HOMENS SÃO MAIS ANTENADOS

Quem desconfia mais das traições, o homem ou a mulher? A se acreditar em pesquisa publicada na mídia, são os homens. E em um percentual bem maior que as mulheres. Esta pesquisa, aliás, desmente outras, também publicadas na imprensa e que mostravam um alto grau de traição, dos dois lados. Agora, os números são outros e servem, junto com outros artigos já publicados no blog, como base de uma bela discussão: por que as pessoas traem? Se você souber ou tiver algum palpite participe da conversa. Eu confesso que não sei, mas este é um assunto que sempre me chama a atenção e acabo lendo. E você?

Não sei a razão, mas de repente tenho visto várias histórias sobre traição publicadas nos jornais. São mulheres que confessam ter descoberto a traição do marido, do namorado, mas são também homens que admitem não só traírem, mas que já foram traídos. Tem até um caso de uma jovem que descobriu, por um acaso, que a melhor amiga tinha lhe roubado o namorado.

Então, o que leva a este comportamento? Não sei. Mas esta não é a primeira vez que este assunto é aqui abordado – veja: Será que é mesmo assim?, Para esquentar a relação e Canalhas ou vagabundas? – mas como o assunto parece bastante atual, vou voltar a ele e o farei a partir de uma pesquisa que procurou detectar quem é mais antenado com a traição, o homem ou a mulher?

O que você diria? Será que o homem desconfia mais? Ou será a mulher que, com maior sensibilidade, acaba descobrindo a traição? Bem, se confiarmos no resultado da pesquisa, que não tem cunho científico, os homens são muito mais antenados com os sinais de traição, percebendo, com maior facilidade, que a traição da parceira. O percentual dos que desconfiaram e confirmaram a desconfiança é de 75%, contra apenas 41% das mulheres.

É uma diferença significativa a favor dos homens, mas o porquê dela não está explicado. Vamos pensar juntos: será porque no homem a traição é mais comum que na mulher? Ou será porque a mulher age de forma mais aberta? Sinceramente, não sei. O que sei – aliás, não sei, mas a pesquisa afirma – é que dos homens entrevistados 29% admitiram que já tinham traído.

E no caso das mulheres, tal como na hora de descobrir a traição, o percentual é menor, com apenas 18,5% admitindo, vamos dizer assim, “uma pulada de cerca”. Os números, aliás, desmentem outros, já alinhavados aqui no blog e que podem ser checados no artigo Será que é mesmo assim?. Nele, utilizando outros números, também publicados pela mídia, dizia que as mulheres traíram ou foram amantes. Parece que não é bem assim, não é mesmo? E isso foi ressaltado, e bem, nas conversas do artigo.

Reconhecendo que traição no amor é uma coisa da vida, e que efetivamente ocorre, podemos continuar questionando o comportamento humano e indagando se, neste caso, quem trai mais é o homem ou a mulher? Ou, então, se eles descobrem a traição com mais facilidade? Não importa. Nem se isso ocorre em maior ou menor número. O fato é que a mídia descobriu o assunto. E como quase tudo o que aborda, no final, os números são contraditórios.

Se dependermos dos números publicados pela mídia podemos nos embaralhar. Afinal, em uma matéria eles afirmam uma coisa. E em outra, os números são completamente opostos. Verdade ou não, é um assunto que chama a leitura, vendendo jornal e chamando a atenção para quem o veicula. E é por isso que acaba sendo tão falado.

O que é estranho é ver pessoas falando em traição quando sabemos que quem a pratica faz todo esforço para não ser descoberto. Talvez seja o caso de falar, e não fazer. O que você acha?

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

12 Respostas

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *