Genética ou ambiente?

Hoje menos presente na mídia a questão da clonagem, sobretudo no que se refere à cópia de um ser humano, sempre gera polêmica.

Dela, há¡ os que a defendem, em nome da ciência. E os que a condenam, sob os mais variados argumentos, incluindo científicos.

Entendo que se há¡ problemas éticos em relação a clonagem de humanos, não existem, verdadeiramente, empecilhos científicos à sua realização. Por isso, não se trata de saber se haverá¡ ou não clones humanos, mas quando eles aparecerão.

Se vierem a existir os clones levarão uma velha discussão a um novo patamar: que importa mais, a genética ou o ambiente?

Serrã¡ possível dizer que a cópia é igual a matriz? Com base nos conhecimentos científicos atuais a resposta é não.

Uma criança gerada por cópia, um clone, portanto, estará vivendo em uma época muito diferente de sua matriz, sofrerá influencias diferentes e conviverá¡ com um mundo diferente. No final, isso o fará diferente.

Pode ser até que, geneticamente, seja idêntico à matriz. Mas como mostram pesquisadores em todo o mundo a genética é importante, mas representa apenas uma parte do papel que envolve a vida humana.

Somos, no final, o que vivemos, com quem vivemos, no tempo que vivemos.

E é por isso que, no caso de clonagem, teremos uma cópia genética, mas nenhuma garantia de mesma personalidade, inteligência, etc.

Não é a toa que o homem é tão imprevisível. E não é uma cópia que vai mudar isso.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Comments are closed.

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »