Tecnologias assustadoras

tecno.jpg

Lembram-se – mesmo que seja via filmes – quando a chamada era moderna começava e todo mundo – mas todo mundo, mesmo – tinha medo de que as máquinas fossem dominar o mundo.

A tecnologia era vista, então, como uma coisa má¡. Ela seria capaz de tirar a alma do homem, como fez com Chaplin em Tempos Modernos.

Hoje, é diferente. Mas será¡ que é, mesmo? Ainda olhamos a tecnologia com uma certa desconfiança. Talvez disso decorra a lista feita pela Fortune, que escolheu as tecnologias mais assustadoras de 2006. Confira:

  • Baterias de Íon de lítio da Sony. “A reputação de qualidade da Sony virou fumaça…”
  • Unbox, da Amazon [serviço de venda online de filmes]. “Mais lento que uma ida ao Blockbuster [cadeia americana de locadoras de vídeos], mais caro que comprar um DVD físico, absurdamente restritivo…”
  • Vonage VoIP [serviço telefônico via Internet]. “Vai de ótimo a temerário em menos tempo que Lon Chaney Jr. [ator de filmes de terror] leva para se transformar em lobisomem…”
  • Ética da Hewlett Packard. “Não estou certo se posso confiar em um PC HP, mas não por conter software espião, armadilhas ou outros recursos assombrados…”
  • Microsoft Windows Vista. “Se alguma vez um sistema operacional precisou de software equivalente a alho e arruda para afastar maus espíritos, esse seria o Microsoft Windows. Os hackers tem demonstrado que as supostamente impenetráveis defesas do Vista podem ser quebradas, o que é muito negativo para um produto cujo principal atrativo deveria ser a segurança. Mas espere… Que risada sinistra é essa que ouço vir de Redmond?” [localidade da sede da Microsoft]
  • Sandice das gravadoras. “O fato assustador é: a RIAA. [Recording Industry Association of America, associação das gravadoras americanas] parece não ter noção do que é uso honrado…”
  • Blu-ray x HD-DVD. “De novo, o pesadelo dos padrões volta para assombrar o usuário…” [em referência ao que ocorreu na década de 80 entre os formados de vídeo VHS e Beta]
  • Urnas eletrônicas. “Sem papel ou meio confiável de auditar os resultados, combinado com a recusa dos fabricantes em permitir que especialistas em segurança independentes asseverem a confiabilidade das máquinas, dúvidas sobre a confiabilidade das eleições locais e nacionais permanecerão”. (Essa não vale para o Brasil)
  • PCs ultramóveis Origami. “Estes são PCszinhos Windows realmente assustadores, não tão pequenos para caber no bolso, não tão grandes para realizar trabalho útil, condenados a perambular no limbo da informática para sempre…”
  • Nintendo Wii. “Começa pelo nome.”
  • X-Men, o Jogo Oficial. “É possível que um jogo o entedie até a morte?”
  • “Stay Alive,” da Buena Vista Pictures. “O filme mais horrível deste ano até agora…”

E então, o que você achou? Concorda com a Fortune? E se tivesse de fazer uma lista, que tipo de tecnologia você incluiria entre as que, em 2006, metem medo?

VOTAÇÃO CONTINUA

Após o sucesso da blogagem coletiva em homenagem a Cecilia Meirelles, a votação para escolher que tipo de filme você prefere continua.

Se ainda não votou, faça o favor. Vá ao lado e crave o seu gênero preferido.

AGRADECIMENTO PÚBLICO

Tentei visitar todos os que participaram da blogagem coletiva da Cecilia Meirelles. Não sei se consegui. E é por isso que, de público, quero agradecer a todos.

Embora não tenha sido o autor da ideia, que foi da Cris, do In the name of love, ajudei a replicá-la, fazendo vários convites.

Gente, muito obrigado. Valeu – e muito – a participação.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

16 Responses

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »