INFORMANDO PARA PREVENIR

A Aids, um fenômeno mundial, é uma doença que, embora estando próxima, não afeta a maioria da população, principalmente entre as camadas mais informadas.

Quem tem informação sabe que é preciso prevenção, que deve tomar cuidado no sexo, e evita comportamentos de risco. E quem não tem informação, como procede?

Se tomarmos os números de infectados, segundo a ONU, é graças à desinformação que a doença está¡ se espalhando. As pessoas, por não saberem o risco que correm, acabam infectadas ou infectando outros. É o que ocorre, por exemplo, na África.

O Brasil tem um dos mais eficientes programas de Aids do mundo. Ele é modelo. Mas, apesar disto, a infecção continua. Uma vez mais falta informação e falta formação. O que todos devem saber é que prevenir, como diz o ditado, é melhor do que remediar.

Quando se trata de doença, a prevenção é muito melhor do que a cura. Em se tratando de Aids, então, a prevenção é o único caminho.

E só vamos ter prevenção eficaz se tivermos informação. Então, é hora de disseminar os perigos da infecção e chamar a atenção para a prevenção.

É este o objetivo de hoje, o Dia Internacional de Combate a  Aids. E esta blogagem coletiva foi uma iniciativa da Vera Fróes, do Verdes Verdades.

aids

moda

ANOREXIA, MODA E ETC.

Desde a morte de duas modelos, devido à anorexia, este problema tem sido debatido na mídia e ocupado um bom espaço na blogosfera. E com razão.

Anorexia e bulimia são problemas sérios que precisam ser cuidados. Deles, no entanto, decorre uma outra discussão, que embora envolva os dois assuntos, não fica só neles e chega à moda.

É preciso acabar com a ditadura da moda. E é neste sentido que a Valéria, do Sessenta e Cinco, e a Magui, do Blogue da Magui, propõem uma blogagem coletiva. É preciso que digamos não a uma ditadura, que a moda impõe.

O problema, no meu entender, vai além da moda, que tem um longo processo histórico e sempre esteve presente no nosso cotidiano. A questão é o padrão de beleza que a indústria impõe. Esta, sim, é que causa o grande estrago.

Vende-se às jovens e adolescentes que elas tem de ser esqueléticas. E que por assim serem tem a perspectiva de ganhos consideráveis, de serem belas, de serem modelos. E de fazerem sucesso.

É verdade? Claro que não. E para comprovar é só olhar em volta. E, falando do ponto de vista masculino, este tipo de mulher não é o padrão que o homem gosta.

O que precisamos fazer, então, é atacar este padrão de beleza, que não é real, que está¡ longo do perfil das mulheres, mas que são por ela adotado. E nesse caminho só há um movimento a se fazer: lutar contra – como propõem a Val e a Magui – e criar uma nova cultura onde o belo se sobreponha aos corpos esqueléticos.

ÚLTIMO DIA PARA VOTAÇÃO

Se você ainda não escolheu qual é o seu esporte preferido, vai¡ lá, na barra lateral e vote. Hoje é o último dia de votação e sua última oportunidade de participar.

Então, está¡ esperando o que? Vote.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

15 Responses

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »