Papparazzo não, papparazzi

foto.jpg

Entramos, definitivamente, na era da foto digital. Em câmeras de baixo valor e nos celulares as fotos digitais estão, a cada dia, ganhando mais espaço.

Hoje, só que é profissional e altamente remunerado é que usa equipamento analógico. E uma das razões é o preço dos equipamentos profissionais, cotados em milhares de dólares.

Pois é deste ambiente que o Bild (aqui, em alemão), o maior e mais escandaloso dos jornais da Alemanha, está se aproveitando.

Segundo o Editor Weblog (em inglês), o jornal está comprando fotos de seus leitores e pagando, quando elas são publicadas, entre 100 a 500 euros. Os leitores viram jornalistas, fotógrafos e suprem o Bild com material que seus próprios profissionais não conseguem.

O jornal, na verdade, está transformando os alemães em paparazzi, já que um grande número está engajado. Assim, em todos os cantos temos um paparazzo pronto para tirar a foto que, almeja, venderá por 500 euros.

Quem mais sofre? As celebridades. Onde quer que alguém conhecido vá, há sempre alguém com uma câmera, com um celular. Ou, até, uma filmadora, como no caso da Daniela Cicarelli.

O Bild, que já era invasivo, está decretando o fim da privacidade. Pelo menos para os alemães.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

5 Respostas