UM PASSO MAIS À FRENTE

eletro1.jpg

Há alguns anos, no início da Internet, li um conto de ficção científica que falava sobre a escolha do novo presidente dos Estados Unidos por meio eletrônico, com o uso da então nascente tecnologia.

O detalhe era que, no final, apenas um eleitor, representando todos os votantes, é que decidia a eleição. Será que vamos chegar a isso? Certamente de um único eleitor escolher um presidente, não. Mas, com certeza, vamos usar a Internet para o voto e isso já começou.

A notícia vem da Estônia, um pequeno país europeu que durante anos esteve sob o jugo da extinta União Soviética. Lá, a realidade quase que imita a ficção e eleitores já podem eleger seus representantes votando pela Internet. A experiência está sendo feita há duas eleições e tem se mostrado efetiva.

Como funciona? O eleitor simplesmente vota pela Internet, depositando o voto no seu candidato. A justiça eleitoral de lá toma todos os cuidados de segurança, inclusive para evitar o voto duplicado. No final, oferece uma grande facilidade ao eleitor, que pode participar sem sair de casa, da frente do seu computador.

Seguramente este é mais um passo no uso da tecnologia para a eleição. E vai além da urna eletrônica disponibilizada no Brasil. Amanhã, os dois sistemas devem conviver harmonicamente, já que a previsão é de crescimento da Internet, mas não de que seja universal.

O que você acha do novo sistema? Votaria através dele, sem nenhum temor? Confesso que, no meu caso, seria ótimo ter este tipo de votação, que permite a participação na eleição e, ao mesmo tempo, traz comodidade.

ONDE VOCÊ SE INFORMA?

E por falar em internet, ela está se transformando em um ótimo meio de informação, você não acha? Na hora de buscar informações, muita gente recorre a ela. Mas outros leem, também, jornais, revistas e veem o noticiário na TV.

E então, que meio você usa para se informar? Vá à barra lateral, escolha uma opção e vote. Vamos apurar qual é o meio preferido dos leitores.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

25 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »