O QUE SIGNIFICAM OS SONHOS?

Sei que existem várias explicações científicas, incluindo aquelas derivadas dos estudos de Freud e que hoje estão muito mais avançados, sobretudo na área de psicanálise e psicologia. Mas o que quero abordar é o lado não científico da questão, do porquê de os sonhos serem como são e do porquê de sonharmos com coisas tão disparatadas da realidade.

Imaginem um sonho recorrente em que você está dirigindo, mas os cenários mudam sempre, inclusive durante o próprio sonho. Pois eu tive este sonho durante muito tempo. Sim, obtive uma explicação para ele, mas tal como surgiu, desapareceu. Não voltei a dirigir nos sonhos, mas já fiz algumas coisas que, fisicamente, não tenho como realizar, como é voar.

Oníricos, libidinosos, divertidos, tensos, de muito medo, pesadelos ou não, os sonhos são, de acordo com aqueles que o estudam, mais do que necessários aos homens, são mesmo essenciais. Todos sonhamos, afirmam estes entendidos, mesmo quando não nos lembramos dos sonhos e de que sonhamos. E não seríamos capazes de viver sem eles, o que nos deixariam loucos.

A ciência explica muita coisa, mas não tira, nem de longe, o mistério do sonho. Afinal, podemos sempre perguntar o porquê de termos sonhado com algo tão irreal, tão distante da nossa realidade. Será que é mesmo o cérebro divagando e descarregando as tensões do dia a dia? Ou será uma maneira de nos fazer dormir de novo, impedindo que acordemos antes da hora?

Admito que as respostas estão nos compêndios que tratam do assunto. Não me decido a lê-los ou a procurar uma explicação, seja ela do senso comum, seja científica. Não que ache a investigação do sonho inapropriada ou descartável. Não é isso. É que, apesar de todos os estudos, o mistério de como os sonhos surgem ainda é um mistério e se há explicações, elas são parciais.

Ah, e tem outro aspecto. Quantas vezes não sonhamos de olhos abertos. Aliás, são os sonhos que nos impulsionam. Por eles, trabalhamos duro. Por eles, fazemos o impossível para conquistar alguém e é através deles que se constroem os grandes projetos, realizam-se o que, muitas vezes, é considerado irrealizável. Se sonhamos dormindo, acho que o fazemos mais acordado.

Ousaria dizer que é o sonho que impulsiona o futuro. Se não sonhássemos em ter mais, em melhorar, em concretizar desejos, ficaríamos estagnados. Não fossem os sonhos, talvez o mundo fosse hoje totalmente diferente do que é. Se dormindo ele tem valor terapêutico, acordado ele nos impulsiona, nos dá energia para conquistar o que queremos.

O que podemos dizer, olhando a questão do lado puramente leigo, é que os sonhos, dormindo ou acordado, fazem parte da história da humanidade. Eu sonho, você sonha e nós sonhamos. Às vezes, o sonho é individual, às vezes coletivo. Se estamos acordados ou dormindo, não importa. Sonhar, então, é essencial.

E você, o que sonha? E como sonha mais, dormindo ou acordado? Vamos conversar sobre isso e discutir o que os sonhos significam. Afinal, se fazem parte das nossas vidas merece ser discutido, não?

Compartilhe o Post

Sobre o Autor

Jornalista, blogueiro e curioso, sempre disposto a aprender.

Conversas (33)

  1. DO... :

    Confesso que já sonhei muito,LINO. ACORDADO mesmo. Mas por uma série de fatores eu parei de fazer isto. Ilusão demais,geralmente,só aumenta o tamanho da decepção.
    Abraços e um otimo fds!

  2. Fábio Max :

    PEDIDO:

    Parem de imaginar o Fábio Max alemão carrancudo que nem sempre mede palavras, imaginem-me como alguém com olhar de cachorro perdido ao fazer este pedido:

    Sei que provavelmente vocês todos já fizeram doações, mas, SC precisa de artigos de higiene pessoal, especialmente feminina e infantil:

    – Absorventes íntimos;
    – fraudas descartáveis;
    – pasta de dente;
    – sabonete;

    E também de produtos de limpeza.

    POR FAVOR!!! Se cada um de nós doar nem que seja um produto deste, já estaremos dando grande ajuda. Vamos lá!

  3. nina :

    Porque sonhamos nao sei Lino, sei que tbm acho imprescindível. Dormir e acordar sem ter sonhado seria um tédio pra mim, porque eu sonho todas as noites. E toda noite é algo novo, espetacular ,um filminho todinho na minha cabeca, que lembro com detalhes quando acordo, e algumas vezes até mt tempo depois. pesadelos, vários, mas tbm coisas bonitas e sem sentido algum, de qualquer maneira, sono pra mim, nunca é sinônimo de tédio, rsrs

    um abraco e bons sonhos 🙂

  4. Renata :

    Oi Lino!

    Tenho sonhos meio malucos às vezes e dois que vem e vão: um é um gato preto embaixo do sofá da minha avó que ninguém enxerga, só eu. Este me dá medo. O outro é quando estou em algum lugar público percebo que está faltando uma peça de roupa.
    Outro dia sonhei com aranha e com um número. Acordei decidida a jogar no Bicho. Qual foi a minha surpresa quando vi que não tinha aranha no jogo do bicho. Tentei a borboleta. Nem aranha, nem borboleta, deu jacaré. Nunca mais jogo :/ hehe!
    Bjo.

  5. Carla :

    Sou uma sonhadora nata, Lino! Como sonhamos todos os dias, raras vezes as que não lembro! E, sem dúvida, os que gosto mais são quando sonho com meus pais, que já faleceram…
    Bjo e otimo findi.

  6. Jens :

    Oi Lino.
    Eu tenho uma frustração: acordado, não consigo lembrar o que sonhei. Certa vez sei que, no sonho, descobri uma fórmula infalível para enricar. Acordei e esqueci. Droga!
    Um abraço. Bom findi.

  7. Lulu on the sky :

    Ja sonhei acordada e tb dormindo

  8. RoCosta :

    Lino sonho muito … Lembro que quando tinha 12 anos sonhei que minha irmã que era um bebê na época morreu e que minha família pegou um primo no lugar dela e só eu chorava no velório… quando acordei, minha mãe disse que levou muito tempo para conseguir me acordar, minha família está toda em volta da minha cama… depois de tres dias esse meu primo morreu… fiquei muito impressionada na época.
    Forte abraço.
    p.S.: Ontem no jornal vi que a chuva anda castigando por essas bandas… tá tudo bem com voce?

  9. Eduardo :

    Sonhar dormindo ou acordado faz parte do lado sadio da vida! Pesadelos é que em sonho ou acordado não deveriam existir!

    Forte abraço

  10. RoCosta :

    Fábio Max eu e minha família estamos hoje preparando a nossa ajuda aos catarinenses… Além de produtos acima citados vamos enviar roupas também.
    Forte e afetuoso abraço, Alemão! :-))

  11. leo seabra :

    sonho pra mim = Sandman!

  12. Zeca :

    Oi, Lino!

    Eu sou um grande sonhador! Dormindo ou acordado, não dispenso essa agradável companhia, que tanto tem me impulsionado pela vida. Quando realizo um desejo (sonho), parto logo para outro… e assim, já realizei muitas coisas em minha vida.
    Às vezes me canso um pouco e decido colocar 'os pés no chão', tirar 'a cabeça das nuvens' e 'olhar a vida como ela é'. Mas essa decisão dura só o espaço até o próximo sonho… risos.

    Um grande abraço.

  13. Grace Olsson :

    Lino, eu sou uam son hadora.
    Dormindo, eu sonho sonhos que me dao respostas para a vida que levo acordada.
    Recentemente, eu venho tenho sonhos con stantes com o filho que tentamos adotar e faleceu na África. E, quase sempre, sao respostas a perguntas que nao sabia eu por onde comecar.
    Mas acordada, eu sonho com UM MUNDO DE PAZ. ONDE TODOS NÓS PUDÉSSEMOS VIVER.RESPIRAR.
    BJS E DIAS FELIZES

  14. Adao Braga :

    Eu sonho de todos os tipos, modelos. Os que não gosto são os premonitorios.

  15. Maria Augusta :

    Lino, sonhar é fundamental como você disse. Dormindo às vezes sonho que estou voando, às vezes tenho sonhos que são a continuação de outros de dias anteriores e àas vezes acordo cansada quando tive um sonho "difícil" durante a noite. Acordada, também sonho, acho que é isto que nos impulsiona, que não nos deixa estagnar na vida.
    Abraços e um bom domingo para você.

  16. Jacinta Dantas :

    Sonhos, sonhos, sonhos….Na juventude, nos idos dos belos anos de 1980, sonhei, participei e lutei por uma sociedade justa e humana. Depois, ah! depois…
    Hoje, é claro que ainda sonho. Muitos sonhos enquanto durmo, sonhos mil vezes analisados em psicoterapia e outros que auto-analiso. Mas, com tudo, gosto do que você diz . A despeito de todos os estudos, gosto desse tom de mistério que envolve o sonho. É misteriosamente bom.
    Um abraço

  17. Crazyseawolf :

    Ultimamente venho sonhando que eu ganho na loteria, por isso jogo toda semana na mega sena. Antigamente eu sonhava que eu estava caindo de uma certa altura ou que estava me afogando numa piscina.

  18. Cidão :

    Lino, por açguma razão que desconheço, o intense debate não está reconhecendo o meu open id. Sobre o bom emprego: ser professor garanto que não é.

  19. francisca :

    a uma semana todas as noite sonho com casamanto não é meu o que significa

  20. gabriel :

    LINO :
    esta madrugada tive um sonho estranho por de + vou contar mais ou menos : eu estava na cama da minha irmã (eu realmente estava lá ) a imagem q eu via era em 1ºpessoa (eu) intão eu na cama da minha irmã jah sentia um anbiente pesado entaum levantei pra beber aguá (tudo issu no sonho) entaum eu fui na cosinha ae eu ascendi as luzes so q elas estavam fracas e quase nem funcionava entom peguei meu copo de aguá fui pra salá sentei no sofa e tentei ascender a luz mas, estava fraca de + então olhei pro teto e via varios ventiladores de tetos enfileirados numa fila indiana foi entaum q a imagen começou a rodar e eu gritava mãe ela perguntava se eu estava bem , eu respondia q sim e a imagem rodando e eu tentando gritar mãe pai mais nau saia nada falava tudo embolado …………(foi ae q minha irmã me acordo) ela dizia q eu falava sosinho , eu perguntei oq , ela nau sobe dizer eu fikei muitu assustado pois era horrivel intom resolvi buscar ajuda na internet , mas nau axei nada parecido
    LINO SE PUDER ME AJUDAR MANDE E-MAIL. CONTO COM SUA AJUDA está sendo dificil

  21. KATIANA :

    EU GOSTARIA QUE VC ME ESCLARECESSE PQ UMA PESSOA SONHA MENOS E A OUTRA MAIS. POR EXEMPLO EU SONHO MUITO E MEUS SONHOS SAO DIVERSOS MAS NAO COSTUMO SONHAR COM LUGARES DIFERENTES SAO SEMPRES ALGUM LUGAR EM QUE JA FUI E SONHO MUITO COM PESSOAS EU ACHO QUE EU TENHO UM DOM PREMONITORIO PQ SEMPRE ELES ACABAM ACONTECENDO O SIGNIFICADO SEMPRE ACONTECE E NÃO CONSIGO EMPEDIR. O QUE POSSO FAZER PARA CONTROLAR MAIS E EVITAR QUE AS COISAS ACONTECAM…SO QUE GRACAS A DEUS NAO SAO COISAS GRAVES!!! BJO

  22. KATIANA :

    SE PUDER FALA PRA MIM O SIGNIFICADO ESTA SEMANA SONHEI QUE AFASTVA MAS NAO TENHO CERTEZA SE ERA EU UMA COMODA E APARECIA UM ABARAT ENORME. ME SEPAREI A POUCO TEMPO E ONTEM SONHEI COM EU E MEU MARIDO NA CAMA NOS ACARICIANDO NAO LEMBRO SE BEIJANDO E HOJE ACONTECEU. PROCUREI NA NET E TIVE RESPOSTAS MAS ACCHO QUE VC PODE ME AJUDAR MELHOR!

  23. taty moreno :

    eu vou muito pelos meu sonhos ,mais asveses fico confusa porque nao sei interpretalos,sonhei q estava em um citio lindo mais so me apareciam tres fritas,jaca,saput,e uma fruta q parecia um toderrepen aparecia um urubu e enpedia que eu pegasse todas as quelas frutas.tinha tabem artitas,pessoas quase nuas e muitas crianças,tinha festa.se alguem souber mais ou menos o q significa me diga por favor.

  24. joao :

    Lino,

    Esses dias sonhei que estava com uma pessoa que reencontrei no dia 01/01/2009 pelo orkut.
    Ela me abraçava muito feliz, e eu também estava muito feliz.
    Gostaria de saber o que significa, se puder me dar uma resposta agradeceria muito.
    Um abraço

  25. Ana :

    Bom Dia Lino

    Lino você precisa me ajudar, eu acabo de sonhar um sonho que foi muito real…
    Bem, o sonho aconteceu nos fundos da casa de minha avó. Eu lembrando dos momentos em que eu e o meu cachorro Nino que infelizmente morreu faz 4 meses, mas voltando ao sonho, eu lembrando dos nossos momentos cheguei a velo. Nino começou a fazer as coisas que ele fazia naquele lugar; Ate ai tudo bem, pq eu pensava que era fruto da minha imaginação. Mais apareceu dois periquitos, lindos verde, eles começaram a ciscar o chão e a falar; eu conseguir ouvi-los, fiquei assustada com aquilo mas fiquei bem quietinha com Nino do meu lado e os periquitos começaram a fofocar dizendo …
    periquito 1_ Nossa eu estou morrendo de sede.
    periquito 2_ Eu também, aqui tinha a vasilha do cachorro com água, hoje já ñ tem mais.
    periquito 1_ Foi pq o cachorro morreu…
    Em tão eu peguei uma vasilha com água e dei aos periquitos; Eles ficaram felizes e beberam a água; só que Nino começou a beber também…
    Eu fiquei chocada, pois entendi que ñ era minha imaginação era o espírito de Nino e ele estava com sede, bem ali na minha frente.
    Os periquitos voltaram a conversar… _ Ela pensa que é mentira, mais não é,ele estar aqui mesmo.
    E então eu fiquei tão feliz, por saber que eu poderia vê-lo, pelo menos o seu espírito; em tão eu brinquei e depois dei comida para ele, mais chegou minha mãe, minha avó com minha irmã e eu tive que sair para abrir o portão da casa, quando eu voltei tinha vários espíritos de gatos e gatos vivos também, todos eles viram Nino e começaram a brigar com ele, querendo tomar a comida de Nino; Eu fui para cima dos gatos e tirei eles de casa mais eram muitos, minha mãe ajudou e não entendia pq tanto gato no quintal, então eu falei para ela tudo o que eu tinha acontecido; ela disse que era mentira que eu estava delirando. Eu peguei Nino e dei a vasilha com comida, ai ela percebeu que a comida sumia aos poucos da vasilha, então ela acreditou e até alisou Nino. Ela começou a chorar e falou que no dia que ele tinha morrido sem querer ele tinha caído de cima da mesa quando ela tava secando ele com o secador. Me deu vontade de brigar com ela pq ela não tinha me dito isso antis ; Mais Nino olhou para mim e fez sinal de silencio como se falasse _ ñ briga com ela…
    E agora vem a pior parte do sonho. Enquanto agente tava dando comida para ele, minha avó e minha irmã ficaram só olhando enquanto isso um dos um gatos voltou, ele era preto, e queria pegar Nino. Só que eu peguei esse gato e nos dois começamos a brigar ele me azunhava eu batia nele ,depois peguei pelas suas orelhas e joguei para fora de casa, por cima do muro só que nesse contra tempo eu vi um rato enorme do outro lado do muro, na casa da vizinha e quando eu desci do muro o espírito de Nino já ñ estava mais com agente então comecei a chora muito.
    Acordei chorando, muito nervosa e triste. Por favor, interprete meu sonho Lino, isso é muito importante para mim, pois eu tinha Nino como um filho de verdade. Desde já agradeço sua atenção

  26. arthur :

    eu sonhei q estava do lado de uma garota q eu gostava dentro de uma sala de aula e a minha direita no alto tinha uma porta e dentro dela uma casa mal asombrada em construsão e ai ela foi chegando para o lado ate chegar na porta e quando ela entrou eu percebi e fui atraz só q todo mundo q chegava perto da porta fugia de medo ai eu aranjei um amigo q foicomigo ele estava se cagando de medo eu não(eu so muito medroso)ai quando eu entrei eu acordei.oq sginifica?

  27. Juliane :

    sonhei que meu vizinho falava que eu era chata e que ficvaa olhando ele da janela. Sera que ele pensa assim mesmo?

  28. ivonar :

    sonhei dando um abraço em lula. oque significa?

  29. ana carolina :

    eu sonho quase todo dia mas a maioria e de sexo eu nao gosto muito desses sonhos pq ainda tenho 10 anos e ja so mestruada isso nao e muito normal ne gente

  30. ketelen :

    pke tenho sonhos todas as noite ja faz um mes ki sonho todas as noite e nao me lembro do sonho so de algumas parte !! pke isso ta acontecendo !! me ajuda !!! bj

  31. Léo :

    olha a noite passada sonhei que estava voando e meu corpo estva pintado e prateado, mais ao mesmo tempo estava tentando dar presentes a crianças carentes . neste sonho tinha pessoas que eu conhecia do meu convivio diario então comecei a contar uma historia para as pessoas do sonho sobre não ter um bom poder aquisitivo financeiro e comecei a chorar ai acordei estava chorando. até o momento não consegui entender nada disso

  32. josenir aguiar melonio :

    Oi Lino, eu sempre sonho direto com agua, muita agua, exemplo (mar, lago, rio) quase todos as veses que eu vou dormir, tanto faz de dia ou de noite, sempre sonho com agua, gostaria que voçê, me diga o que significa, obrigado.

  33. Kelly Regiane :

    Boa tarde, gostaria de saber o significado de sonhar segurando um periquito verde mansinho na mão e no dia seguinte chegar um periquito igualzinho ao sonho pra vc, sem mais fico no aguardo

Entre na Conversa

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *