RELAÇÃO, MANIAS E PROBLEMAS HUMANOS

Todos, enquanto humanos, temos nossas manias. E também coisas que, por mais simples que sejam, nos irritam. Eu, por exemplo, fico irritado com alguém mastigando de boca aberta e fazendo barulho ao comer. Mas isso não incomoda aos outros. Por que me irrito? Sinceramente, não sei. Mas acho que tem a ver com a infância e minha mãe dizendo “não coma de boca aberta!”.

A vida é assim. O que nos irrita, pode divertir os outros, não? E nesse sentido é interessante matéria que o jornal A Tribuna, de Vitória, publicou no final de semana. Os repórteres foram às ruas e ouviram vários homens, perguntando-lhes o que lhes irritava nas suas parcerias – namoradas, esposas, companheiras.

Fiquei surpreso com o resultado. Um deles, por exemplo, falou sobre espremer o tubo de pasta pelo meio. não pelo final. E sua mulher sempre faz isso, o que o deixa bem irritado. Outro, comentou o hábito de a esposa deixar a escova de dentes no box do banheiro. Lá, ele acha, não é lugar dela, o que perturba o seu banho.

O espírito machista baixou em um deles, que reclamou de o fato de a mulher pedir sua ajuda nos serviços domésticos. Pedido feito, irritação garantida. É o que ocorre, também, com o marido que chega em casa e encontra toda as lâmpadas acesas, já que sua esposa as acende mas, segundo disso, nunca tem o cuidado de apagá-las. Além do desperdício, do que reclama, ele se irrita com o fato, sempre repetido.

Mas tem gente que se irrita com a arrumação. É que deixa as coisas de qualquer maneira e quando volta, elas estão arrumadas. Aconteceu! É briga certa, mesmo que a esposa explique que se não arrumar, deixa a roupa espalhada por toda a casa. Neste caso também está o mudar as coisas de lugar, causando problemas entre um dos casais ouvidos.

O que mais me impressionou, no entanto, foi o fato de que ter o chinelo mudado de lugar causa grande irritação. A explicação é que, ele, sempre deixa o calçado em um lugar. E quer encontrá-lo lá. A esposa, muda. E ele fica mais do que irritado. Todos os fatos – se é que o são – prendem-se a comportamentos que, no geral, não devia afetar as pessoas.

Mas é como eu disse, são coisas pequenas que nos irritam. E fazem isso somente conosco. Os outros, vendo ou ouvindo alguém contar, vão achar engraçado ou estranho. E pensar: será por que ele se irrita? Eu não tenho a resposta, não. Mas fato é que, verdadeiramente, pequenas coisas nos irritam.

E você, o que é que o (a) deixa irritado (a)?. Divida a sua irritação com os outros leitores.

Compartilhe o Post

Sobre o Autor

Jornalista, blogueiro e curioso, sempre disposto a aprender.

Conversas (32)

  1. Yvonne :

    Lino, são muitas coisas que me irritam, mas quando eu penso no tanto de atitudes carinhosas do meu marido, eu acabo esquecendo. São quase 26 anos, então já deu bastante tempo para relevar.
    Beijocas

  2. Ro Costa :

    Primeiro adorei a cor suave do blog.
    Lino eu sou bem chatinha: fico irritada: com pessoas que estão praticamente grudadas em voce, mas falam super alto; quando está muito frio, quando num churrasco uma parte fala mal da outra parte da família que não está presente, com horário político, com falta de pontualidade, com a desorganização da minha filha adolescente, com carros que tem aquele super som me obrigando a ouvir uma música que eu não pedi pra ouvir, o machismo do meu pai (acredita que esses dias ele me disse que não me casei porque estudei demais? E que homem não gosta de mulher que seja mais instruída que ele blá blá blá), a cara de pau do Lula, gente alcoolizada falando abobrinha… e por aí vai. Viu? sou mesmo chata hehehehe.

    Forte abraço sempre.

  3. Eduardo :

    Lino,

    fugindo do BLOGGER com toda razão! Esta ótimo o NOVO blog! Simples, completo, claro e objetivoa! Já esta no VARAL.
    Sucesso, e forte abraço

  4. teresa :

    muito boa a cara nova do seu blog. quanto à sua pergunta, normalmente eu não sou irritadiça, mas quer me ver fora de mim é me ver numa situação de subordinação a pessoas que eu considero incompetentes, incapazes, inseguras ou burras. aí, o sangue ferve.

  5. elisabete cunha :

    LINO

    Que bom ter sua presença novamente!
    Olha ,temos que aprender a viver com as diferenças!

    beijo mil!

    BLOG LINDO!

  6. Laura :

    Meucaro, ficou ótimo, mais profissional(sei lá se é assim que se diz). Menos pessoal.
    Uma sugestão: veja o que aconteceu comigo lá e faça um post sobre isto, e as possíveis soluções. Tenho certeza que saberá o que dizer- eu não sei…
    Bjs Laura

  7. Marta Bellini :

    Ficou super bom seu BLOG!
    Não consegui vir antes, pois não acertava o caminho.

    O que me irrita? Fofoca.

  8. Paulo Sempre :

    Rissssssssss

  9. Carla :

    A mim, Lino, irrita bagunça e desorganização. Sujeira também. Não sou o exemplo dessas coisas, mas procuro manter o mínimo aceitável, hahaha!
    Bjo e otima semana!

  10. Luisa :

    O que vedadeiramente me irrita é a desarrumação. Gosto de saber onde estão os objectos, os livros, a roupa. Detesto ter que as procurar por toda a casa.

  11. denise rangel :

    Lino,
    Parabéns de novo pelo blog!
    A minha irritação é randômica. Há ocasiões em que um simples copo sujo sobre a pia me incomoda, em outras, nem percebo que ele está lá. Acho que vai do estado de espírito de cada um.
    abraço. garoto

  12. vitoria :

    Gosto da cor e do novo visual,em geral do blog…parabéns!
    Qt à questão…eu sou mesmo a super-irritada do sítio…td isso descrito no seu post que irritam uns e outros e mais outras tantas coisas….porque será?Acho que a educação ,sim,como o Lino fala…o que vem de hábitos que os pais nos falaram…a falta dos mesmos em outrém…acho que precisamos tds de meditar,depois raciocinar,meditar….e por aí chegamos à tolerância que deve ser aquele expoente máximo onde não nada que nos irrite,kkkk.:)

  13. Mario :

    Meu amigo, como atualmente e por enquanto moro sozinho, recorro à memória. Lembro-me que quando eu era casado detestava não achar alguma coisa que deixei num determinado local, tipo um documento numa parte da estante. Bom, isso me irritava muito.

  14. Lulu on the sky :

    Se eu for fazer uma lista não vai caber aqui hahahaha
    Big Beijos amigo

  15. Helena Nascimento :

    Lino, o novo visual do blog tá muito bom! Vc saiu na frente em relação a forma de publicação de blogs, aquele velho formato já está cansando mesmo!
    Parabéns!
    Abraços.

  16. Patty :

    Lino,
    Parabéns pelo blog, ficou muito bonito e melhor.

    Eu me irrito quando tiram as minhas coisas do lugar onde deixo ou quando empresto algo e não me devolvem.

    Beijosss

  17. Francy e Carlos :

    No geral sou meio elétrica… tudo me incomoda …. sol alto, acordar com barulho. Quem passa dos limites é o marido, mas logo esqueço. Pois ele as vezes faz as coisas automáticas e é muito disperso e eu sou muito “cri cri” em algumas situações… mas estou aprendendo o exercício da “paciência” para com os demais… E penso, ele é tão suave comigo que esqueço completamente o ocorrido…rs. É melhor ser feliz que ter razão.
    bs,

  18. Nancy Moises :

    Eii amigo recebi seu email e vim correndo ver as novidades, esta muito lindo e bem elaborado seu blog.
    Parabens viu?
    Adorei o convite, muito obrigada…
    Posso então linkar seu blog junto aos links de meus amigos?
    bjs e um otimo dia procê…

  19. Ítalo de Paula Pinto :

    Amigo Lino,

    Antes de mais nada muito obrigado pela ajuda sobre o blog. Rapaz, voltando ao tema do post, eu estou ficando cheio de manias. Não sei se porque estou ficando velho, mas tenho ficado bastante metódico no que faço. Geralmente preciso seguir os mesmos passos sempre que repito uma tarefa.

    Acho que temos que lutar contra isso pois podemos desenvolver um “toque” desses da vida e perdermos preciosos momentos por manias inúteis.

    abraços.

  20. adelaide :

    Caro, seu blog ficou ótimo, com cara de órgão da mídia. E como sempre você leva as coisas com talento e eficiência.
    Agora, o que me irrita? Essas coisinhas do dia-a-dia podem ser superadas, se você realmente gosta do outro. O que me irrita sem volta mesmo é golpismo, gente interesseira e hipocrisia.
    Beijos e sucesso, moço.

  21. Cidão :

    Um pouco de tudo que você falou, Lino. mas algo que dá muita irritação é alguém ficar falando a todo momento o que tenho que fazer. A minha paciência esgota e acabo fazendo tudo exatamente ao contrário.

    O blog está bombando, amigão!

  22. Claudinha :

    Lino!
    Ficou excelente! Adorei a aparência, o conteúdo!
    Sobre as manias, ahhhh! A gente tem que aprender a conviver, porque todos as temos e para o outro não é normal. Se eu for falar as minhas, acabo com a paciência de todos! Rsrsrs. Beijos!

  23. loba :

    Eita!!! Gostei do novo espaço, companheiro! Diferente, mas adoro mudanças e adoro este estranhamento que o novo produz! 🙂
    Qto à pergunta, outro dia um amigo me perguntou a mesma coisa. Pequenas coisas não tiram o meu humor. E é preciso aprender a lida com elas para que a gente tenha fôlego para encarar os grands problemas né?
    Beijo, Lino!

  24. Cejunior :

    Lino, eu era um chato de galocha. Achava tudo ruim. Tudo errado. Tudo fora de lugar. Em suma, o próprio pentelho!
    Mas nada que um bom e velho casamento não curasse!!!!
    Um abração.
    Ah sim, dei uma “geral” e vi que você reestilizou todo o blog e eliminou alguns bugs.
    Ficou muito bom, meu caro. E para te servir de parâmetro, abri com o IE 6, IE 7, Firefox 3, Safari e está 100 por cento em todos eles.
    E estou escrevendo este comentário pelo novíssimo Google Chrome e está tudo muito bom por aqui também.
    Um abração e parabéns!

  25. Felipe Mendes :

    é aquela velha, história, né, lino? “cada louco c/ sua mania” hehehe

    abraços

  26. Crys :

    Ai, que tá tudo lindo aqui, cores suaves, um verdadeiro aconchengo, como a sua amizade! rs

    Qto a pergunta, meu querido, a lista é imensa das coisas que me irritam, (já fiz até um poster sobre isso) mas não tem coisa pior do que burrice e falta de educação. São situações que parece não ter jeito, ou vc se adequa, ou cai fora.

    Beijos, Lino!

  27. Magui :

    Essa listagem é interessante.Mas deixar a casa bagunçada e não querer que arrume é demais!
    Eu já vim aqui e não entrou.Devia ser pq vc estava mexendo nele.

  28. Maria Augusta :

    Lino, é verdade que ha coisas bobas que nos irritam. Por exemplo, meu marido quando abre um frasco ou uma garrafa não os fecha depois, sei que é por distração mas reajo como se ele as deixasse assim para que eu as feche. Achei engraçado quando você citou a pessoa que não gosta que arrumem suas coisas, sou assim com meus papéis e objetos de trabalho, não gosto que os mudem de lugar, eu me acho na minha “bagunça organizada” (rs).
    Abraços.

  29. Sid :

    Gostei o seu post e do seu blog. Mas por favor, não leve a mau o que vou dizer, é que nada mais me deixa irritado que um monte de vírgulas fora do lugar….

    O que mais me impressionou, no entanto, foi o fato de que ter o chinelo mudado de lugar causa grande irritação. A explicação é que, ele, sempre deixa o calçado em um lugar. E quer encontrá-lo lá. A esposa, muda. E ele fica mais do que irritado. Todos os fatos – se é que o são – prendem-se a comportamentos que, no geral, não devia afetar as pessoas.

    Mas é como eu disse, são coisas pequenas que nos irritam. E fazem isso somente conosco. Os outros, vendo ou ouvindo alguém contar, vão achar engraçado ou estranho. E pensar: será por que ele se irrita? Eu não tenho a resposta, não. Mas fato é que, verdadeiramente, pequenas coisas nos irritam.

    Sucesso pra você!!
    (Já que você pediu pra dividir o que nos irrita…)

  30. magaly :

    Tenho mania de ficar escrevendo meu nome, não posso ver um pedaço de papel ou onde possa escrever,o que é isso?

  31. Ketlyn :

    Oque me encomoda é o meu irmão q mastiga de boca aberta,é pq quê não tem educação minha mãe mandou eli mastigar de boca fechada mais eli é burro e num sabe nem oque é mastigar de oca fechada o nome dele é kevin,eli é muito idiota e burro!

  32. Patricia :

    Encontrei seu blog porque acabara de brigar com meu marido por causa de um óculos novo que ele me pediu emprestado (ele tem problemas com lentes de contato),eu tenho um monte de óculos mas quando eu exitei em emprestar o novo e ofereci um mais antiguinho…..BUMMMMM!!!!! ele não quis mais , se irritou e disse que não precisava mais….pequenas coisas…disposição pra perder um sábado lindo de sol….Parabéns pelo post, pra mim foi de grande valia!

Entre na Conversa

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *