AS FERRAMENTAS JÁ EXISTEM

gravid1.jpgHá alguns dias o noticiário foi ocupado pela discussão da utilização de células tronco, a partir de óvulos fertilizados em estudos científicos, voltados para a identificação das chamadas células potentes, capazes de reconstituir qualquer tecido do corpo humano. O tema tem gerado controvérsia e um dos argumentos é que pode levar à clonagem humana.

Células tronco não tem nada a ver com clonagem. Os princípios e os processos são diferentes. Elas podem, sim, levar à descoberta da cura de várias doenças, inclusive com a capacidade de recuperar órgãos danificados, devolvendo seu bom funcionamento. Hoje, no entanto, tudo isso é ficção, já que os estudos estão no começo e tem um enorme desafio de fazer passar da teoria à prática, ou do sonho à realidade.

O caminho da variante genética para a cura de doenças apenas começou. E será muito longo. Das poucas tentativas feitas, algumas fracassaram tão redundantemente que suas repetições foram proibidas. Em outros casos, mostraram-se ineficientes e também a vertente adotada foi abandonada. De concreto existe pouco, muito pouco. O muito que se fala é consequência de o assunto ser e gerar polêmica, o que o traz para o foco da mídia.

A chamada “vacina genética” ou a criação e recuperação de órgãos ainda é um sonho. Não é assim, contudo, com a clonagem. As ferramentas para que um humano seja clonado e, a partir de processo de substituição do núcleo de uma célula, possa um óvulo ser fertilizado e desenvolver uma nova criança estão todas à mão, bem testadas, já que existem exemplos de sucesso da clonagem em vários ramos de animais.

Gatos, ratos, cães, bois, ovelhas e muitos outros animais foram clonados com sucesso. A clonagem comercial é uma prática estabelecida, com ou sem modificação genética, e existem empresas que oferecem este tipo de serviço, seja para a reprodução de um animal de qualidade, seja para manter o seu gatinho de estimação, reproduzindo-o de forma constante ou quando ele estiver próximo da morte.

Homens são diferentes, é verdade. Mas as ferramentas para a clonagem são as mesmas. E não fosse o impeditivo ético, a clonagem humana já poderia ter sido feita. No meio cientifico – pelo menos levando em consideração o que leio – considera-se que é apenas uma questão de tempo que alguém clone um ser humano. Por dinheiro ou por fama, não importa, a clonagem – garantem – é apenas uma questão de tempo.

A discussão acirrada que se faz em relação aos óvulos fertilizados e ao seu uso, neste caso, acaba colocando na penumbra a clonagem humana, está sim, uma preocupação de cientistas que colocam a questão ética em primeiro lugar. Como há um desfocamento da questão, podemos perguntar: Será que a clonagem humana já não foi feita?

A pergunta, por ora, não tem resposta. Mas tecnicamente a clonagem humana é possível. E do ponto de vista cientifico, até um procedimento simples e corriqueiro.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

12 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »