SEGUNDA-FEIRA, TRABALHO E INFARTO

Muitos não gostam da segunda-feira e começam a semana de mau humor. O que não se sabia até agora é que, sim, problemas ocorrem no dia, que tem um dos maiores índices de infarto. As causas são o relaxamento do final de semana e o estresse do início e os excessos cometidos. Uma forma de vitar problemas é ter uma vida saudável. Outra, fazer o que gosta. Quanto trabalhamos no que gostamos, a possibilidade de problemas é bem menor.

Segunda-feira, diz um bom número de pessoas, é o pior dia da semana. Depois de um final de semana que tanto pode ser de descanso, como não, a semana começa e, com ela, volta todo o stress a que estamos submetidos, com tempo corrido, pressão por resultados, prazos para cumprir. Enfim, a vida entra novamente nos eixos.

Particularmente, não tenho síndrome de segunda-feira, mas vejo algumas pessoas ao meu redor que a têm. Sofrem por retornar ao trabalho, às tarefas diárias, apresentam-se de mau humor, de cara fechada e com disposição a menos. É preciso chegar a terça-feira para que as coisas comecem a entrar nos eixos.

Você deve estar se perguntando o porquê desse assunto? Afinal, é quarta e não segunda-feira. O que me chamou a atenção para esta síndrome foi um comentário do Gilberto Dimenstein, na CBN. Informou que uma pesquisa acaba de concluir que é na segunda-feira que ocorre o maior número de infartos e a decorrência é, em parte, dessa predisposição dos brasileiros, que vêm o dia como sendo o difícil início de uma semana.

Uma das explicações é que com a volta do stress depois de um final de semana relaxado, o corpo reage de forma diferente e o coração, neste caso, acaba afetado. Não é que nos outros dias da semana não haja infartos, pois há. É que há uma predominância na segunda-feira, uma coisa que não sabia. Outra explicação são os excessos cometidos por todos nós, que refletem no início da semana e ajuda a nos estressar ainda um pouco mais.

Não sei os números exatos, até pelo Dimenstein não os ter dado. E não vou procurar. Acho, no entanto, que a constatação faz sentido, seja no caso dos que encaram a segunda como uma tragédia, seja no caso dos que a encaram normalmente. O fato é que na segunda a vida começa e, com ela, volta todo o stress a que estamos diariamente submetidos.

Ah, uma coisa! Quem tem uma vida mais saudável tem menos chances de ter problemas. Se o sedentarismo é uma marca, se você fuma e bebe, as chances de ter um problema na segunda-feira são bem maiores, segundo a pesquisa. E isso é fato, também, para todos os outros dias. Uma vida mais saudável ajuda e bem a enfrentar o estresse e passar pelo início da semana com menos problemas.

Uma recomendação dos pesquisadores, ainda segundo o Gilberto Dimenstein, é que procuremos um emprego ou um trabalho que nos dê prazer. Se gostamos do que fazemos o estresse é menor e as chances de termos problemas diminuem. Quando fazemos o que não gostamos, em contrapartida, o estresse aumenta e com ele as chances de problemas.

E então, o que você acha da segunda-feira? Faz o que gosta? No meu caso, como já afirmei, não tenho problemas com a segunda ou qualquer outro dia. E também estou dentre aqueles que fazem o que gosta. Bom pra mim, mas isso não significa que, se não me cuidar, não vou ter problemas.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

11 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »