Computadores mais seguros?

internet.jpg

Quem tem algum tempo de estrada na área de informática já ouviu falar de Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers dos Estados Unidos, que foi preso e se transformou em consultor de segurança das empresas.

Mitnick invadiu computadores de várias corporações, acumulou números de cartão de crédito e, durante um tempo, brincou de gato e rato com a Polícia. No final, foi pego, preso e condenado, tendo de viver longe de um computador.

A introdução é para os conselhos que ele dá para fazer do seu computador – e de sua computação – mais seguro. Veja quais são:

  • Faça backup de tudo. Você não é invulnerável e um simples vírus pode colocar todos seus dados a perder.
  • Escolhas senhas que sejam difíceis de adivinhar e mude-as sempre.
  • Use um bom antivírus e faça a sua atualização diária.
  • Atualize seu sistema operacional e acompanhe as melhorias de segurança feitas pelo fabricante do seu sistema, aplicando-os.
  • Evite iscas lançadas pelos hackers, como pequenos programas para os navegadores e desative o script automático do seu leitor de e-mail.
  • Use software de encriptação se o arquivo que enviar via Internet for importante. Use o mesmo software para encriptar o seu HD, protegendo-o.
  • Instale um software que detecta espiãs e os passe com frequência.
  • Use um firewall pessoal e configure para impedir que outros computadores conectem ao seu, especificando que programas podem conectar-se automaticamente com a internet.
  • Desabilite todos os sistemas que não esteja usando, especialmente os que permitem acesso remoto ao seu computador (Remote Desktop, RealVNC and NetBIOS).
  • Se você usa rede wireless, torne-a segura. Em casa, habilite o WPA, que protege o acesso, com uma senha de pelo menos 20 caracteres. Configure seu computador para só conectar no modo Infraestrutura e não integre nenhuma rede que não tenha WPA.

Como você pode ver, são conselhos fáceis de seguir e práticos. Mitnick garante que, ao tomá-los, você transforma o uso do seu computador em muito mais seguro.

E então, quais dos conselhos você já pratica? Você acha que os conselhos estão certos? Como você age para que seu computador fique mais seguro?

(via Wired)

VOCÊ GOSTA DE MÚSICA?

Se gosta, escolha qual é o tipo que lhe agrada na pesquisa do blog. Veja na barra lateral. E vote!

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

23 Responses

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »