O PRIMADO DA ÉTICA

bandeira

Fui educado para dar importância a ética. Segundo meus pais, ela devia presidir todos os nossos atos.

Por isso, acredito no primado da ética, inclusive – e principalmente – na política. Entendo que os políticos são servidores públicos e não quem se serve do que é público.

Não sou daqueles que acham que os fins justificam os meios. E é por isso que aderi à ideia desta blogagem coletiva, para falar de ética e, sobretudo, de ética na política.

Quando vemos alguém como o presidente da República dizendo que não se faz política sem se sujar, chegamos ao extremo. Até por caber a quem o diz a primeira defesa da ética.

Mas ele não é o único. O que temos visto é a prevalência da falta de ética, do desrespeito que chega ao roubo, da corrupção, do mau governo e de um comportamento que privilegia o individual sobre o coletivo.

Estamos próximos de uma eleição. E como já¡ disse aqui, antes, a hora é de mostrar a quem disputa um cargo público que, sim, queremos ética. Que, sim, queremos uma política limpa. Que, sim, queremos políticos honestos.

E queremos tudo isso não só aplicado à política, mas à vida de todos.

Honestidade e ética – ao contrário do que pregam alguns políticos – não é atributo, mas qualidade inerente ao próprio homem ou mulher.

Chegou a hora de mostrar que a ética deve prevalecer. E no dia 01 de outubro votar para varrer do cenário brasileiro estes maus cidadãos que, antes de cuidar do coletivo, pensam só neles.

Chega de comportamento aético. Chega de políticos desonestos. Chega de política não comprometida com o bem comum, com o que é público e de todos.

Basta! Nós queremos mudar. E vamos fazê-lo através do voto.

Vamos transformar nosso voto em uma arma e votar em quem é honesto. Votar em quem tem e defende a ética. Votar em quem é transparente.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

22 Responses

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »