AS LEIS MAIS ESTRANHAS

lei

No Brasil costuma-se dizer que existem, tanto em nível federal, quando em estadual e municipal, leis que “pegam” e outras que – para usar uma expressão mais técnica – existem no mundo jurídico, mas não ganham validade social. Então e por isso, não pegam. E neste caso nem se fala em leis estranhas, com proposições que vão de encontro ao que quer a população.

Por vivermos aqui e acompanharmos o que acontece no Brasil, achamos que temos, no final, o que poderíamos chamar de leis absurdas. Podemos tê-las, mas não somos os únicos – veja, sobre este assunto As leis mais absurdas e Qual era mesmo a intenção? publicadas pelo blog. Lá fora, ao que parece, os políticos não são muito diferentes dos nossos e fazem leis que, no final, não têm o menor sentido.

A questão das leis, digamos assim, diferentes acabou tornando-se objeto de um livro É proibido amarrar jacaré no hidrante, escrito por Jeff Koon e Andy Powell e publicado no Brasil pela Matrix. Nele, eles relacionam algumas leis estranhas ou absurdas existentes em vários Estados dos Estados Unidos. O trabalho foi complementado pelo jornal A Tribuna, do Espírito Santo e, dele, nasceram algumas pérolas. Veja-as:

  • No Utah, Estado com grande concentração de mórmons, é proibido o casamento de primos de primeiro grau. Se eles tiverem 65 anos, no entanto, a proibição é suspensa.
  • No Arkansas, Estado natal de Bill Clinton, é proibido buzinar próximos de locais onde estão sendo realizados festas ou bebidas e sanduíches estejam sendo vendidos.
  • No Alabama, nenhum exercício físico pode durar mais de oito horas contínuas. Aqueles concursos de dança que testam a resistência das pessoas é impensável no Estado.
  • Em Connecticut, só os cegos podem usar bengala branca ou branca com ponta vermelha. Se um cego for pego com ela, a multa é de 100 dólares.
  • Em Nevada, um arroto pode levar a um processo. Isso se acontecer em uma cerimônia religiosa e se for intencional.
  • Na Carolina do Sul, as cantadas escritas ou impressas são proibidas. Mas estão liberadas se feitas por telemensagem.
  • Na Virgínia, cuspir na calçada é uma infração e quem a pratica pode ser punido. A proibição se estende a qualquer lugar público.
  • Em Michigan, é crime amarrar qualquer tipo de animal no hidrante. E é a partir desta lei que nasceu o título do livro.
  • No Texas, por lei, o criminoso tem de avisar a vítima com 24 horas de antecedência que vai cometer o crime.
  • No Kentucky, as abelhas vindas de outros Estados precisam de atestado de saúde para entrar no Estado.

E então, não são boas as leis? Imagina se elas fossem adotadas no Brasil? Bom, pelo menos a que proíbe cuspir em locais públicos talvez fosse uma boa iniciativa. Mas que alguns políticos não nos ouçam, isto é, leiam, pois podem tirar inspiração para novos projetos.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

7 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »