Há um achatamento das classes sociais no Brasil

DE PIRÂMIDE PARA TRIÂNGULO

Olhando a questão dos lados econômicos e social sempre vivos a sociedade como uma pirâmide. No topo dela estão os mais privilegiados, que ganham bem, moram em belas casas ou apartamentos, tem carros, podem viajar e mantem elevado padrão de vida. Na base, estão os mais pobres, o que no caso do Brasil pode significar, também, que nela se encontram os que passam fome, se amontoam em barracos e não tem muitas perspectivas em relação ao futuro.

A classificação brasileira, ao longo dos últimos 100 anos, era da existência de cinco diferentes classes, começando com a A, indo para a B, passando pela C, chegando a D e finalizando na E. A ideia era que a classe E constituia-se na base da pirâmide social e, a partir dela, as outras iam subindo, até chegar ao topo, onde vive a elite que, no final, é quem comanda o país. A classificação destas classes leva em conta, basicamente, o nível de rendimento pessoal e familiar de cada integrante de uma delas.

Hoje, para efeitos de estudos e de estatísticas, alguns dividem as classes A e B em dois segmentos distintos, com A e A1 e B e B1, o que elevaria as cinco iniciais para sete. O que está acontecendo, no entanto, é um achatamento entre as classes, com a C assumindo um espaço muito maior e transformando a pirâmide em triângulo. Dados que acabam de ser divulgados pelo Cetelem indicam que na classe C estão 54% de todos os brasileiros, o que abre a pirâmide, colocando-lhe as pontas que a transforma, criando o triângulo das classes sociais no Brasil.

O crescimento fez, ainda, com que os integrantes da classe C ganhassem poder de consumo e superassem, em muitos segmentos, as classes A e B. Foi entre seus integrantes, também, que houve o maior aumento de rendimentos e sobra de dinheiro no final do mês, permitindo não só o aumento da poupança, mas o do consumo, com a aquisição de itens que, antes, dela estava muito distante. Outro fator é que, mais e mais, as classes D e E se confundem, com esta última encolhendo a cada ano e contribuindo, no caso, para acelerar a transformação da pirâmide em triângulo.

Estas mudanças revelam, por outro lado, a grande transformação do Brasil. Levando em consideração os números, estamos no caminho de deixar de ser o país do futuro e transformarmo-nos em realidade, não só do ponto de vista econômico, mas social. Se compararmos com o chamado primeiro mundo, a diferença ainda é muito grande, mas houve avanço e o nível de pobreza tem diminuído, beneficiando milhões de pessoas.

Podemos ficar contentes com isso? Não. É preciso fazer mais, erradicando a miséria, ampliando a educação, oferecendo melhor atendimento à  saúde e, no final, criando as condições para que saiamos do triângulo e tenhamos um retângulo, o que mostraria maior justiça social.

OBSERVAÇÃO: Depois de escrito e publicado, vi que o conceito de triângulo está equivocado, pois a pirâmide, na verdade, é um triângulo. Neste caso, a melhor representação seria de cone, já que as classes sociais estão se achatando.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »