Nomes (muito) estranhos

lista.jpg

Onde fica Pão de Açúcar? E Nova Iorque? Não, não estou falando da pedra, no Rio de Janeiro, nem da cidade, nos Estados Unidos.

Os dois – Pão de Açúcar e Nova Iorque – são alguns dos milhares de nomes de localidades espalhadas por todo o Brasil. A primeira, fica em Alagoas. A segunda, no Maranhão.

Mas elas não são as únicas. Existem várias outras e em praticamente todos os Estados brasileiros. Derivam de nomes próprios ou de nomes indígenas. E alguns nomes, se tem alguma explicação, devem ser locais, na origem das cidades.

Imagine uma cidade que chame Mata Pais. Pois ela existe e está¡ em São Paulo. E Almoço? Fica em Pernambuco. Veado Velho? Existe no Ceará¡ e não é bicho, nem bicha. É cidade, mesmo.

E onde fica Cacha Pregos? Não sabe. Pois é na Bahia. Então, quando mandar alguém para o cacha pregos, saiba que ele está¡ indo ao encontro dos baianos. E Esmeril? Esta é mineira, sim sinhô.

Outra de Minas: Lufa. Se você estiver no Rio Grande do Norte preste atenção, pois é lá que está¡ Passa e Fica. Ainda no Nordeste, mas no Ceará¡ fica Salão. Lá, literalmente, as pessoas vão ao salão.

E Varre Sai? Esta fica aqui, pertinho, no Rio de Janeiro. Para completar – mas não para esgotar o assunto – onde fica Yolanda? Não, não é a pessoa, mas a cidade. Não sabe, pois fica no Paranã¡.

Este levantamento foi feito pelo Felipe, um garoto esperto que colecionou várias outras coisas. Váá lá, prestigie o garoto.

O SEU ESPORTE

Lembre-se: A pesquisa continua e quer saber qual é o esporte que você prefere. Vá ao lado. Vote e participe.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

52 Responses

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »