Frutas preferidas pelos brasileiros não são do Brasil

FRUTAS BRASILEIRAS OU ESTRANGEIRAS?

Existem coisas que estão tão normalizadas que não nos chamam a atenção. E foi o que aconteceu comigo em relação as frutas brasileiras que são mais consumidas. Não estava procurando por este assunto específico, mas o encontrei e, surpresa, descobri que as frutas brasileiras não são brasileiras.

Quando vi a informação achei que estava errada. Chequei e vi que estava certa. E foi a partir daí que busquei pelas frutas mais consumidas no Brasil, descobrindo que, das 20 preferidas dos brasileiros, apenas três são nativas do país. As outras vieram de regiões distantes como a Ásia ou de mais próximas, como o Chile.

É o caso do coco, da laranja e do limão produzidos e consumidos em grande quantidade no Brasil. Os três são originários da Ásia e presume-se que tenham sido trazidos pelos portugueses. Também vieram da Ásia a cebola, a jaca e o pêssego. Se existem pessoas que não gostam de jaca – o sorvete e o doce são deliciosos – não ocorre o mesmo com o pêssego. E em relação a cebola, ela se tornou ingrediente quase que obrigatório na nossa culinária.

Sempre achei que a banana fosse originária das Américas. Não é. Ela também veio da Ásia e só agora é que descobri. A melancia é outra estrangeira, já que é originária da África. Das Américas – mas não do Brasil – são o mamão, que veio do México, e o morango, que é originário do Chile. Outras das frutas mais consumidas no Brasil é o melão, que veio da Europa.

Mas, afinal, quais são as frutas brasileiras mais consumidas? Na listagem a que tive acesso aparecem, pela ordem, o abacaxi, o maracujá e a goiaba. Elas são nativas do Brasil, assim como centenas de outras frutas consumidas pelos brasileiros e mandadas para o estrangeiros.

O que o brasileiro mais consome, quando se trata de fruta, é a banana. Ela é campeã absoluta de consumo. Dados de 2017 do Ceagesp não coloca a banana em primeiro lugar, mas a Sociedade Nacional de Agricultura afirma que, sim, ela é a mais consumida pelos brasileiros.

E você, sabia que o que preferimos, em termos de frutas, veio de fora? De qual mais gosta. No meu caso, gosto de banana, laranja, melancia, melão, pêssego, abacaxi, goiaba e jaca, dentre as mais vendidas.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »