OS CLONES TEM ALMA?

clone1.jpg

O que podemos chamar de processo de reprodução assexuado não é novo. Na literatura, um dos primeiros a abordar o assunto foi Aldous Huxley em Admirável Mundo Novo. Depois dele, vários outros também o fizeram.

A ciência levou mais tempo para desenvolver técnicas que permitissem essa reprodução e elas nasceram a partir da fertilização in vitro, com o óvulo fertilizado sendo, depois, implantado em um útero para o desenvolvimento.

Com o avanço da ciência, a partir do final do século XX a discussão chegou à clonagem, não mais como ficção, mas como possibilidade, inclusive para os seres humanos. O movimento pioneiro foi com uma ovelha, a Dolly. Depois, outros animais foram clonados.

Hoje, a clonagem faz parte do nosso dia a dia, tanto no mundo animal, quanto no vegetal. As técnicas existem e estão disponíveis em laboratórios. Se é possível clonar um animal complexo, será possível clonar um humano? Tecnicamente, a resposta é sim.

A questão não é técnica, contudo. É ética. E é sob este ângulo de abordagem que surgiu, nos Estados Unidos, uma discussão interessante. Dela, a pergunta básica é: Os clones tem alma? Não, se olharmos, por exemplo, a ficção de Blade Runner. Mas no real, como será?

Se e quando um humano for clonado, será uma cópia perfeita de sua matriz. Olhando-o não do ponto de vista técnico, mas ético e religioso, cabe a pergunta. Será que a reprodução também reproduzirá a alma? Ou ele terá uma alma própria? Em que a cópia será idêntica ou diferente da matriz?

A questão foi levantada na Esquire (em inglês) e repercutida na Wired (também em inglês), mas, sem dúvida, é uma questão pertinente. Como lembra a própria Esquire, não existe pergunta estúpida, mas só gente estúpida que não sabe perguntar certo.

A questão é apropriada? O que você acha? Se os humanos forem clonados as cópias terão ou não alma? Eu, particularmente, acho que, embora cópias, se chegarmos a este estágio, os clones serão pessoas diferentes, pois sofrerão influência da educação, do ambiente e do seu próprio tempo. Então, terão alma própria.

BLOGAGEM COLETIVA

Lembre-se que amanhã é a blogagem coletiva pela paz ou em defesa da não violência.
Se você ainda não pegou a imagem que ilustra a blogagem, clique aqui e copie o selo.

QUEM DEVE GANHAR O OSCAR?

Dos filmes que foram indicados para o prêmio a qual você daria o Oscar? Não se lembra dos indicados? É só ver na pesquisa, na barra lateral, escolher uma das opções e votar.

Após a escolha de Hollywood vamos reproduzir, aqui, o resultado da votação, vendo se os leitores acertaram ou se concordam com a escolha da Academia.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

42 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »