o provedor de conteúdo, do outro.

Segundo Peter Lothberg, um dos responsáveis pela instalação da rede de 40 gigas, o que ele busca é mostrar que, ao contrário do que se pensa, não há limite de velocidade para a internet. E para mostrar isso, ele usou o computador de sua mãe, Sigbritt, uma senhora de 75 anos que é novata no uso da grande rede.

A informação sobre a nova rede e sua incrível velocidade está na CNN. E no Brasil, como fica? Hoje já é possível conectar-se, em algumas cidades, como São Paulo, até com 8 gigas. Em muitas outras, no entanto, a conexão é ainda via telefone, por linha discada. A lentidão, neste caso, é a tônica, não a exceção.

DE VOLTA A ATIVA

Na semana passada, fruto de compromissos profissionais, estive meio ausente do blog. Por isso, não visitei os amigos e tampouco – uma coisa que faço sempre – respondi aos emails.

Hoje, estou de volta. O trabalho continua, mas as tarefas da semana passada já foram cumpridas. A vida, assim, volta ao normal.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

24 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »