Qual é mesmo seu horóscopo?

por Lino Resende em 19/mai/2008

Tenha ou não princípio científico, o horóscopo serve de referência para muita gente, seja através dos signos astrológicos ocidentais ou dos orientais, que não são mensais, mas orientados por ano. O horóscopo pode servir, também, para o início de uma boa coversa:

- Qual é o seu signo?

- Não diga, o meu é escorpião. Será que eles combinam. Eu não entendo muito de horóscopo, mas acho interessante como as características de cada um deles se encaixa em uma pessoa.

Está iniciado um papo. Se ele vai render ou não, é outra coisa. Mas o signo – e o horóscopo – serve muito bem para iniciá-la. A questão, no entanto, é: será que o seu signo está certo? Se olharmos do lado da ciência e usando a astronomia como referência, a resposta é não. O seu signo pode – e deve – ser diferente do que lhe dizem.

Qual a explicação? É simples. Os signos do zodíaco, como os conhecemos, foram determinados com base na posição das estrelas, mas foram calculados há mais de 2000 mil anos. Com os anos, estas posições foram mudando, o que significa que os signos estão em posições diferentes de quando foram calculados.

As medições, antes e agora, são feitas no primeiro dia do inverno no Hemisfério Norte. E a costelação do Zodíaco é a base para o cálculo. O que os astrônomos dizem – e é conhecido de todos – é que a mudança da terra, seu deslocamento em torno do sol, a posição das estrelas e constelações mudam.

Então, quem pelos cálculos antigos era de Áries, pode não ser mais. E neste novo cálculo, o horóscopo ganou mais um signo, Ofiuco, por onde passa a elíptica da terra com o sol antes de chegar ao Escorpião. Assim, ao invés de 12 teríamos 13 signos do zodiáco. Veja como eles ficam:

  • Capricórnio – 20 de janeiro a 16 de fevereiro
  • Aquario – 16 de fevereiro a 11 de março
  • Peixe – 11 de março a 18 de abril
  • Áries – 18 de abril a 13 de maio
  • Touro – 13 de maio a 21 de junho
  • Gêmeos – 21 de junho a 20 de julho
  • Câncer – 20 de julho a 10 de agosto
  • Leão – 10 de agosto a 16 de setembro
  • Virgem – 16 de setembro a 30 de outubro
  • Libra – 30 de outubro a 23 de novembro
  • Escorpião – 23 a 29 de novembro
  • Ofiúco – 29 de novembro a 17 de dezembro
  • Sagitário – 17 de dezembro a 20 de janeiro.

Pelo novo horóscopo, o meu signo mudou. Não sou mais Escorpião. Tornei-me Libra. O que isso significa – se é que significa alguma coisa – não sei. O fato é que, neste caso, a ciência está atropelando uma das mais antigas práticas do mundo, que é a determinação do horóscopo ou sua leitura.

Deles já se valeram antigos e novos líderes, locais e mundiais. E você, como se sente com a mudança? Ela vai afetar sua vida? Afinal, se os cientistas estão certos – e acho que estão – nada do que disseram sobre você com base nos antigos signos pode não ser verdade.

Related Posts with Thumbnails
Seja Social, Compartilhe!

{ 29 conversas }

Tina maio 19, 2008 às 12:09 pm

Oi Lino!

Ainda bem que no meu caso – agora sou Leão -não vai afetar muito, pois Leão é meu ascendente no horóscopo “original” digamos.(rs)

Gostei do post, obrigada por dividir.

beijo e boa semana,

PS: Tem festa lá no BM…

Cidão maio 19, 2008 às 2:56 pm

E eu continuo virgem, fazer o quê! :o)

Cidão maio 19, 2008 às 2:58 pm

ops… errata, vi melhor, virei Leão! Agora sim!

Miguel maio 19, 2008 às 3:55 pm

Agora sim. Afinal tive uma explicação que serviu para dirimir todas as minhas duvidas.
Antes, como me diziam que eu era de Gêmeos, eu saia buscando um irmão. Nunca achava nenhum outro gêmeo e minha frustração aumentava cada vez mais. Agora, depois dessa aula “horoscopiana” fiquei sabendo que sou Touro.
Vou ver se acho uma toureira com capa vermelha para me torear.

Felipe Mendes maio 19, 2008 às 4:58 pm

lino, p/ mim ñ vai mudar absolutamente nada, pq eu ñ acredito nessas besteiras de horóscopo

abraço

Fábio Max maio 19, 2008 às 6:03 pm

Não quero virar sagitariano!

Todos os sagitarianos que conheço, me irritam!

=)

Claudinha maio 19, 2008 às 7:06 pm

Lino, comecei a ler o texto e fui me interessando cada vez mais… rsrsrs… uma esperança enorme crescendo no meu ser… rsrsrsrs… e então… a decepção :(
Definitivamente TUDO que disseram a meu respeito através da astrologia ou horóscopo é real, nem mesmo com a mudança das posições, meu signo continua sendo PEIXES!!!! Sou a menos pisciana que poderá encontrar por aí… rsrsrsrs…saiu daqui arrasada….rsrsrsrs… mas não vou esquecer de deixar beijos pra ti, lógico!

Jens maio 19, 2008 às 7:32 pm

Oi Lino. Não sou ligado em horóscopo, mas certa vez li as características das pessoas do meu signo, Capricórnio, e bateu direitinho. Fiquei impressionado. Mistério das estrelas…
Pelo novo cálculo passei a ser Sagitário. Ainda bem. Estranho seria pertencer ao signo de Ofiúco – parece até uma modalidade de sacanagem, hehehe…
Um abraço.

Ro Costa maio 19, 2008 às 7:53 pm

Lino… continuo sendo leão… não acredito nas previsões, mas o perfil dos signos geralmente bate com as pessoas… acho super interessante…
“… será que o meu signo tem a ver com seu /vem ficar comigo depois que a festa acabar…”
P.s.: Antes que sua esposa fique brava isso não foi uma cantada… hehehehe… apenas lembrei da música…
Um forte abraço.

Lulu on the sky maio 19, 2008 às 8:06 pm

Ih amigo, eu era Peixes e passei a ser do signo de Aquario, nada haver comigo baseado nas caracteristicas do signo. Sou totalmente pisciana: romantica, chorona, alegre,etc.
Big Beijos

Chuvinha maio 19, 2008 às 9:30 pm

Nada muda…rs. É completamente inútil para quem não acredita.

Jacinta Dantas maio 19, 2008 às 10:30 pm

Caramba!
não estava sabendo disso. Antes sagitário, agora Ofiúco – nome difícil -
Será melhor? sei lá.
O que sei é permaneço Terra, parte água, parte vento, parte fogo…
Gostei de te ler

Vânia Regina maio 19, 2008 às 10:54 pm

O meu tmb não mudou…Leonina na veia!!!!
Boa semana.

Maria Augusta maio 20, 2008 às 3:30 am

Lino, acredito no horóscopo quando ele diz o que quero ouvir (rs). No meu caso mudei de Aquário para Capricórnio, não faz mal pois gosto muito dos capricornianos que conheço mas…será que eram verdadeiros capricornianos?
Um abraço.

DO maio 20, 2008 às 8:58 am

Sera que isto é mesmo serio,LINO??
Poxa,46 anos vivendo como escorpião e agora,como vc,me transportam pra libra??
rsss

vai saber!!

Aproveito pra pedir ajuda dos amigos para um amigo blogueiro que esta muito doente.
Explico hoje lá no RAMSES.

( Desculpe o comentário padrão )

Grande abraço!!

Fernando Costa maio 20, 2008 às 10:16 am

Bom dia Lino, gosto muito dos seu posts, sempre muito esclarecedores, e com uma boa percepção do que agrada ao leitor parabéns,
merece o titulo de Blog de elite.

Carla maio 20, 2008 às 10:39 am

De acordo com suas informações, eu era Gêmeos e agora sou Touro…Será? De acordo com as características do signo, sou totalmente geminiana …e agora?
Em resposta ao seu comentário, lá no Maçã, meus filhos, no que diz respeito à música, devem ter “puxado” a mim, que adoro, não vivo sem (meu MP4 é meu pastor), mas, não sei tocar nenhum instrumento, pode?
Bjo.

SAM maio 20, 2008 às 11:05 am

Há uma expressão muito usada por estes lados: “não acredito nelas, mas que as há, há”.

Acho que muitos de nós estamos assim neste tema. Agora, meu caro, me diga, por favor, a fonte dessa novidade cosmoastronomologicocientificofantasiosa.

Um abraço.

Flavia Sereia maio 21, 2008 às 3:44 am

Ué, de peixes eu virei aquário?? fui aprisionada buaaaaaaaaaaa. Gente não tenho nada a ver com aquario, eu sou peixes da cabeça a cauda!
Abaixo a essa alteração dos signos!!

bjs

anne junho 1, 2008 às 4:10 pm

eu era leonina virei canceriana.

Nando julho 2, 2008 às 12:45 pm

Olá Lino,

Vale ressaltar que estas mudanças não valem pra todos, eu nasci em 20/02/1985(Às 21:45hs)e a regência era do signo de PEIXES mas, desde de 2002 senão me engano, quem nascer no dia 20/02 não mais será de peixes e sim de AQUÁRIO.Quem quiser saber realmente seu verdadeiro signo, deve estar atento a estes fatores: Data do nascimento, Horário de nascimento, Qual casa está em regência na data e horário do nascimento.

Paz e energia a todos!!!

vanderli janeiro 30, 2009 às 4:22 pm

Olá naum entendi o pq meu signo mudou sou do dia 12/10 me concidero libriana,a vida td me explica o pq da mudança ?????

Jessica de Souza Lino fevereiro 15, 2009 às 9:18 am

tipw eu nasci dia 01/03/1989 e sempre mi falaram que sou de peixes mais ai diz o contrario.
E realmente naum tenho nada a ver com o signo de peixes…

Marcial Eifler Sayão abril 8, 2009 às 10:23 pm

Olá! Tudo bem?
Eu era do signo de Leão, nascido em 22/07.
Gostaria de saber por qual razão foi mudado o calendário passando-me para o signo de Câncer?

luis abril 24, 2009 às 12:52 pm

a uma coisa que nao bate certo,si eles diecen que en base da antiguedade nao esta certa,entao quem me garante a min que o novo modelo es o verdadeiro?eu nao acredito no novo modelo porque vendran outros cientistas a dicer outras coisas e outras ideas,vai vir um dia que um cientista que por nao gostar de trece signos ele inventaria un novo signo zodiacal entonces seriam 14 e asi vamos es como o preço dos combustuveis em portugal sempre em aumento

Olívia maio 3, 2009 às 5:04 pm

Que coisa mais sinistra! Eu era de Peixes, com ascendente em Áries, a Lua em Escorpião e Lilith em Sagitário. E agora, como fico nessa zona? Mudou tudo? E meu sentimentalismo exacerbado, vai para dentro de um pote cheio d´água? Jamais! Eu sou pisciana da cabeça aos pés (ou cauda). Eu me sinto o mar. Como o mar pode ser contido numa poça? Grrrr! Odeio esses cientistas bobocas! Em vez de se ocuparem com algo mais útil para a humanidade, perdem o precioso tempo deles (e o nosso!) com essas teorias furadas. Mais: desperdiçam o investimento de alguém numa futilidade. Vão procurar a cura do câncer, seus cientistas cretinos! Ai, gente, desculpe, mas fiquei muito fêmea agora! Abraços para todos!

rafaela maio 15, 2009 às 5:19 pm

olá passei minha vida inteira achando qe era de cancer,pois nasci dia 21/06/1983 as 16 horas me ajude axo qe sou de gemeos bjão

Graziela junho 15, 2009 às 8:26 pm

Gente, alguém sabe onde posso fazer meu “NOVO” mapa astrall então?

Meu Deus isso é confuso, ahaha

Se algupem souber manda o link

dayane julho 22, 2009 às 9:53 am

oiii tudo bem com vcs??

As conversas deste post estão encerradas.

Artigo anterior:

Próximo artigo: