OS VÁRIOS PRECONCEITOS

por Lino Resende em 21/mar/2007

precon01.jpgA discussão sobre a inclusão do negro na educação e na economia tomou conta do Brasil nos últimos anos. Uma das faces mais visíveis dessa discussão são as quotas em universidades para estudantes negros, que virou um dos pontos de afirmação, de um lado, e de negação, do outro. A discussão prossegue, com opiniões a favor e contra. E não vai ser resolvida tão cedo.

O problema, na verdade, não se restringe ao acesso do negro à universidade, mas se prende, sim, a uma questão maior, que é o próprio preconceito racial. Sim, ele existe no Brasil. Está disfarçado, sim. Mas sua existência não pode ser negada. E o pior é que, no caso do preconceito, ele não atinge só o negro, mas abrange, também, o pobre, o nordestino, os sexualmente diferentes, enfim, quem não se enquadra no padrão branco do que Henfil chamava de Sul Maravilha.

Vivendo com e sob este imenso preconceito, nada melhor do que dedicarmos um dia – pelo menos um – para abordar o assunto e declarar que queremos um país livre de preconceitos, a começar pelo racial, que é a parte mais visível deste tipo de comportamento. Hoje é um Dia de Luta contra a Discriminação Racial.

E é por causa disso que blogueiros e blogueiras do país e de fora do Brasil estão unindo seus esforços para, primeiro, mostrar que o preconceito existe e, segundo, clamar pelo seu fim. Sabemos que não existe igualdade absoluta, mas que os diferentes sejam, pelo menos, tratados como seres humanos, o que muitas vezes não são. Somente no dia em que o fosso social não mais existir é que o Brasil será, efetivamente, um país grande.

MAS O QUE É PRECONCEITO?

Segundo a Wikipedia é “uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual”.

Olhe ao lado e você verá que amigos próximos, inimigos distantes, gente do nosso círculo, de quem gostamos e quem detestamos têm este comportamento. E que ele, na verdade, é muito comum. E é contra ele que todos nós devemos lutar.

PONTOS NUMA ESCALA

Como o preconceito não é uma exclusividade brasileira, também lá fora ele tem sido fruto de estudos. E um dos estudiosos foi Gordon Allport, que a partir de seus estudos e na publicação de um livro, estabeleceu uma escala de classificação para os níveis de preconceito.

Se olharmos o caso basileiro na Escala de Allport vemos que estamos no terceiro nível, que é o seguinte:

  • Discriminação: O grupo minoritário é discriminado negando-lhe oportunidades e serviços e acrescentando preconceito à ação. Os comportamentos têm por objetivo específico prejudicar o grupo minoritário impedindo-o de atingir seus objetivos, obtendo educação ou empregos etc. O grupo majoritário está tentando ativamente prejudicar o minoritário.

O QUE QUEREMOS?

Constatado que há, no Brasil, discriminação – e uma pesquisa deste blog mostrou que os leitores têm clareza disso – o que queremos é chamar a atenção para o problema, partindo da discriminação racial, mas chegando a todo tipo de discriminação. Colocando o problema às claras, deixando de mascará-lo, podemos enfrentá-lo e fazer com que a discriminação vá diminuindo.

Mas falar não é o bastante. É preciso fazer. E o primeiro passo não depende de ninguém a não ser nós mesmos. Portanto, vamos começar por adotar uma postura de tolerância, de aceitação da diferença e deixar de ver o negro, o pobre, o diferente como sendo uma ameaça para nós.

Eles, no final, querem o mesmo que queremos: viver com dignidade.

QUEM ESTÁ PARTICIPANDO

Veja quem está participando desta blogagem. Clique no nome e vá conferir. Vamos ver o que os outros têm a dizer sobre a discriminação:

Meire, Cris, Jens, Poliane, Laine, Chawca, Célia, Carla, Carlos, Ursula, Tati Sabino, Lúcia, Lu (Niniel), Mélica, Mero Espectador, Luci Lacey, Lulu, Jeane, Aline, Verinha, Olhos de Mel, Leandro, Monkakau, Vivi, Mário, KK, Patty, Mércia, Edu, Aninha, Alê, Saramar, Marcos, Cristiane Saldanha, Renata, Cirilo, Sam, Regina, Fernanda, Cilene, CAntonio, Márcia do Valle, Ronaldo, Ricardo Rayol, Enoísa, Renata, Guilherme, A comentarista, Edu, Chris, Mi, Clarice, Paulo, Jorge, Luma, Kevin, Célia (Paris), Marta, Morgana, Miguel, Crys, Simone, Lila, Tina, Mércia, Rafael, Jackie, Ceci, Marcelo, Fábio, Kátia, Dani, Fernando, Laura, Femme,

Se você está participando e o seu nome não está aqui, deixe um comentário avisando de sua participação. Assim que receber o aviso, seu nome será listado.

Ah! Estarei visitando todos os participantes. Mas, antes de tudo, obrigado a todos pela participação e por se engajarem em um assunto que muitos evitam.

Related Posts with Thumbnails
Seja Social, Compartilhe!

{ 78 conversas }

Marcelo março 21, 2007 às 6:03 pm

Olá Lino, acabei de postar sobre o tema, favor incluir.

Abraços e parabéns pela iniciativa!

tati sabino março 21, 2007 às 6:05 pm

Lino!!
DESCULPA!! não deu para entrar na blogagem..viu?! Hj fiquei meio sem tempo, ai postei algo ja tava feito, só pra nao passar em branco…Vc colocou meu nome ai e eu nem tô participando..desculpa amigo!..foi mal mesmo!..bjao!

Fábio Max março 21, 2007 às 6:05 pm

Não pude elaborar um texto melhor, mas estou participando.

O essencial para ser analisar uma pessoa, não é sua raça, credo ou orientação sexual, é o seu CARATER. E de tanto olhar apenas para o exterior, sem analisar o caráter das pessoas, é que nosso país encontra-se nessa crise ética sem precedentes.

aninha-pontes março 21, 2007 às 6:06 pm

Lino, em função de um comentário que recebi, fiz um complemento no post de hoje.
Um abraço.

katia março 21, 2007 às 6:09 pm

Oi Lino, Entrei nessa blogagem coletiva com um texto que achei muito lindo quando recebi por email e compartilho com vocês. Por favor me inclua na lista. Grata. Abraços

jeanne março 21, 2007 às 6:31 pm

Olá, acabei de postar e pelo que vejo aqui, temos mais um sucesso.
Sugiro que seja ampliado pra fora do meio blogueiro, como fiz agora, acabei de mandar este teu post na íntegra para todos os meus contatos de e-mail, com os devidos créditos.
Acho que assim podemos ampliar ainda mais esta divulgação, já que muitos não costumam ler blogs.
Beijos

Dani março 21, 2007 às 6:43 pm

Oi Lino!!!
Andei lendo seu blog esses dias… tanta gente falando dessa blogagem coletiva que vc criou e incentivou. Cheguei meio tarde mas resolvi aderir ao tema tb!!!
Parabens pelo blog e pela iniciativa!!!
Beijos, Dani

Cirilo Veloso Moraes março 21, 2007 às 7:59 pm

Já dizia Gandhi, que nós somos a mudança que queremos ver no mundo. Então, a idéia é que cada um vigie a si mesmo, contra qualquer pensamento ou ato discriminatório, e aos outros, repudiando essa prática absurda.
Abração, grande Lino.
obs: mobilização conjunta é smpre uma excelente sacada. ;)

Mário março 21, 2007 às 8:25 pm

É, irmão, visitei praticamente todos os participantes. A blogagem foi um sucesso! Parabéns, Lino! Abraços, Mário.

CRISTIANE SALDANHA março 21, 2007 às 8:39 pm

OI CARO AMIGO LINO VINHO AQUI PRA VER SE EU NÃO ESTAVA FUGINDO DO ASSUNTO ACHO QUE ESTOU NO CAMINHO CERTO.

ESTA MARAVILHOSO SEU TEXTO GOSTEI MUITO DO CONVITE QUE A AMIGA RÊ FEZ ONTEM NO BLOG DELA PRA NÓS ENTRAR NA CAMPANHA,SEMPRE QUE EU PUDER PARTICIPAR EU COM CERTEZA ESTAREI MARCANDO PRESENÇA.

SEU TEXTO ESTA BEM ESCLARECIDO MARAVILHOSO,PENA QUE AINDA ASSIM TEM PESSOAS QUE FECHAM OS OLHOS PRA NÃO VER A REALIDADE DO DIA- A- DIA.

MAS ASSIM COMO NOSSO PAI LÁ DE CIMA TEM ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR PORQUE NÓS TAMBÉM NÃO PODEMOS TER ESSA ESPERANÇA.

BJOOOOOOOOO,ESCORPIANA EXPLOSIVA

looking4good março 21, 2007 às 8:53 pm

Bem!… Caro Lino, eu também coloquei um post (tinha que ser) a lembrar o Dia Mundial pela Eliminação da Discriminação racial «International Day for the Elimination of Racial Discrimination». Só agora alterei-o fazendo alusão à sua blogagem colectiva…

Laura março 21, 2007 às 9:01 pm

Mto bom seu texto. Lino,eu esqueci, passei o dia fora, estava tão preocupada com coisas práticas…
Fiz uma chamada para cá, só o que deu, estou super cansada e com sono agora.
Bjs Laura
e parabéns pelo sucesso.

mero espectador março 21, 2007 às 10:05 pm

desculpas a todos… eu estive fora de casa o dia todo e n tive tempo de publicar… quase me esqueci… agr o post tá lá publicado, e qm puder entrar para ler, desde já obrigado…

Bel março 21, 2007 às 11:18 pm

Lino , há muitos preconceitos , como a senhora que foi humilhada por ser gorda , não sei se você viu !!!
E o preconceito não é só contra o negro , contra o branco também tem … uma frande amiga , levou uma cacetada de um ônibus … saltou para falar com o motorista que a xingou e disse que ela deveria estar atrás de um tanque , que era branca azeda … ela chamou a polícia , deu queixa e ele teve de pagar ( a empresa na verdade ! ) 3 anos , R$ 500,00 por mês para ela !
Beijinhos ,
Bel .

Edimar Suely março 22, 2007 às 1:15 am

Olá Lino,
Vim ver as novidades e gostei muito da ideia da postagem coletiva. Parabéns.
Desejo uma linda quarta feira e muita paz.
beijos,
Edimar Suely

Magiagifs março 22, 2007 às 1:59 am

Oieeeeee…tudo bem com vc?…seu blog é destaque essa semana no magia,pela beleza,conteúdo e pelo carinho com q é cuidado…parabéns!Tem um selinho e meu award pra vc,tá?
Vi seu blog no blog da Sam!!
Uma ótima quinta-feira!
“Não basta que seja pura e justa a nossa causa.
É necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós.”
Beijinhus
Magiagifs(Li)

Flavia Sereia março 22, 2007 às 3:39 am

Muito boa a iniciativa, como estou com problemas no blog nem quis participar, nem sabia se o post iria ou não para o ar rss

Mas Lino, muita gente diz que não é preconceituoso, mas se uma filha ou um filho aparece em casa com um namorado (a) negro os pais já olham torto, sinal de que apesar de se dizer não preconceituosos, nós temos bem arraigado la´dentro esse preconceito que nos é passado sem mesmo a gente perceber.
Eu mesma já em pequei varias vezes pensando errado, apesar de abominar qualquer tipo de preconceito.
Por exemplo quando a gente conta uma piada, 100% delas são preconceituosas,já percebeu?
Então melhor do que dizer é estarmos sempre atentos para que nossas atitudes não nos entregue naquilo que realmente passa no nosso interior.

bjs

Loba março 22, 2007 às 6:30 am

Companheiro Lino! Que bela iniciativa! Meus parabéns!!!!
É muito bom estar te visitando num dia como este. Embora não tenha participado, fico muito feliz em ver que muitos querem combater a discriminação. Olha eu gostaria muitissimo de ter feito um texto tb, viu? Mas ésempre tempo, né? Quem sabe ainda faço? rs…
Um grande beijo e de novo meus parabéns!

Luci Lacey março 22, 2007 às 7:45 am

Oi Lino

Bom dia!!

Nao conseguimos postar nada ontem, cheguei do trabalho e nada, consegui abrir o blog ja bem tarde, mas coloquei o selo na coluna lateral.
O blogger anda nos deixando malucas.

Mas vi que foi um sucesso a blogagem, parabens e obrigada.

Abracos

Vivi março 22, 2007 às 7:47 am

Amigo foi uma mobilização e tanto…Eu adorei participar!!!
Um super bjo

Ursula março 22, 2007 às 8:21 am

Lino, parabéns pela iniciativa. Acho q a blogagem coletiva foi um sucesso. Li alguns textos e ficaram ótimos.
Valeu!!! Beijos

Paulo Villela março 22, 2007 às 10:00 am

Lino,
Concordo que o preconceito existe e está em nosso meio, as vezes aberto mas na maioria das vezes ele é silencioso e traiçoeiro.
O preconceito não é novo e está enraizado no Brasil desde o seu descobrimento.
É algo que não podemos aceitar em nossa sociedade.
O ‘x’ da questão é que a mídia como meio de comunicação insiste em mostrar que o belo é ser magro; que o negro só pode trabalhar fazendo papel de escravo e por aí vai.
Precisamos dentro da nossa própria casa, no nosso trabalho e por onde andarmos mostrar que apesa das diferenças físicas somos todos semelhantes em valores.
Parabéns pela iniciativa.

abs

Meire março 22, 2007 às 11:09 am

Lino, vc esqueceu meu nome ali naquela relaçao.

Sam março 22, 2007 às 11:41 am

Nossaaaa…estou lendo todos os posts (sabe lá qdo vou acabar…rsss) e estou adorando o q tenho lido. Mostra q existem muitas pessoas conscientes e com vontade de mudar o mundo.
Ahh..e parabéns pelo destaque no Magia Gifs :)
Beijo

Crys março 22, 2007 às 10:32 pm

Migo, Parabéns!!!!!!!!!! que venha outras e outras… estaremos sempre juntos! bjinhos

Ceci março 23, 2007 às 4:59 am

Lino, cada vez vem mais gente, e os textos mais inteligentes, muito esclarecimento. Parabéns pela iniciativa, pela organização. Fiz uma postagem pequena, ainda testando a postagem, estou pouco afeita ao novo blog. Desculpa não ter feito como gostaria, o blog está quase cego, ainda. Abraços e de novo parabéns!

mariany outubro 15, 2008 às 3:18 pm

eu quero sabre de todos os tipos de preconseitos

Hillary outubro 23, 2008 às 7:53 pm

O texto está ótimo, mas infelismente ñ me ajudou.

As conversas deste post estão encerradas.

{ 4 trackbacks }

Artigo anterior:

Próximo artigo: