Uma útima indicação

Quando estamos navegando pela internet acabamos por descobrir sítios e assuntos que nos despertam a curiosidade e, até, acabam entrando para a nossa leitura obrigatória.

Sempre que posso, procuro passear pelo mundo dos blogs. Neles, procuro ver o que há¡ de novo, que assuntos estão sendo discutidos e também para ampliar meus interesses.

Um deles, vocês já¡ sabem, é a mídia. E foi sobre o assunto que descobri o Sem Medo da Mídia, que se apresenta como capixaba, destinado a comentar coisas de nossa mídia.

Novo, com apenas dois posts, ele faz uma última indicação: a do livro de Niklas Luhamann sobre a comunicação de massa. O que ele diz – e endosso:

“Considero o livro leitura obrigatória para todos os que, de uma ou de outra forma, militam nos meios de comunicação.
Luhmann, que não é uma unanimidade – afinal, quem o é? – discute a questão de como os meios de comunicação, enquanto sistema, operam, se alimentam e retroalimentam. Faz, do meu ponto de vista, uma análise muito lúcida e atual de como estes meios acabam por escolher os assuntos que vão veicular, explicitando comportamentos e a busca pelo sensacional e pelo entretenimento.
De certa forma, Luham reproduz, em outras palavras e com uma acurada análise sociológica, o que disse Guy Debord em seu O Estado Espetáculo, mostrando que vivemos, hoje, sob o domínio dos meios de comunicação, responsáveis pela construção da realidade a que nos submetemos e transformando quase tudo em um grande espetáculo.
O livro traz afirmações que, no mínimo, podem ser consideradas polemicas. Mas vale a pena – e muito – ser lido”.

Quanto ao livro, a vantagem é que, agora, ele está em português. Como diz o Sem Medo da Mídia, vale a pena ler.

Quanto ao blog, espero que ele tenha sucesso.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Comments are closed.

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »