Leitores ou jornalistas?

jornais.jpg

Nos mais diversos fóruns especializados, o futuro dos jornais e do jornalismo tem estado em discussão.

A pergunta que todos fazem é se teremos jornal dentro de mais alguns anos e como eles serão. O que há, em relação aos dois tópicos, são especulações e exercícios de futurologia.

Uma questão que se põe é que, devido ao alto grau de informação dos leitores, eles irão participar, cada vez mais, da feitura do jornal. E poderão, com isso e em um futuro próximo, repassar o jornalista. Se não todos, pelo menos uma parte deles.

É o que mostra, por exemplo, a iniciativa do Ekstra Bladet, um jornal da Suécia. Adotando os princípios do jornalismo comunitário – também chamado de jornalismo cidadão – a empresa que edita o jornal acabou de lançar um novo tatuo, o Laserbladet.

O detalhe do novo jornal é que ele é escrito pelos leitores. É uma experiência, é certo. Mas indica um caminho, que é o da colaboração entre os leitores e os seus jornais preferidos.

O caminho está aberto. E muitos, na certa, irão segui-lo.

(Via MediaTalks)

etica.jpg

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

4 Responses

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »