REZSENDES - A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA

Um resumo da história dos REZSENDES, desde onde começaram, sua chegada ao Brasil e a disseminação do sobrenome pelo país

T

oda vez que digo meu sobrenome a pergunta é inevitável: Você é Resende com Z ou com S? A ideia geral que se tem, principalmente entre os integrantes da própria família no Brasil, é que o sobrenome é escrito com Z e que a grafia com S é um erro de registro, do escrivão que anotou o nome e o transcreveu nos livros apropriados.

Como o meu é com S, decidi ver se o que sempre me diziam – e que o escrivão na hora do registro teria feito errado – era o correto. Foi o que me impulsionou a descobrir a origem do sobrenome, como ele surgiu, de onde veio, como chegou ao Brasil e que grafia deveria ter no seu original e, depois, no crescimento e espalhamento dos Rezsendes pelo Brasil e por outros países.

Parti de algo particular, em que tinha interesse, para algo mais geral, que era a origem da própria família. Li, pesquisei, busquei dados da ancestralidade dos Rezsendes e o resultado é este resumo da história da família. Se você é Rezsende, pode ficar sabendo um pouco mais da nossa origem e continuar a se orgulhar do sobrenome – com S ou Z – e se não for, terá a oportunidade de conhecer uma das mais numerosas famílias do Brasil, que aqui chegou há muitos, muitos anos.

A cidade de Resende, em Portugal, é o local da origem da família. Foi na região que apareceu pela primeira vez o nome. Está curioso? Então dê uma navegada pelo website do município e veja suas belezas e o que é hoje.

ONDE TUDO COMEÇOU

Os Rezsendes, como a maioria já sabe ou pressupõe, são originários de Portugal. Se olharmos a história vemos que o nome surgiu na região do rio Douro, próximo do Porto, em Portugal. O topônimo RESENDE, segundo pesquisadores portugueses, parece ter origem visigoda, mas não há certeza de quem lhe legou o nome. Uma das hipóteses é que tenha derivado do nome de Dom Rausendo Herminges, bisneto de Ramiro II, rei de Leão, que por volta de 1030 reconquistou a área do Douro, então dominada pelos mouros. Foi nela que construiu o seu paço – palácio ou residência oficial de um rei ou outra autoridade.

Se a origem da família recua até Dom Rausendo, a história da região é bem mais antiga, remontando aos celtas e aos romanos, conquistadas pelos mouros, retomada pelos súditos do rei de Leão e, por fim, transformada em portuguesa. O reconhecimento de Resende como cidade – concelho, em Portugal – foi feito por Dom Affonso Henriques em benefício de seu tutor, Egas Moniz de Ribadouro.

A origem do sobrenome Rezsende, segundo estudiosos, é geográfica e deriva do nome dado à cidade portuguesa de Resende. Inicialmente, chamada de Villa Redisindi, que vem do alemão, Redisiondus. Historiadores registraram, ainda, outras grafias da palavra, como Reesendi, Reisindi, Reezende, Rresende e Reseende. A procedência germânica do vocábulo é comprovada, segundo filólogos que a estudaram e deriva da união de outras duas palavras alemãs – reths e sinths. No que todos concordam é que a grafia original do nome se fazia com S e não com Z.

Quem primeiro usou o sobrenome Resende, segundo os historiadores, foi Martin Afonso de Baião, que também era descendente de Dom Ramiro II, rei de Leão. Ele se estabeleceu em Beira Alta, Portugal, nas terras que recebeu do rei Dom Fernando Magno, por tê-las conquistado dos mouros. Martin Afonso foi o primeiro senhor cristão a povoar a região e foi ele quem fundou a quinta do Paço, que deu lugar ao povoado e, mais tarde, à cidade de Resende. Um dos descendentes de Dom Martin Afonso foi que recebeu o brasão da família, derivado do brasão da família Baião, da ascentralidade de Martin Afonso. Segundo o Armorial Lusitano, o escudo – ao contrário do que se divulga no Brasil – é representado por duas cabras em fundo dourado. No Brasil, há um outro brasão dito dos Rezsendes, composto pelas cores azul e ouro, sobreposto por uma cruz vermelha. Pesquisadores, no entanto, afirmam que ele é falso e remetem para o Armorial Lusitano, que traz os brasões das principais famílias portuguesas, dentre elas os Rezsendes

As primeiras menções à família aparecem no Livro de Linhagens de Portugal no século XIII. Dois séculos adiante, os Rezsendes já tinham ganhado importância política e evidência social em Portugal. Em 1798 é que aparece o primeiro titular da família, João Xavier de Morais Resende, que foi o primeiro Barão de Resende.
Antes mesmo de aparecer o primeiro Barão na família, integrantes dos Rezsendes vieram para o Brasil quando da descoberta de ouro em Minas Gerais, em 1693, em busca de riqueza rápida e fácil. Foram eles que lançaram, por volta de 1716, o fundamentos da freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, que mais tarde transformou-se em cidade.

ESCUDO DA FAMÍLIA

De acordo com o Armorial Lusitano, este é o verdadeiro escudo dos Rezsendes, derivado do escudo da família Baião, que está na origem de nossa família, pois foi um dos seus integrantes que primeiro adotou o sobrenome, ainda na era Medieval.

O INÍCIO NO BRASIL

Apesar de outros Rezsendes virem antes para o Brasil, os historiadores consideram que o berço da família no país é o atual município de Lagoa Dourada, em Minas Gerais. Na verdade, ela surgiu no Engenho Velho de Cataguás, que fica no município. Foi nele que se estabeleceu, na segunda década do século XVIII, João de Rezende Costa e sua mulher, Helena Maria. Os dois haviam chegado dos Açores. A partir do casal, a descendência se espalhou e hoje encontra-se em todos os cantos do Brasil.

Segundo a genealogista Adriana Fernandes de Rezende, por volta de 1716, João de Rezende Costa, que residia na Ilha de Santa Maria, no arquipélago dos Açores, foi informado por seu primo Miguel, que Portugal estava tentando conseguir povoadores para colonizar o Brasil, pois estava sentindo-se ameaçado pela Espanha, que polemizava a respeito das terras ao Sul do país. E, para isso, estava arrebanhando voluntários, principalmente nas ilhas dos Açores, já excessivamente povoadas.
Com a recente morte de seus pais e não vislumbrando chances de se desenvolver por lá, pois os bens deixados por eles não seriam insuficientes para mantê-lo e a um irmão casado, decidiu vir para o Brasil. Segundo a autora do livro Engenho Velho dos Cataguás, Climácia Rezende Jafet, que romanceia a epopeia de nossa famí¬lia, uma embarcação partiu rumo ao Brasil juntando gente de Pico, Fayal e Santa Maria e, nela, estavam João, seu primo Miguel e Diogo Garcia, dentre muitos outros. Depois de 2 meses de viagem, os três decidiram que iriam para a Comarca do Rio das Mortes, nos sertões de Cataguases.

Desembarcaram no Rio de Janeiro e tomaram o Caminho Novo, atravessaram serras, o Rio Paraí¬ba e transpuseram a Mantiqueira. Chegaram finalmente à região do Arraial Velho de Santo Antônio, assim chamado até 1718, quando foi elevado à categoria de Vila de São José del-Rey, hoje Tiradentes.
Diogo Garcia estabeleceu-se em um sí¬tio na Freguesia de Nossa Senhora do Pilar e João de Rezende Costa e seu primo Miguel estabeleceram-se na Freguesia de Prados, no território da então capela de Santo Antônio de Lagoa Dourada. João trabalhava duro, de sol-a-sol, e uns 7 anos após sua vinda já estava bem estabelecido. Por essa época, faleceu nos Açores, ví¬tima de um acidente de pesca de baleias, o amigo de Diogo Garcia, Manuel Gonçalves Correia, o Burgão, deixando viúva Maria Nunes. Eram naturais da ilha do Fayal, também no arquipélago.
A viúva e suas três filhas – popularmente chamadas de as Três Ilhoas – por influência do amigo Diogo decidiram vir para o Brasil e especificamente para as Minas Gerais. E Diogo Garcia, muito triste com a morte do amigo, é quem foi ao Rio de Janeiro para receber a família e ciceroneá-la até a região onde estava instalado há 7 anos. Segundo Dauro José Buzatti, em Antigos Povoados de Minas nos Campos das Vertentes, ali chegaram por volta de 1723. Uma delas, Antônia da Graça, já era casada com Manuel Gonçalves da Fonseca.

A segunda, Júlia Maria da Caridade, casou-se, em 29/06/1724, com Diogo Garcia e a caçula, Helena Maria de Jesus, morava com esse casal. Foi quando João começou a prestar atenção na menina. Nas visitas ao amigo falava da fazenda que crescia e do nome que lhe daria, Engenho Velho dos Cataguás, construí¬da em 1723. Um dia Helena Maria venceu a timidez e perguntou a João o porquê do nome, ao que respondeu que havia encontrado nas terras que comprara e cultivava duas pedras encaixadas sobre uma maior que tinha a forma de cuia e que imaginou ser um moinho ou engenho para fazer farinha de milho ou de mandioca. Por isso o nome da fazenda.
Helena começou a admirar aquele homem tão sensí¬vel que não se envergonhava disso. Pouco a pouco seu interesse foi crescendo ao ver a vontade e o vigor com que ele se atirava ao trabalho, ao cultivo da sua terra. E João, sem notar de imediato, apegava-se à moça loura, cujos olhos verdes lhe passavam doce mensagem de apreço. As coisas progrediram e na manhã ensolarada de 3 de outubro de 1726 João e Helena se casaram. Surgia, então, a família Rezsende no Brasil, transformando Lagoa Dourada no seu berço e mostrando que todos nós viemos de Minas Gerais.

A partir daí a história registra o crescimento da família e sua ativa participação na vida econômica e política do Brasil, começando com José de Rezende Costa, um dos inconfidentes mineiros, que foi condenado à morte na forca, mas teve sua pena comutada em exílio, sendo mandando para a Guiné, na África. Nobre em Portugal e elevada à nobreza no Brasil, a família deu ilustres filhos ao país e hoje conta com políticos, empresários, professores, mas em sua maioria é composta de pessoas anônimas que tem orgulho do sobrenome que carregam e que, muitas vezes, não sabem a história por trás dos Rezsendes e tampouco que não faz a mínima diferença se ele é grafado com S ou com Z, pois somos, na verdade, uma única família, surgida em Portugal e vinda para o Brasil, onde se estabeleceu, cresceu e se espalhou.

Livros digitais (ebooks) que podem ser lidos no seu computador, no tablete ou no smartphone. É só baixar e aproveitar,

NO QUE ACREDITO

Um manifesto que mostra em que o blog – e seu autor – acreditam e que, ambos, procuram seguir como modelo de vida.

BLOGAGENS COLETIVAS

Blogagens coletivas que o blog promoveu ou de que participou, principalmente nos primeiros anos de sua publicação.

O blog incentiva as participações e os comentários são bem vindos, mas tem uma Política para eles. Veja as condições de participação antes de comentar.

Conversas (197)

  1. Marieta Campos Rezende :

    Sou da familia Rezende, nasci em Pernambuco e moro na Paraíba, mas o Rezende é do meu pai Timbaúba.PE

    • Jeanne Rezende :

      Oi Marieta,
      Sou Rezende tb, e nasci na Bahia,mas o meu nome vem do meu pais que nasceu em Flores – PE. Meu avô é de Custódia-PE. Será q somos parentes? Mande email pra mim.

      • elizabete resende :

        oi Jeanne sou resende com S mas acho que somos parente e bem proximo, pois minha familia é de custodia PE meu avô e meu pai são resende alguns da familia é com S outros com Z erro de cartorio rsrsr. Ele s são Celestrino e Damião Resende. um abraço

        • paulo roberto resende rubert :

          você e de espirito santo quero conher a minha familia com nome resende por parte da minha mãe

  2. Carla de Almeida Rezende :

    Olá… sou carla de almeida rezende, recebi o sobrenome da famíla de meu pai, moro na cidade de resende no estado do rio de janeiro, nasci em resende mesmo. E gostaria de saber o por que que a cidade se chama resende e se tem alguma coisa a ver com o sobrenome rezende? pois antigamente a cidade se escrevia com “z” com o tempo começou a escrever com “s” para diverenciar do sobrenome . espero que tenho entendido

    • Walter Souza :

      Pelo que já li a cidade de Resende nasceu em volta de um vilarejo chamado Santana dos Tocos, que ficou submerso a Represa do Funil. Um dos moradores desta vila ou pequena fazendo ainda não sei bem ao certo, foram de família Resende – Antenor

    • ADRIANA REZENDE GONÇALVES :

      tanto faz com z ou s o sobrenome…com z é escrita arcaica.

    • PAULO GUEBERT DE REZENDE LIMA :

      QUANDO VC SOUBER ME FALA, TA, VIVO AGORA EM VOLTA REDONDA, NASCI REEIRA DE NO RIO NETO DE LYBIO VIEIRA DE REZENDE MINEIRO DE CATAGUASES.

      • Regina Célia De Rezende Soares :

        Olá. Somos parentes bem próximos pois meu avô era irmão do Tio Lybio. Morei também em Marechal Hermes na mesma rua dele. Você é filho de quem?? Da Yvonne?? Continuo morando no Rio de Janeiro. Sou filha do Hilton (já falecido com a Walkiria). Um abraço.

    • Tatyana rezende :

      Carla td bem?! Sabe se tinha alguem De sua familo chamado paulo de almeida rezende?! E do nome desse meu avo que veio esse sobrenome e queroa saber mais sobre…
      Tatyanacr@hotmail.com

  3. irinea rezende de carvalho :

    Nasci

  4. Dener Cardoso de Rezende. :

    Nasci em Mato Grosso, mais meu pai e de Patos de Minas.

    • Ana Carolline De Melo Resende :

      Olá a minha família também é de minas Araguari triângulo mineiro

      • Carlos Rafael Campos Resende :

        Olá também sou Resende de Araguari…. Bisavô: Joaquim Caetano de Resende, Bisavó: Carolina Resende, Avô: José Caetano de Resende (irmãos: Arlindo Caetano de Resende, Alfredo…, Ormezinda…), Avó: Dalva Rodrigues de Resende, Pai: Carlos Antônio de Resende, Eu: Carlos Rafael Campos Resende

  5. adriana rezende maciel :

    tenho este sobrenome por parte de mãe ,nasci e moro no cidade de itapeva-sp.

  6. Ubiratan :

    Estou pesquisando a família. Alguem conhece Enio cidade Rezende?

  7. Catherine Rezende Campana Soares :

    Tenho esse sobrenome por parte de mãe.Nasci em Nova Iguaçu no estado do Rio de Janeiro.

  8. OSMAR BATISTA DE RESENDE :

    OI, SOU NASCIDO EM IGARAPAVA-SP, DESCENDO DA FAMILIA RESENDE, TEM ALGUM SITE OU PAGINA ESPACÍFICA, QUE POSSIBILITE ENCONTRARMOS, NOSSA ARVORE GENEALÓGICA?,OU IDENTIFICARMOS COM PARENTES PRÓXIMOS?

    • Larissa Rezende :

      Sim, existe, tem praticamente toda a árvore genealógica dos Rezendes/resendes, se eu n me engano se chama myheritage.

  9. ronald da silva rezende :

    Sou filho de Rubens Campos de Rezende ,neto de Geraldo Augusto de Rezende Filho que era filho do Barão do Retiro, sendo este filho do Barão de Juiz de Fora e da família do Marquês de Valença. O Anuário Genealógico Brasileiro e outras fontes credenciadas narram a origem da família Rezende desde a Ilha dos Açores e de Portugal.Os Rezende e Tostes foram os fundadores da cidade de Juiz de Fora. Visite o Museu Mariano Procópio, administrado por Douglas Fazollato e conhecerá melhor a história dos Rezende, pelo menos do século XII até a atualidade.

  10. E. Resendez :

    Hello, I live in Northern Mexico and my earliest known descendant was born around 1701 here. Does anyone know how he got here or why the name change? Some say his family came from Castilla, is this possible?

  11. Antonio Jorge Angelino Halfeld Rezende Santos :

    Boa tarde. Também descendo dos Rezende pela linhagem materna, sendo meus bisavôs da cidade de Juiz de Fora. Estamos em SP e Santos.
    Quem sabe, algum dia, poderíamos, todos nos conhecermos.
    Cordialmente,
    Antonio Jorge Angelino Halfeld Rezende Santos

  12. Marcos Rezende chagas :

    Nasci em BOA ESPERANÇA SUL DE MINAS GERAIS.

  13. paulo roberto resende rubert :

    Eu, gostaria de conhecer a minha familia resende por parte da minha mãe, maria de luordes resende rubert estar familia mora em alegre ou celina espirito santo ou guaçui, não conheço meus parente por parte da minha mãe gostaria muito de ver eles.

  14. ione cleci rezende :

    morro em chapeco nacida aqui mesmo

  15. joandra rezende :

    oiiiii eu so da baia so uma rezende com muito orgunho … e bom saber um pouco sobri a origem do meu sobrenome …

  16. VALTER REZENDE DE OLIVEIRA :

    Gostaria de obter mais informação sobre as familias Rezende.

    Grato

    • mary.. :

      ola querido,boa tarde.. gostaria de saber se conhece ..wantuil resende de oliveira.q morava em minas gerais¦qualquer noticia..tel 021- 34070642..ou 021-83217755 ou email acima…mary.mendes.azeredo@hotmail.com

      obrigado hj estaria com aproximadamente 60 anos…aguardo noticias…

  17. ALCIDES BERNARDES DE REZENDE :

    Moro em Jacutinga MG.
    Gostaria de conhecer mais parentes porque conheço poucos.
    O nome de meu pai era Serafim Roque de Rezende natural de Pouso Alegre MG
    Meu nome é Alcides B Rezende tenho 82 anos.

    • PAULO GUEBERT DE REZENDE LIMA :

      O SENHOR CONHECEU LYBIO VIEIRA DE REZENDE? DE CATAGUASES DA FAZENDA ROCHEDO?

  18. gilson rosendo da silva :

    oi eu sou o gilson rosendo meu bisavôs são de minas gerais e eu queria saber sobre o paradeiro da minha familia rosendo ; restante da familia é também rezende eles falam que seriam de eloi mendes

    • Ana Carolline De Melo Resende :

      Oi eu sou de Araguari Resende por parte de pai

  19. ADRIANA REZENDE GONÇALVES :

    Olá, meu avô por parte de mãe era de Minas Gerais, talvez tenha alguma relação de parentesco direto mas não tenho muitas informações…o nome de meu avô era GONÇALO DIAS REZENDE, casado com LEONILDA DE ANDRADE REZENDE.

  20. Carolina Rezende :

    ooie!
    meu sobre nome é Rezende
    e meus avôs vieram de portugal quando eram crianças!!

  21. Marcelo Rezende :

    Olá, meu “Rezende” é por parte do meu avô materno que se chamava “Arnaldo Rezende”, português, nascido em Aveiros, Portugal em 1911. Se alguém aí possuir algo em comum, favor entrar em contato.

    • Gina Claudia Vieira de Rezende :

      Que engraçado..eu tinha um tio paterno de nome Arnaldo Rezende.E hoje ,tenho um primo que é seu hômonimo Marcelo Rezende.Já conheci 3Marcelos Rezende ,vc é o 4. Eu tinha um ancestral,meu bisavô,José Correia de Rezende,que segundo minhas tias falam ele veio de Portugal,mas do Porto!! Segundo meu amigo portugues era tripeiro,hi,hi
      Há tenho um primo tb Arnaldo Luís Rezende.Moramos noRJ.
      Gostaria de saber a origem mas é dificil ,pois os mais velhos que estão vivos não lembram de muita coisa.Eu acho que esse meu ancestral deveria ter famíla em Portugalmas não consegui rastrear nada.Existe um inventario de um terreno que deve ter a filiação desse José Correia,daí pelos pais ficaria mais fácil de achar algum ancestral comum

      • Marcelo Rezende :

        Gina, é realmente intrigante…rsrss…, mas na minha família só existiram 2 Arnaldos Rezendes, um deles era o meu avô materno, natural de Aveiros, Portugal, nascido em 1911, já falecido na década de 50. O outro era Arnaldo Rezende Filho, meu tio, filho do primeiro Arnaldo, e cujo apelido familiar “Rico”, falecido há 2 anos. Este último, meu “tio Rico” era brasileiro, mas casado com uma portuguesa, que ainda é viva, e todos moramos no RJ.
        O que mais chamou minha atenção foi o fato do seu bisavô ser do Porto, pois Aveiros fica um pouco abaixo do Porto e também o nome do seu primo “Arnaldo Luís Rezende”, porque meus dois primos mais velhos e descendentes desse meu avô, são Arnaldo Rezende e Antônio Luís do Nascimento Rezende, este último primo e padrinho.

        Abraço p vc e toda a imensa família Rezende

  22. Jose Raimundo Rezende :

    Sou de Passos – MG, a familia de meu pai é Rezende, todos da cidade de Passos.
    Se estiver alguem que conheça, entre em contato, gostaria de conhecer os familiares.
    Abraço a todos os Rezende.

  23. marcos maurício mendes lima :

    Minha bisavó chamava-se Gabriela Maria Rezende,era natural de Rezende Costa;meu avô José Domiciano Ribeiro(descendente dos Arvellos de Portugal,da parte paterna),por sua vez era pai de José Desidério de Lima,este, meu pai.Parabéns a cidade de Rezende Costa, pelo centenário de emancipação.

  24. lucas rezende :

    meu nome é rezende com z e minha familia tem origem italiana

  25. maria luzia rezende :

    gotaria de saber a origem de meu nome rezende meu avo se chamava leonardo afonço rezende ;morava na fazenda boa esperança minas gerais. sera que sao descentes de portugueses ou italianos/ me ajude a descobrir .muito obrigado

  26. Willian Keller de Rezende Lima :

    Meu avô materno veio de Cataguases – MG para o Rio de janeiro , chamava-se Lybio Vieira de Rezende, dizia a nós sobre a família Rezende naquela região de Minas Gerais, lembro-me , ainda, que ele convivia no Rio , com primos seus, dos quais falava muito a respeito, Heriberto Rezende e Guioberto Rezende . Tenho vontade de conhecer sobre a família e manter contato com aqueles que possuem a mesma origem.
    Abraços a todos

  27. marcos mauí­cio mendes lima :

    Senhor Alcides Bernardes, tenho o Almanak Administrativo, Civil e Industrial da Província de Minas Gerais(1865),infelizmente incompleto;mas traz um detalhe curioso,na parte que fala de Pouso Alegre, a relação dos comerciantes de molhados é a seguinte:João Manuel da Rocha Junior,Vicente Xavier Correia,Justino Francisco Ferreira,Miguel de Sousa Gomes e Manuel da Costa REZENDE. Júlio Bueno Brandão,que fora presidente do Estado, tem sua origem em Pouso Alegre.O pai dele era Subdelegado na cidade. Os ideais de Integralismo,em Minas, tiveram início em Pouso Alegre nos Anos 30. Marcos Maurício(grande BH).

  28. wverthon rezende :

    meu avo luis tavares de rezende

  29. diva helena resende begotti :

    olá meu nome é diva helena resende begotti,sou de taubaté sp neta de francisco reis rezende e ambrosina rezende de resende rj se alguém os conheceram e quiser entrar em contato estou a disposiçãao PARA CONVERSARMOS SOBRE NOSSA FAMILIA .

  30. diva helena resende begotti :

    m

    • Maria Terezinha :

      Diva, sou de Itumrim, MG, faço genealogia dos Rezsendes descendentes de Cap. Geraldo Teodoro de Rezende, dundador de Itumirim, meu trisavô. Chico Reis é bisneto dele. Diva, penso que já nos encontramos em algum Rezsendão. Sou Maria Terezinha de Resende. Um grande abraço.

  31. diva helena resende begotti :

    Maria Luzia a descendencia da familia rezende é de Portugal da cidade de Rezende em Berauca a 315 km de Lisboa

  32. diva helena resende begotti :

    não é Berarauca é Beira Alta desculpa escrevi errrado

  33. geraldo rezende :

    Eu Sou Rezende de Sergipe

  34. diva helena resende begotti :

    sou neta de francisco reis rezende e ambrozina rezende se alguem conhecer ,entre em contato.

  35. Marcelo Rezende :

    oi meu nom é marcelo rezendecom z somos parentes moro em minas e se tiver e-mail manda msn ai

  36. Jaqueline Ribeiro Rezende :

    Sempre tive a curiosidade de sabe tudo sobre a família Rezende e saber se eu faço parte desta árvore.

  37. Cintia Aurora França Rezende :

    Ola meu nome e Cintia Aurora França Rezende sou de cachoeiro de itapemirim-ES

    • Tatyana rezende :

      Cinthia td bem?! meu rezende veio dai e meu avo chamava paulo de almeoda rezende e o seu?!

  38. francisca inacio rezende :

    olha me orgulho de ser rezende

  39. emilio ricardo de rezende :

    sou em emilio ricardo de rezende,filho de nelson rezende,neto de joaquim messias rezende,bisneto de benedito messias de rezende,moramos em itaporanga-sp ,divisa com o paraná,diz o meu pai que meu bisavô veio de ouro fino minas gerais,pesquisando descobri que somos de origem portuguesa de uma cidade chamada rezende 320 km de lisboa,aguardo ancioso para saber no breasil de onde viemos.

  40. ricardo :

    Meu no é Ricardo Resende Costa, descendo da Helena Maria com João de Rezende costa, sou da 7 geração no Brasil. Moro em Paracatu.

  41. roberto pereira de rezende :

    sou do rio, moro em São Paulo. Meu pai é de Carpina minha mae de Cas Amarela. Tambem sou Rezende mas não conheço Pernambuco.

  42. José Francisco Vieira de Rezende Neto :

    sou de minas gerais, moro em Montes Claros, meu avô e bisavô são de Conselheiro Lafaiete onde mora maior parte de minha familia (rezende) e onde nos encontramos todos os anos, normalmente em Junho ou Julho. Obrigado grande abraço a todos

  43. Marcela Resende :

    olá, sou Resende tbm, nasci no ceará.

  44. ADELINO DE SOUZA DAMAS :

    Sou neto de Antonio de Rezende(Rezendo) Júnior queria saber se há um livro sobre a família Rezende e se onde posso encontra-lo?

  45. Lúcia de Fátima Rezende Castro :

    Olá! Tambem sou da família Rezende, meu bisavô – Sebastião Aureliano Rezende da Silva, meu avô Bernardino Rezende, meu pai Luiz Rezende. Sou de Orlândia S/P.

  46. Luiz Fernando Resende :

    Minha Familia tem origem na cidade de Luz MG, sou neto de Valfrido da Costa Rezende, e meu bisavô se chamava Vicente Camilo de Rezende. Sei que todos os Rezendes são parentes, gostaria de saber se vc tem mais informações sobre minha desendência? obrigado.

  47. Nina Rezende :

    Sou de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. Alguém sabe onde posso encontrar a árvore genealógica da família?

    • Débora :

      Oi
      A minha avó é de conselheiro Lafaiete, sebastiana Rezende Alves, seu pai era José Rezende casado com maria lizarda Rezende. Ele era português e ela pernambucana.

  48. Amauri Rezende de Lima :

    sou filho de Antonio Rezende de lima Alagoano de São Miguel dos campos aulguns dos meus primos e primas podem por favor me dar uma luz plis

  49. Jaciane Rezende :

    Olá pessoal!
    Meu meu sobrenome veio do meu Pai ; Ele é de Minas Gerais…
    Gostaria de conhecer mais pessoas com o mesmo sobrenome que o meu e tbm saber se algum é parente!!kkkk
    Fiquem com DEUS!!
    bJoOO..

  50. mario dermeval aravechia de resende :

    sou RESENDE, nascido em Dracena-SP aos 27.07.1971, su neto de Demerval Vieira de Resende e filho de Affonso Arthur Vieira de Resende, ambos mineiros de Cataguases. Em um distrito ao lado, Glória, ainda resta parte da fazenda Rochedo, local onde tudo começou. Estive por lá várias vezes, e a última foi em 2003. Hoje moro em Cuiabá-MT.
    Abraços a todos

  51. Gilcea Rezende Santana :

    Olá faço parte da família Rezende, moro em Vitória/ES, faço parte da família por parte do meu avô materno que era tio de Eurico Rezende (ex governador do meu estado) conforme relatos da minha avó que ainda é viva com 96 anos, eles migraram do estado de Minas para Itaperuna-RJ onde minha mãe nasceu. Um grande abraço a todos da família.

  52. Alessandra Rezende de Oliveira :

    Olá também sou da família Rezende ,meu avô materno se chamava Joaquim Monteiro de Rezende , do sudeste de minas, gostaria de mais informações sobre a nossa árvore genealógica.

  53. jose rezende dos santos neto :

    sou de entre rios de minas, meu pai e vicente rezende, meu avô de jose rezende dos santos, minha bisavó vicencia rezende de miranda. tenho olhos azuis a marca registrada da familia rezende.

    • marcos mauricio mendes lima :

      Sua família é retratada na Genealogia Mineira Volume III (1937), de Arthur Rezende – às páginas: 724 e 725. Sou da Família Mendes & Oliveira, de Entre Rios de Minas. Estou no face com marcos lima.

  54. jose rezende dos santos neto :

    tenho muita vontade de conhecer meus parentes, porque moro em bh, desde que nasci e não tenho contato com meus parentes distantes, sendo que meu pai já faleceu, então nao tenho como conhece-los, abraços e ate um dia!

  55. Maria de fatima Silva :

    Tambem faço parte da familia Resende sou filha de Belmira Resende da Silva(falecida) que é filha de Sebastiao Candido Resende e Etelvina Jose Floriano ambos ja falecidos, antigos fazendeiros de Camapua MS,moro em coxim ms.Gostaria de conhecer o meus familiares do lado da minha mae,meu endereço eletônico é:fatima-pf@live.com

  56. maria da conceiçao fernandes :

    sou neta de João Fernandez de Rezende e filha de Jose Fernandes de Rezende queria saber a verdadeira historia do sobrenome Fernandes sei que é vindo de Portugal se souberem me passem por favor desde ja obrigada minha cidade é Entre Rios de Minas MG

    • Jane Lucimara Rezende :

      Olá meu pai e José Fernandes de Rezende meus avós Alípio Xavier de Rezende e sua mãe Deolinda Fernandes Rezende e avó marciana só que sei que o pai dela era um fazendeiro muito rico que a deserdou pq ela se apaixonou por um rapaz que .Não tinha bens aí ela nunca mais voltou para sua família que residiam em areias MG, mas eles vieram residir em minha cidade onde seus fundadores são Rezende gostaria de manter contato com vc

  57. Raiane Rezende :

    Uau! Eu sabia que a familia Rezende tinha alguma história interessante, mas não sabia que era pra tanto! Minha avó, me deu uma árvore genealógica que vem desde mais ou menos a irmã de Tiradentes, até os pais de minha avó. Tenho uma parente que tem um livro com árvores genealógicas… E não deixa nem ninguém pegar, que pena kkk
    Mas estou muito feliz em descobrir a origem da minha família!.

    • Rafael :

      Oi Raiane, procuro as origens da família que vc se refere, os Xavier e Rezende de MG. VC teria mais informações sobre esta genealogia? Obrigado

    • Luiza Maria de Resende :

      Raiane, por favor entre em contato comigo: luizamr@sbcglobal.net.
      Creio que podemos conversar e trocar informações. Obrigada. Luiza Maria de Resende, de São João Del Rei, MG.

  58. Roberth Vieira de Rezende :

    Olá tenho curiosidade para saber se faço parte dessa linhagem da familia Rezende Real pelo que sei meu tataravô era imigrante era o senhor Cristiano Vieira de Rezende ele viveu aqui em torno de Goias Velha Goias,..

    • Douglas Roberto Bittencourt Rezende :

      Oi, faço parte da família Rezende e o curioso é que o nome do meu avô é Anízio Vieira de Rezende, já falecido e de meu bisavô, José Vieira de Rezende, provenientes dos arredores de Entre Rios de Minas, hoje moro em Conselheiro Lafaiete MG

  59. Teresinha Fatima Resende :

    Olá,tenho orgulho de pertencer esta familia resende. sou de Alto Rio Doce M.G

  60. sandra mara de souza rezende :

    me emocionei!!!!!!!!!!!!!!!!

  61. Thamires Lisboa Rezende :

    Eu amei a historia da familia rezende,bem as vezes até penso que eu poderia ter linhagem real mas acho mais que não senam a maioria dos rezendes seriam de linhagem ral,mas sim queria conhecer meus anterpassados…

  62. Thamires Lisboa Rezende :

    mas ser princesa seria um grande sonho

  63. Simão C Alves Rezende :

    Interessante…. sou Filho de Jose Alves Rezende, neto de Maria da Luz Rezende. somos do norte de Santa Catarina. Meu pai não conheceu nenhum parente (minha avó faleceu quando ele tinha 14anos). O nome Rezende foi herança de minha avó, ja que meu avô não assumiu o filho (ele era Alves).

  64. douglas rezende da silva :

    sou pulista minero rezende com orgulho… um abraço a todos que fazem parte dessa historia

    • allanderson rezende gonçalves :

      ola pessoal eu me chamo allanderson rezende gonçalves sou de sao simao goias sou do interior do estado, sou neto de antonieta rezende de freitas. moramos em sao simao goias.

  65. douglas rezende da silva :

    sou de caratinga leste de minas

    • Iury :

      Sou Rezende tbm, meu pai era de caratinga JADIR REZENDE

  66. Vanessa Rezende :

    Muito interessante descobrir a história da família. Sou da região norte de Santa Catarina, neta de Francisca da Silva Rezende e Escolácio Rezende (ambos já falecidos).

  67. MANUEL PINTO RESENDE :

    Antes de mais, as minhas saudações fraternas para todos e todas as RESENDE. O meu SAUDOSO PAI, era natural da freguesia do GRILO no concelho BAIÃO / PORTUGAL.
    Gostaria de estabelecer contacto com outros ou outras RESENDE para conhecermos
    possíveis laços familiares.
    Um abraço para todos

    • António Alberto Rodrigues Resende :

      Meu avô era natural de Ovar e casou em Albergaria a Velha, nunca o conheci. Entrou na 1ª guerra mundial, combateu em Monçambique. O irmão cerca do ano 1900 imigrou para o Brasil e nunca mais deu noticias.

  68. Ana Maria Rezende dos Santos :

    Amei saber a historia da minha familia. E como tem “Rezende dos Santos” hein…..

  69. Vânia Rezende de Freitas :

    Olá tb sou Rezende, minha mãe era filha de Eugenio Rezende, eles eram de Passo Fundo mais precisamente de Getulio Vargas RS, minha mãe contou algumas histórias sobre a origem da família, sei que meu avô tinha muitos irmãos e que eles se espalharam pelo Brasil, meu avô segundo minha mãe tinha uma construtora em Getulio e foi responsável por várias construções antigas da cidade inclusive um grande hospital, caso alguém já tenha ouvido falar desta construtora, minha mãe contava que meu avô foi embora e eles perderam o contato. Ela soube que ele teve outros filhos, sei que ele morreu há mais de trinta anos pois eu não era nascida…

    • Vânia Rezende de Freitas :

      MINHA ERA MARILENE REZENDE…

  70. ANTONIO TORRES REZENDE :

    Meu nome é ANTONIO TORRES REZENDE, faço parte da familia REZENDE e TORRES, familias fundadoras da cidade de Canhoba – Sergipe – Brasil

  71. julio cesar de souza :

    sou descendente do Tenente Alexandrino Jose de souza-nascido em 1839-descoberto mg
    Sou Souza-lima-Souza -Rezende

  72. Antonio carlos pereira de rezende :

    Até hoje eu só conheço família rezende até meu avó -Sevriano de rezende,por parte de meu pai -Antonio inácio de rezende depois disto não conheço mais ninguém!,Será que por um acaso da vida fomos excluidos?

  73. Rebeca Rezende :

    Adoreiiiiiiiii

  74. VALDIR JULIO RESENDE PINTO :

    Interessante,…..Também sou descendente da família Resende, nasci em Angola, meu Avó chamava se Cassiano Pinto Resende, era Português, ele contava que parte da família emigrou para o Brasil, ele veio para Angola, tinha 22 Anos, veio para ser capataz, naquela altura andava de Tipoia, era carregado por 2 pessoas, Ficou aqui 40 Anos, teve com 2 mulheres e 9 filhos, a minha mãe era a mais velha da primeira, chama-se Maria Celeste Resende Pinto…. Tenho 46 Anos, meu avó faleceu a “12 anos” em portugal, era Diabético .

  75. Rigel Marinho Pimenta :

    Bom dia….

    Quero apenas informar para você que este brasão reszende com a cruz é falso, é uma variação do brasão Ribas com algumas alterações. Quem falsificou e espalhou pelo Brasil este brasão foi uma empresa mineira que fazia exposições em shoppings, aeroportos e tinha tb alguns representantes que não sabia da falsidade do trabalho. Conheço um deles. Se você quiser tirar a prova, faço um desafio: Encontre algum registro bibliográfico com pesquisa nos museus e cartório que contenha a descrição deste brasão com a cruz.
    O único e verdadeiro brasão desta família é ouro com duas cabras de negro gotadas de ouro.

  76. Gostei muito de compriender melhor a orige do meu sobrenome

  77. LUIZ FELIPE REZENDE :

    Gostei muito de saber a origem de meu nome, nos dá uma sensação emocionante.

  78. JOÃO RESENDE :

    Li a o estudo feito sobre a família RESENDE escrito por Lino Resende. GOSTEI MUITO, assim fiquei sabendo mais sobre a origem dos meus antepassados. Vou procurar o brasão dos RESENDES representado por duas cabras, já que o representado por uma cruz deixa dúvida quanto a ser falso ou não.

    Um abraço aos “REZSENDES” de todo o mundo, em particular os brasileiros.

  79. Schyrles Rezende :

    OLÁ! Meus avós paternos vieram de Portugal em 1912 – Antonio Marques de Rezende e Maria de Jesus Rezende e se estabeleceram no estado do Rio…

  80. joselia rezende :

    gostei muito por fazer parte da familia rezende

  81. Ana Carolline De Melo Resende :

    Olá como viram também sou Resende, filha de Osmar Freitas De Resende, avó Maria Altair Freitas Resende avô Mario Freitas, minha família é de Araguari Minas Gerais, moro em Goiás e na minha cidade tem vários Resendes e Rezendes

    • Cláudio Bastos Rezende :

      Ana Caroline, sou autor do livro “Família Reszende: resgate de elos perdidos”. Trata-se de uma pesquisa genealógica sobre os Rezende do Triângulo Mineiro.

      • Henrique Rezende Rocha :

        Olá Claudio Bastos Rezende, onde posso comprar esse livro? Por favor entre em contato.

  82. Carolina Miranda Rezende :

    Muito bom conhecer nossa origem e saber que a familia é tão grande!!
    Quero muito saber noticias de meus tios por parte do meu pai:Vigilato Miranda Rezende de Rio Paranaiba e em todo sul de minas

  83. maria Ines da Silva :

    gostaria de manter contato com Marcelo Rezende, familia de Passos, residente no Rio de Janeiro, sou Consultora de Imoveis.

    grata.

  84. maria Ines da Silva :

    gostaria de manter contato com Marcelo Rezende, familia de Passos, reside Rio de Janeiro.
    grata

  85. marcos maurício mendes lima :

    Só existe dois caminhos da luz para a compreensão da FAMÍLIA REZENDE NO BRASIL”, os dois livros “Genealogia Mineira” (1939)- de Arthur Rezende – Em 4 volumes(inclue o índice de nomes) e “AS TRÊS ILHOAS”( em 3 Volumes), de José Guimarães. Isto é tudo.

  86. Beethoven Resende :

    Moro em João Pessoa /Paraíba e nossa família (Resende/Rezende) é muito grande aqui também.

  87. Rita de Cassia Resende :

    Olá, ao ler esta historia sobre a Familia Resende no Brasil, tem algo em comum com minha familia. Meu bisavô Augusto Pereira de Resende era de uma familia de Portugal com sobrenome Resende, e segundo minha tia filha de Adelino Augusto de Resende, temos parentes em Minas Gerais em varios lugares: 7 Lagoas, Morro do Ferro, Oliveira, São João Del Rei, Tiradentes, Mariana, um lugar chamado Santiago onde tem a Festa do Biscoito. Gostaria de receber resposta se conhece alguém dos lugares mencionados. É muito bom saber da nossa origem e ter contato com nossos familiares.

    Aguardo resposta, caso tenha.
    Obrigada, Rita de Cassia Resende

  88. Jose batista da silva junior :

    Gostaria de saber se existe algum livro da família Rezende,pois meus bisavós,antepassados parecem que vieram da cidade de Rezende,gostaria de saber o certo minha origem grato!!!!!!!!!!!!

  89. marcos maurício mendes lima :

    Maria da Conceição Fernandes entre em contato com mlmlmarcoslima@gmail.com.

  90. PAULO GUEBERT DE REZENDE LIMA :

    SOU CARIOCA, 60 ANOS, FILHO DE IVONNE BONIFÁCIA DE REZENDE LIMA E NETO DE LYBIO VIEIRA DE REZENDE ELA CARIOCA TAMBÉM E ELE MINEIRO DE CATAGUASES NASCIDO FAZENDA ROCHEDO.
    GOSTARIA DE CONTATOS FAMILIARES E INFORMAÇÕES SOBRE A FAMLIA.I

  91. neusa silva :

    minha família lado materno é resende de oliveira, Varginha e Carmo da Cachoeira sul de MG,nome de vovô Américo José Rezende bisavó Filomena rezende seus tios avós Antonio Rezende,Francisco Rezende,Aurora RezendeJosé Amador Rezende.Algum descendente?

    • neusa silva :

      Não entendí moderação?

    • Katia Rezende :

      Ola Neusa, tudo bem?
      Meu bisavô chamava-se Francisco Rezende, o que vc cita era casado com Idalina de Rezende?
      Obrigada

      • Katia Rezende :

        Olá, meu bisavós são Francisco Rezende e Idalina Rezende e meu avô Israel Rezende. Goataria de conversar mais com vc.
        katialrc@yahoo.com.br

  92. PAULO GUEBERT DE REZENDE LIMA :

    MEU AVÔ ERA LYBIO VIEIRA DE REZENDE ERA DE CATAGUASES NASCEU NA FAZENDA ROCHEDO É O QUE SEI…

  93. LETICIA DE RESENDE VIANNA :

    OTIMO SABER QUE MEU NOME NAO ESTÁ ERRADO COMO TODOS DIZEM.
    SOU DO RJ

  94. PAULO GUEBERT DE REZENDE LIMA :

    MEU AVO ERA LYBIO VIEIRA DE REZENDE DE CATAGUASES DA FAZENDA ROCHEDO E FOI PRO RIO BEM NOVO.

  95. CARLOS ALVERTO REZENDE :

    AOU REZENDE DE SANGUE E NATUREZA NACIDO EM SÃO MATEUS ES ERDEI O REZENDE DO MEU PAI JOSÉ REZENDE FILHO CUJO QUAL COMO OS NOSSOS ANTEPASADOS TINHA O PRAZER DO DESBRAVAMENBTO.

  96. fabio :

    eu sou fabio rezende, meu avô era OSWALDO CARMELITA DE REZENDE nascido em minas gerais, viveu no rio de janeiro regiao de são pedro da aldeia-rj. se tiver alguem da familia ahi um abraço a vcs.

  97. José Geraldo Rezende Martins Finho :

    Eu também sou Rezende, de Sergipe da cidade Canhoba

  98. Leandro Rezende Santos :

    Moro em Aracruz-ES e,boa parte dos Rezsendes da família moram aqui no Estado tbm…

  99. Elizabeth :

    Oi, Paulo…vc está pesquisando sua família Rezende…mas vi que vc também é Guebert. A sua família Guebert é do sul?

  100. Valeria Rezende :

    Sou filha de Rodolfo Rezende Neto, seu pai era Antonio Ribeiro de Rezende, seu avô era Rodolfo Rezende naturais de Esmeraldas-MG se tiver alguem que conheça por favor entre em contato: email wall_rezende@hotmail.com

  101. PAULO GUEBERT DE REZENDE LIMA :

    sou neto de LYBIO VIEIRA DE REZENDE natural de Ctaguases mg.

  102. Regina Stela Estilac Rocha :

    Olá, Boa tarde.
    Não faço parte da sua família mas, adorei ler cada frase escrita sobre ela. É uma história de raça, idealismo e amor.
    Adorei.
    Meu nome é Regina Stela e estou a procura das minhas origens em Araguari e Pirenopolis. Minha bisavó e avó eram de Araguari: Carolina e Auristela Pires. Meu avô era João Magno Estilac Leal. Estou escrevendo um livro de memórias da família e para isso estou pesquisando muito.
    Mas, obrigada por compartilhar sua bela história. Se puder me passar sites para que eu faça minha pesquisa, vou ser eternamente grata.
    Fique bem!

  103. telma maria rezende :

    pai hildebrande rezende da silva nao conheço nimguem da familia

  104. Kátia Rezende :

    Sou neta de Israel Rezende, não o conheci, e meu pai diz que ele não falava de seus familiares….o que sabemos e que ele é da região de Uberaba ou França…..gostaria de ter informações sobre esses familiares, se possível

  105. António Alberto Rodrigues Resende :

    Meu avô era natural de Ovar e casou em Albergaria a Velha, profissão oleiro, nunca o conheci. Entrou na 1ª guerra mundial, combateu em Monçambique. O irmão cerca do ano 1900 imigrou para o Brasil e nunca mais deu noticias. Meu avô viveu em Lisboa, onde nasceu o meu pai e eu. Em 1930 era trabalhava numa olaria no Intendente em Lisboa. aarresende@msn.com

    • Ana Lucia Pereira de Rezende :

      Boa Tarde!
      Eu usei o meu nome de solteira, pois como sou casada e assumi também o nome do meu esposo, ele ficou modificado.
      Estou dando ênfase ao meu nome de nascença, em vista, de estar pesquisando sobre a origem do meu Rezende por parte do meu pai.
      Sei muito pouco sobre minha família paterna.
      Mas, como você é um descendente de um Rezende de Ovar, talvez me traga uma luz e eu consiga ter a Felicidade de saber sobre a história desse ramo dos Rezendes que tanto me orgulho!
      O que sei sobre os meus Rezendes:
      Avô: Manuel Pereira de Rezende.
      Avó: Amélia De Mendonça Pereira de Rezende.
      Meu Pai: José Pereira de Rezende.
      Irmãos do meu pai:
      Carlos Pereira de Rezende. Esse tio eu conheci, pois veio para o. Brasil, meados de 1900, ainda rapaz novo ( ele e meu pai). E aqui em Recife/PÉ casaram e nunca mais voltaram para Portugal.
      Sei que tinham uma irmã de nome Laura Pereira de Rezende que depois veio para o Sei que eles tinham uma irmã chamada Laura Pereira de Rezendee tem filhos em Minas Gerais.
      Tinha outra irmã que parece se chamava Alexandrina.
      Por favor, se interessar me ajudar nessa descoberta, me responda através desse e-mail, que é o meu particular.
      Desde já, muito agradecida,
      Ana Lúcia.

  106. Kurtis François Teixeira Bastos :

    Gostaria de saber se houve no inicio do seculo XX um ramo da família no Estado do amazonas ou Ceará. Minha vó se chamava Esmeralda Nunes Resende, nascida em 1905. Aos doze anos, juntamente com dois irmãos, é trazida ao Ceará por uma tia, para entregar a familiares. Sua tia contrai a gripe espanhola e morre em Fortaleza. As crianças são entregues a outras famílias. Minha vó foi criada por minha bisavó por parte de mãe. Acredito que haja um ramo da família Resende no Ceará que deve ter migrado para o amazonas em busca de riquezas. Quem tiver alguma informação ajudaria a escrever esta história. Agradeço. bastos.kurtis@gmail.com

  107. CARLOS :

    ALGUÉM AÍ CONHECE A FAMÍLIA RESENDE DO SUL DE MINAS GERAIS JACUTINGA, OURO FINO, ETC…

    • Ronaldo Honório de Rezende :

      Sou de s Lourenço MG e estou procurando os Honório de Rezende

    • Jane Lucimara Rezende :

      Olá sou de Senador Amaral,minha descendência vem dos Xavier de Rezende e dos Ferreira de Rezende tb quero saber sobre meus tataravô s .Obrigado

  108. zuleika oliveira :

    Sou neta de Ercília César Resende, não sabemos nada sobre ela, temos como referência Afonso Cláudio-ES, minha mãe nasceu nessa cidade, minha avó, mudou-se para Vitória, precisamente Vila Rubim, minha mãe hj está com 82 anos e conta as histórias, mas nem o nome da nossa bisavó não sabemos, sabe-se que morava na roça, minha mãe era criança nessa época. Agradeço qualquer informação.

  109. zuleika oliveira :

    Esqueci de dizer que moramos na Bahia, mas temos parentes em Vitória.

  110. Márcio Rezende :

    Sou neto de Fernando Américo de Rezende, nascido em 1898, natural de São José dos Calçados- ES, ali na tríplice fronteira ES/RJ/MG. notei neste site muitos Vieira de Rezende que devem gostar desta informação deste site lá se São José da famíla do meu avó que lá residia até alistamento militar obrigatório, onde veio pro RJ…

    http://www.broinha.com.br/perfil/pedro_nolasco_vieira_rezende.htm

    Um abraço a todos!

  111. marcos maurício mendes lima :

    O nome do senhor Lybio Viera de Rezende acima, é mencionado na Genealogia Mineira Volume I – 1937 – Primeira Parte – de Arthur Rezende – à página 86. Diz que ele era formado em Direito e era Dentista também.

  112. Lucy Aparecida Rezende :

    GOSTARIA MUITO DE SABER A RESPEITO DESSA ARVORE GENEALOGICA DA NOSSA FAMILIA , MEU AVÔ VEIO DO SERGIPE PARA O MATO GROSSO DO SUL,SEU NOME ERA LUIZ REZENDE , FILHO DE MIGUEL ARCHANJO DE REZENDE E MARIA JOSE REZENDE

  113. Manuel Pinto Resende :

    Sou Português, nascido na cidade do Porto. Meu Pai era quem tinha o sobrenome RESENDE, natural da cidade de BAIÃO em Portugal e já falecido há 55 anos.
    Nunca conheci nenhum familiar “ascendente” da parte de Meu Pai (Joaquim Pinto Resende)
    Haverá alguém que me possa fornecer alguma pista ??????
    Muito obrigado e os meus cumprimentos,

  114. MÁRCIA CRISTINA RESENDE DA SILVA :

    Boa tarde!
    Meu nome é Márcia Cristina Resende da Silva, gostaria muito se possível localizar meus parentes. Meus pais nasceram em Caratinga MG, meu pai Manoel Resende da Silva, minha mãe Nadir Resende de Paula, ambos falecidos, tiveram três filhos eu, Carlos e Expedito (falecido). Moro em Carangola MG, mas gostaria de saber informações sobre minha família, sendo que fui adotada com cinco anos de idade e não tive a oportunidade de conhecer a FAMÍLIA DOS MEUS PAIS. Se alguém puder me ajudar eu agradeço desde já!

  115. Vilmara Rocha :

    Olá

    Meu avô era Aprígio Fernandes de Resende de Minas , vi que a historiadora tem o mesmo sobrenome

  116. ADRIANO RESENDE :

    oi pessoal!!
    Sou descendente de Inácio da costa resende de cachoeira de minas

  117. Margarete Resende Moreira :

    Olá,muito bom saber da nossa descendência.Meu nome Margarete Resende,Reszende sobrenome pelo lado materno e paterno.Família de Goiás,MT e MS.Sei que nossos antepassados vieram de Minas Gerais.Bjos a todos Reszende

  118. Paulo Rezende :

    Olá, sou Rezende com Z, meus pais são descendentes de MG, minha avó, é dos Oliveira, de São João del Rey, meu pai é dos Teodoro de Rezende, que vieram de MG e se espalharam por Goiás, em Pires do Rio e depois alguns vieram para Inhumas e Goianira região metropolitana de Goiânia.

  119. Valéria Simão Rezende :

    Pertenço a família Rezende pelo lado paterno. Meu tataravó, Inácio da Costa Rezende, foi quem doou as terras para fundar a cidade de Cachoeira de Minas/MG. No ano passado fizeram um encontro da família Rezende nesta cidade.

  120. olivia Resende :

    Eu sou da familia Resende, filha de Angelo da silva Resende. De Oliveira de Azemeis Portugal. Estou passionada por a descendencia dos Resendes e sua Historia…Somos uma grande familia os Resendes.
    Obrigado de me ler.
    Meus cumprimentos Sincéros.

    • olivia Resende :

      Ola, nao tive nutiçias voças!!

  121. eunilson silva resende :

    eu tb. sou famlia resende e nasci ostaria de saber em santa helena de minas, neto de josé resende, gostaria de saber se é a mesma familia de portugal que se estabeleceu
    nas minas gerais.

    um abraço a todos.

    • Luzia Rezende dos santos :

      Olá eunilsom meu nome luzia Rezende filha de Santa Rezende que tem os irmãos desaparecido, são eles , José Rezende ,Antenor Rezende ,dionilha Rezende ,Maria Rezende,santo Rezende ,ambos de minas gerais moro, estado do espírito santo vitória se tv algum alguns paretesco entra em cotato

  122. olivia Resende :

    Ola ! Sou Olivia Resende residente en França, filha de Angelo da silva Resende de Oliveira de Aemeis Portugal.Gostava de saber mais sobre nossa descendência do nome Resende. Obrigado de me ler.
    Comprimentos sincèros a todos os Resendes.

  123. Silvano Rezende :

    sou Silvano Rezende, filho de Virgílio Francisco Rezende neto de Jose Francisco Rezende gostaria de saber se tem alguém nesta arvore

    • Henrique Rezende Rocha :

      Ola Silvano,
      Meu trisavô chamava-se Antonio Francisco Rezende. Teve um filho chamado Antonio Rezende da Silva, nascido, segundo dizem, em São Gotardo, MG. Meu avô, Juvenal Rezende da Silva nasceu em Hidrolandia, GO. Você sabe onde seu avô nasceu? Vi que seu avô chamava-se Jose Francisco Rezende. Talvez tenha algum parentesco.

  124. Luiz Fernando de Rezende :

    meu avô materno Jayme torres Rezende nasceu dentro de um navio vindo de Portugal p o Brasil em 1930 somos de Petrópolis RJ minha bisavó Maria da glória torres de Rezende

  125. Luiz Sebastiao de Resende :

    Gostaria de conhecer minha origem.

  126. geisy vieira de rezende :

    Sou Vieira de Rezende e meus antepassados são de Lagoa Dourada e Cataguases, temos uma arvore genealógica muito antiga, já está em nossa família a gerações contado toda a vida da família.

    • Guilherme Rezende :

      Geisy, meu bisavo Astolpho e meu avo Octavio Rezende nascerem em Cataguazes e eram descendentes da 1a Ilhoa .. meu pai é Condorcet Rezende e meu irmao o Bernardinho do volei . Abs

  127. Andre evangelista resende :

    Sou de luz , Minas gerais e gostaria de saber mais da familia resende.Gostaria de conhecer sobre parentes que envolve essa nossa historia.

  128. vania oliveira :

    Ola meu pai tem parentes nessa cidade e é dos resendes.

  129. vania oliveira :

    Minha bisavo se chamava Sindica ou Cindica, mae dos Rezendes que vieram de Goias para Mt.

  130. Valéria Resende :

    Sou neta de Ubaldo Theodoro Rezende, sou Resende por parte de mãe. Meus bisavós eram de Resende_RJ. Gostaria de conhececer algum parente.

  131. sandra Resende :

    Sou bisneta de Felisberto Pinto de Resende e Maria Firmina, conhecida como Cota, de um lugarejo chamado Cajuru, município Resende Costa-Mg.Sou de Belo Horizonte, mas moro em REsende Costa há muitos anos.Meus avôs eram Antonio Candido de Resende e José Pinto de Resende. Meus pais Paulo José de Resende e Maria de Lourdes de Resende eram primos em primeiro grau.Gostaria muito de encontrar parentes de minha avó materna, Cristina Candida de Resende, nascida em um lugarejo chamado Brandão, que fica perto de Desterro de Entre Rios-MG.

  132. Carminha Rezende :

    Sou Carminha Rezende e minha família é de Santa Cruz de Goiás sei que meu Paterno Avô Esperidião de Rezende veio de minas gerais mais não dizer de onde.

  133. Jane Lucimara Rezende :

    Olá família estou muito feliz por ver que a nossa genealogia se tornou tão grande ,eu sou dá família Xavier de Rezende e Ferreira de Rezende,meus tataravos vieram de Portugal e nós não sabemos de mais nada só que embarcaram e do rio de janeiro vieram para uma vila perto de pouso alegre e tb onde eu moro que antes era chamado são Sebastião dá lagoa grande que hoje é cidade Senador Amaral, se tiver aí parentes me respondam, obrigado, abraços!

  134. César Luzia de Resende Campos :

    Sou de Lagoa Dourada..Toda minha família e Resende .E dá cidade vizinha Resende Costa fundada por José de Resende Costa..Ainda existe a casa construída por ele lá.temos um Livro de assentos com datas desde a saída de Acoures em Portugal .Tudo sobre a família Resende

  135. João Felipe Rezende :

    Eu acho que nao tem nada aver Rezende com “Z” ou com “S” isso foi um erro de “CARTÓRIO” fizeram varios tipos de sobrenomes “REZENDE, RESENDE, REZSENDE, ETC … Por mim sendo “REZENDE” com “S” ou com “Z” é a mesma coisa pra mim sao parentes do mesmo jeito

  136. Tânia Rezende dos Santos :

    Bom dia! Sou neta de Antônio Cesário de Rezende e Maria Filipa Ribeiro de Rezende, por parte de minha mãe Suely. Família numerosa de Passo Fundo.Ao todos eram 15 filhos. Meu avô era criador de gado e, segundo meus tios contavam, buscava gado em Minas Gerais ou São Paulo, não me recordo bem. Talvez tenha tido filhos espalhados por esses pagos, pois recordo que um dos tios contavam que uma vez encontrou um homem muito igual a ele, parecia irmão. O vô Antoninho, tropereava seis meses, para buscar o gado. Sim, a marca dos Rezende são os olhos azuis. Os do meu avô, de diversos tipos e tias e tb de um dos meus irmãos tem esta cor. Eu não herdei, mas são castanhos claros. Conhecer minha árvore genealógica sempre foi minha curiosidade. Sei q o vô falava que eram três irmãos vindo de Portugal. Somente um veio para o Sul. Os outros dois teriam ficado em Minas ou São Paulo e Bahia. Não me recordo bem. A família se ramificou, realmente, construir a árvore demanda muito tempo e recursos, claro e capacidade, mas isto não falta a grande maioria dos Rezende. Saudações Rezsendistas.

  137. Jair Rezende :

    Na minha família, temos tios e primos da mesma família com S ou Z no sobrenome Rezende. Ia tudo do cartório ao fazer o registro, e ficava por isso mesmo. Mas, meus bisavós já contavam essas histórias da família quando vieram para o Brasil. Nosso ramo de Rezende vivem no sul do Brasil, mas meu bisavô já dizia que a maior parte da família morava em Minas Gersis. Naquela época tudo era muito difícil, uma viajem levava uma eternidade.

  138. Paulo :

    Olá. Sou da família Carvalho de Resende de Ponte Nova, MG. Alguém sabe se faz parte dos Rezsende. Obrigado.

  139. Sânia Aparecida Resende :

    Sou filha de Carlos Alberto Resende e Maria Helena do Carmo Resende..somos de BH..nunca mais tive contato com meus tios,primos por parte de pai da familia RESENDE.

  140. Andréa Cristina Rezende :

    Olá, sou da família Reszende estabelecida em Pitangui/MG. Meu bisavô se chamava Antônio Camilo Rezende, casado com Benedita Rezende e dos filhos que tiveram me recordo do Carlos Rezende, Joaquim Rezende, Francisco de Assis Rezende, Geraldo Felipe Rezende (meu avô)… A família cultivava café na região de Pitangui. O primo de meu pai, José Antônio Rezende, em suas pesquisas obteve a informação de que o primeiro Reszende a chegar em Pitangui se chamava Francisco Ribeiro Rezende. Ele era tropeiro e trazia mercadoria do Rio de Janeiro para Pitangui, mas com a chegada do transporte por trem-de-ferro na região, ele resolveu comprar terras para cultivo. Daí ele comprou terras da Sra. Joaquina do Pompéu, que compreendiam todas as terras rodeadas pelas serras do município de Pitangui, atualmente chamado Coqueiros.
    Eu gostaria de construir a árvore genealógica partindo do primeiro casal João de Resende Costa e Maria Helena de Jesus até a minha geração. Se alguém puder contribuir com alguma informação, desde já agradeço.

  141. Ricardo José Tavares Pereira de Resende :

    Parabéns pela obra. Minha mãe Dilma Tavares de Resende nasceu na Fazenda Engenho Velho dos Cataguás e casou de com seu primo de segundo grau Hélio Pereira de Resende filho do Sr. Eliziário Pereira de Resende. Tenho muito orgulho de ser da família duplamente Ressende. Abra.

  142. Jonathas Tadeu Resende :

    Sou tbm desta família ilustre,moro bem pertinho da cidade de origem São João Del Rei MG.
    Meus pais tbm são Resende,pois minha mãe e meu pai são primos de 3/4 grau!

  143. Maria Terezinha :

    Outros além dos descendentes de Chico Reis, com já disse anteriormente já estão pesquisados e estão em minha árvore genealógica.
    Augusto Pereira de Resende é irmão de minha bisavó Maria Ismenia de Resende

  144. Rui Resendes :

    Caros parentes geneológicos,

    Estou a escrever de Portugal, nomeadamente das ilhas dos Açores.
    Parabéns pelo contributo e estudo histórico. E no que respeita a investigação história tudo é possível e ao mesmo tempo tudo é discutível.
    Há imensas versões que são geralmente aceites, porém outras podem ser contrapostas.

    Obviamente irei apenas referir no que toca à origem, uma vez que a sua disseminação pelo Brasil, ou naquela altura: Terras de Vera Cruz, que a mim é desconhecido.

    Há um consenso geralmente unanime e aceite, sobre o inicio do sobrenome Rezende em Portugal. De facto este nome aparece na zona do Douro.
    Muitos autores associam-no à Vila de Rezende. Outros porém, associam-no a um suposto Conde que foi Cavaleiro do primeiro Rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, na reconquista de Portugal e Península Ibérica, aos Mouros (quem não seria Cristão supostamente).

    O sobrenome Rezende consta no inicio sempre associado à casa “Baião e Rezende”, à semelhança por exemplo da Casa de Bragança. Ou seja era uma família que era pretendente ao trono de Portugal.

    Anos volvidos e após muitas gerações de filhos legítimos e ilegítimos, ou Bastardos, que são aquele que são gerados fora de um casamento reconhecido pela Igreja, a disseminação do nome passa a ser normal.

    Na colonização das Terras de Vera Cruz (atual Brasil) o Estado de Minas Gerais foi terra onde inicialmente deslocaram-se imensas famílias Portuguesas com títulos de brasão, muitas delas já sem património por sucessão. Ou seja, o filho homem herdeiro legitimo e Primogénito tinha o direito de ficar com todo o património. Os restantes, viviam da sua boa vontade. Mas se o património começava a escassear, tinham que emigrar para outras paragens e pediam junto ao Rei de Portugal alguma vantagem, pois facto é que tinham a vantagem de ter um sobrenome ou descendência de nobre.

    Houve várias levas de emigração para o Brasil, em vários séculos diferentes. Da mesma forma como no período do Ministro Marquês do Pombal, época em que o Brasil ainda era Portugal, muitos dos registos civis existentes foram apagados. A razão foi acabar com o preconceito contra os Judeus. Ou seja, haviam imensas famílias de origem Judeia que entretanto ao longo dos séculos converteram-se livremente ao Cristianismo e para que não houvesse o perigo de mais tarde pesquisarem essas informações e não haver o perigo de preconceito, tais registos foram apagados. Por esse facto, mesmo há muita informação que simplesmente, não existe. E por isso nunca podemos dizer com absoluta certeza donde vem exatamente um nome e por esse facto também não se pode dizer que o nome Rezende no Brasil ou em Portugal, vem exatamente da mesma raiz. Poderá e acredito que tem, várias raízes diferentes em diferentes época, ou no caso do Brasil, várias origens em diferentes levas de emigração.

    Um coisa é muito boa no estudo da genealogia, no Brasil, porém não é 100% segura. È o facto do sobrenome ter-se mantido quase sempre REZENDE. Não é arcaísmo! Isso ajuda a estudar a origem com mais precisão. Uma vez que uma vez que os nomes em Portugal foram de certa forma corrigidos em termos fonéticos, foram as letras alterada.

    Por exemplo, se alguém no Brasil tem a versão do sobrenome: RESENDES .. com S no meio e terminação em S.. È sim senhor bem provável que tenha origem nas ilhas dos AÇORES em SÂO MIGUEL ou em SANTA MARIA, pois aí foi a única zona do país que o nome evoluiu para RESENDES e consta que apenas em 100 anos, o nome passou de REZENDES com Z para RESENDES com S. E isso é importante saber quando aconteceu. Já no resto do país, manteve-se exatamente inalterado em REZENDE.

    Além de provirem emigrantes no inicio da colonização para o Brasil, em Minas Gerais. Também vieram muitos dos Açores. Muitos emigrantes que vieram dos Açores para o Brasil, no inicio da colonização, sofriam uma espécie de aculturação. Ou mesmo até aclaração. É uma realidade um pouco “estupida” para os dias que hoje decorrem mas é muito verdadeira. O que aconteceu foi, que muita gente com sobrenome importante tinham filhos fora do casamento. Muitos deles em de mães oriundas do NORTE DE AFRICA , de origem MOURA ou MUSULMANA (não tanto africana e aconteceu já no Brasil). E então nos Açores após obterem estudos emigravam para o Brasil onde havia mais terra disponível e uma vez que os Açores são pequenos e estavam divididos por poucas famílias. Outros iam quase como CRIADOS,.. não escravos,… mas eram mesmo para apenas trabalharem. Uma vez chegados ao Brasil e sendo Portuguesas encontravam-se em liberdade para progredirem na vida. Isso aconteceu com pessoas vindas dos Açores, da ilha da Madeira e de Cabo Verde e talvez de São Tomé e Príncipe. Mas eram considerados Portugueses, que foram aculturados e aclarados.

    Já nos tempos de 1800 para a frente já foi muito diferente. Toda a emigração que vinha dos Açores para o Brasil era considerada .. POVO.. pessoas normais que iam à procura de trabalho ou rendimento e até com a ideia de regressar à sua Terra de Origem, os Açores, por exemplo. Não foram muitos os portugueses de CPortugal Continental que fizeram isso. principalmente foram dos Açores e Madeira. è o caso do meu trizavô, que foi ao Brasil 3 vezes na sua vida, para poder arranjar dinheiro para voltar as suas terras cá nos Açores .. e assim aconteceu. Ele foi e regressou 3 vezes e comprou as suas terrar. Outros parentes por exemplo foram nunca mais regressaram e encontraram a sua vida no Brasil grande nação, onde todas as culturas raças e crenças se misturam numa só e daí resulta um grande país rico em cultura e genética fantástica.

    Abraço
    Rui Resendes

  145. Nelma Rezende :

    Alguém tem alguma coisa pra me contar sobre meu avó Ernani Vieira de Rezende? Feliz e orgulhosa por ser Rezende.

  146. Dagma :

    Bom dia!
    Minha mãe assinava o sobrenome Rezende e eu gostaria de saber mais sobre meus antepassados.
    Quero muito saber o Nome da minha trisavó (tataravó), minha avó chamava -se Deolinda Rezende da Rocha e nasceu em 1921, morou em Santa Rita do Araguaia – MT, a mãe dela chama-se Natividade e sei que faleceu em 1926, o pai da minha avó Deolinda chamava -se Tadeu Vieira de Rezende. vocês tem algum registro sobre a família nessa região.
    Att,
    Dagma

  147. DAGMA :

    Boa tarde!
    Boa tarde!
    sou Filha de Vera Resende da Rocha, neta de Deolinda Resende da Rocha ( nasc. 15/06/1921 e falecimento em 02/01/2007) e bisneta de Tadeu Vieira de Resende e sua primeira esposa Natividade ( falecida em 1926, acredito que ela também assinava Resende) gostaria de saber mais sobre a família na região de Mineiros, Santa rita do Araguaia e Rio Verde – GO.
    Dagma

  148. Guilherme Rezende :

    Ola , Lino,

    Sou descedente de uma das 3 ilhoas . Neu bisavo Astolpho Rezende e meu avô Octavio Rezende sao naturais de Cataguazes e nasceram na Fazenda Da Gloria . Estive em Evora há nesse mês de
    Julho e me
    Hospedei no Hotel Covento do Espinheiro. Nesse convento ha varios Reszendes sepultados – a grafia do nome é com s e z juntos . E o Brasao é o da familia Rezende – os dois cabritos . Tenho as fotos só nao consigo enviar por aqui .

    Abs a todos

  149. João Vitor Resende :

    Sou de Goiânia-GO quero mt saber de meus antepassados (62) 995539899

  150. João Vitor Resende :

    sou de Goiânia (62) 995539899

  151. Maria Esther Teixeira :

    Entro na conversa…. Boa tarde. Não assino Rezsende mas estou na família. Vejam: HELENA MARIA DE JESUS c.c JOÃO DE RESENDE COSTA pais de: JOSEFA MARIA DE JESUS c.c Cel SEVERINO RIBEIRO pais de: cel GERALDO RIBEIRO RESENDE c.c ESMÊNIA JOAQUINA DE MENDONÇA pais de: JOSEFA CLAUDINA RESENDE c.c.Tte MANUEL TEODORO DE CARVALHO pais de:EMERENCIANA FLAUZINA DE RESENDE c.c FRANCISCO TEODORO TEIXEIRA JR pais de: EMERENCIANO TEODORO TEIXEIRA c.c MARIA DAS DORES DA SILVA pais de; BELCHIOR TEODORO TEIXEIRA c.c. GENI RIBEIRO TEIXEIRA pais de MARIA ESTHER TEIXEIRA– EU…..
    Também descendo de JÚLIA MARIA DA CARIDADE e minhas irmãs do primeiro casamento de meu pai descendem de ANTÔNIA DA GRAÇA. Como estão vendo estou cercada das TRÊS ILHOAS. Uma honra. Tenho dois livros de genealogia publicados. Quem se interessar pode contactar-me mariaestherteixeira@gmail.com Abraços fraternais para os Rezsendes

  152. MARCELO VINICIUS COSTA REZENDE :

    Sei somente que meu avó era de MG e carrego o Rezende por sua causa. Gostaria de seguir e encontrar a árvore da família.

  153. adriano cesar rabello :

    sou rabello…descendente dos resendes tambem e fonseca…tenho a arvore genialogica desde a saida das 3 ilhoas em portugal

  154. Luzia Rezende dos santos :

    Olá sou da família dos Rezende meu nome é luzia Rezende filha de Santa Rezende sou neta de Manuel Rezende e Zulmira Rezende ambos de minas MG moro em vitória ES as minhas tias dessaparecidos são Antônio Rezende, José Rezende ,dionilha Rezende , Antenor ,Rezende, santo Rezende

Entre na Conversa

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *