Oportunidade ou oportunismo?

Afirmam os teóricos em economia que o mercado vive em função da lei da oferta e da procura.

Quando há¡ muita oferta, os preços caem. Quando há pouca oferta e muita procura, eles sobrem.

Em princípio, poderíamos dizer que é isso o que está¡ ocorrendo no mercado de aviação civil no Brasil. Com a quase saída de cena da Varig, de boa memória, as outras empresas mais que depressa subiram preços em suas rotas.

Com isso, que for viajar, seja por lazer ou por necessidade, vai pagar mais por uma passagem que, há¡ menos de um mês, custava muito menos.

Uns chamariam isso de oportunidade. As empresas viram a demanda crescer e subiram os preços, sabendo que os passageiros irão pagá-los.

Eu, no entanto, chamo de oportunismo. O que as empresas estão fazendo é explorando o passageiro desatendido por uma empresa de tradição.

Não se trata, na verdade, de uma escassez, no sentido clássico. Trata-se, isso sim, de aproveitar um momento – e um mau momento para quem viaja – para engordar o lucro.

Uma prática que, convenhamos, embora tenha todo o velho espírito capitalista, não é elogiável.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Comentários estão encerrado.