O que significa ser humano?

por Lino Resende em 05/jun/2008

Você já se fez esta pergunta? Ou, então, já a viu formulada em algum lugar?

Se a resposta for positiva, leia o restante do artigo. Se for negativa, também leia e veja o que pensam vários e renomados cientistas sobre a questão, que se dispuseram, em um encontro científico realizado em Nova York, nos Estados Unidos, se dispuseram a responder à questão.

Veja o que dizem:

  • Marvin Minsky, pioneiro da inteligência artificial
  • “Nós fazemos o que outras espécies não fazem. Lembramos. Temos culturas, meios de transmitir informações”
  • Daniel Dennet, cientista cognitivo
  • “Somos a primeira espécie que desenvolveu a argumentação, podendo discutir um com outro. O planeta fez crescer o nosso sistema nervoso”.
  • Renee Reijo Pera, embriologista
  • “Somos humanos desde o momento da fusão do esperma com o óvulo. Um programa humano começa mesmo antes do início da formação do cérebro”.
  • Patrícia Churchland, neurocientista
  • “A estrutura como o cérebro humano é arranjado intriga-me. Até onde sabemos o tamanho do cérebro humano é único. É importante que coloquemos o foco em nós, comparando-nos com outros animais”.
  • Jim Gates, físico
  • “Somos abençoados com a habiliade de conhecer nossa mãe. Somos conscientes de mais do que de nós mesmos. Podemos perguntar: Quem eu sou? Que lugar é este? Como eu me relaciono com ele?”
  • Nikolas Rose, sociólogo
  • “Linguagem e representação. Somos o tipo de criatura que faz estas perguntas a nós mesmos. E acreditamos que a ciência pode respondê-las. Somos criaturas que nos pensamos como biológicos e acho que somos mais do que isso”.
  • Ian Tattersall, antropólogo
  • “Não é: O que é humano?, mas o que é único: nossa extraordinária forma de cognição simbólica”.
  • Francis Collin, geneticista
  • “O que o genoma nos diz? Que há, surpreendentemente, pequena diferença genética entre homens e chimpanzés. Mesmo assim somos claramente diferentes. E isto por causa do cérebro e da linguagem”.
  • Harold Varmus, fisiologista
  • “Intrigado por nossa habilidade de gerar hipóteses e fazer medidas”.
  • Paul Nurse, biólogo celular
  • “Excitado com a habilidade de a ciência responder a esta questão”.
  • Antonio Damasio, neurocientista
  • “O único fator crítico é a linguagem. Criatividade. A religião e o impulso científico. E nossa organização social, que foi prodigiosamente desenvolvida”.

E então, de quem você acha que seja a melhor definição? E na sua opinião o que nos torna, efetivamente, humanos? Eu concordo com o Antonio Damasio, que é um estudioso do cérebro humano, ao dizer que a linguagem é um dos fatores críticos.

Acho, ainda, que o pensamento simbólico, que é conceitual, nos ajuda a ser humanos e a pensar como pensamos, diferenciando-os de outras espécies. Foi isso que, no final, fez a diferença. E embora, como frisa Francis Collins, sejamos muito parecidos, somos, ao mesmo tempo, muito diferentes. (Via Wired)

Related Posts with Thumbnails
Seja Social, Compartilhe!

{ 13 conversas }

Carla junho 5, 2008 às 12:21 pm

Acho difícil encontrar uma definição, Lino; somos tão complexos, e, ao mesmo tempo, tão especiais, tão capazes…
Talvez qualquer definição não seja capaz de mostrar tudo o que somos.
Bjo.

Keila, a Loba junho 5, 2008 às 4:05 pm

Gosto de pensar que Humberto Maturana tem razão. Para ele, ser humano é saber criar uma teia de relacionamentos simples e profunda, duradoura e aberta às praticas e experiencias, e eu acredito nisso. Cientistas que se isolam para desvendar mistérios insondáveis, e passam anos assim, ganham nobel, mas têm sua lista de amigos e familiares reduzida a livros e experimentos. Uma pessoa dessa vive para os outros, pois em tratando-se de relacionar-se consigo e com os outros está quase que humanamente impossibilitado.

BeijUivooooooooooooossssssssss da Loba

Betho Sides junho 5, 2008 às 5:38 pm

Antonio Damasio, não sei se vai dar certo fazem mais de uma semana que tento mas não consigo comentar aqui. De qualquer maneira um Abraço amigo LINO!

Lulu on the sky junho 5, 2008 às 8:14 pm

Nossa q pergunta dificil como definir ser humano? Existem tantas pessoas q não podem ser consideradas Humanas pelos atos brutais q cometem q mais parecem animais irracionais.
Big Beijos

Cidão junho 5, 2008 às 11:42 pm

Acredito que somos humanos pela capacidade de pensar, da inteligência que temos nas mais variadas formas, com isso, as variadas formas de linguagem surgem naturalmente. Ou seja, quase tudo que foi mencionado pelos cientistas.

Cris junho 6, 2008 às 7:12 am

Acho que o raciocínio sofisticado nos faz humanos , apenas isso. De resto parece que os outros animais estão numa leve vantagem sobre nós, Lino . Beijão e bom fim de semana. A correria está grande, porisso o espaçamento das visitas.

Chuvinha junho 8, 2008 às 6:51 pm

Os animais irracionais também possuem uma organização portanto acho que o que nos difere é mesmo a linguagem.

Edison Vergaças Ferreira fevereiro 1, 2009 às 8:08 pm

“Sofri uma contração no cerebelo e perdi os movimentos nos quatro membros e um pouco da fala presciso saber como tratar e estou disposto a qualquer tipo de experiência, por favor solicito alguma resposta ou quaisquer tipo de tratamento, pois meu medico alega não conhecer nenhum tipo de remédio para meu caso. ” Ansioso aguardo resposta. Fico feliz com vossa capacidade, e, também estou disposto a passar por qualquer tipo de pesquisa com célula tronco embrionária ou não.

Layse março 8, 2009 às 9:40 pm

Na minha opnião a definição certa seria que somos únicos e independente de raça e cor nacemos com o amor e nos relacionamos com outras pessoas…Um ser capaz se raciocinar e formular suas própris idéias e discúlti-las com outros,cada um com habilidades e costumes diferentes!
Beijosss Layse

ISTHEFANE março 9, 2009 às 6:12 pm

OI

Joel Almeida setembro 4, 2009 às 6:01 pm

pergunta muito interessante, porém, sem nenhuma resposta com ponto de vista voltado para concepção de que somos criaturas de Deus. Achei os pensamentos dos ” pensadores” modernos boas. Como teólogo e pensador cristão acredito que aquilo que nos diferencia e nos diz respeito ao ser humano é a compaixão. Também o bom senso é algo que nos faz ” humanos”. Se olharmos para o segnificado biblico-teólogico da palavra humano ou homem singnica aquele que olha para o alto ou para o céu, ou seja aquele que olha para Deus.

Joel Almeida setembro 4, 2009 às 6:02 pm

pergunta muito interessante, porém, sem nenhuma resposta com ponto de vista voltado para concepção de que somos criaturas de Deus. Achei os pensamentos dos ” pensadores” modernos boas. Como teólogo e pensador cristão acredito que aquilo que nos diferencia e nos diz respeito ao ser humano é a compaixão. Também o bom senso é algo que nos faz ” humanos”. Se olharmos para o segnificado biblico-teólogico da palavra humano ou homem singnica aquele que olha para o alto ou para o céu, ou seja aquele que olha para Deus. leiam o livro antigo ( com carinho missionário Joel Almeida http://www.palavradele.com )

emilia outubro 4, 2009 às 4:02 pm

• A pior das espécies baseada em Carbono,
eles falam
eles existem até hoje
alguns tomam banho, outros não
é o único animal que pensa que não é animal
existem humanos de várias espécies (ao todo ja foram catalogadas em torno de 42, dentre elas o humano forquilha)
Tal espécie possui muitos Sexos: feminino, masculino, emo, transexual, *****, ******, mulher-macho, boiola, *****, baitola, chegado, gaúcho, afeminado, etc… E há até quem diga que é uma espécie única que se criou do nada e que criou tudo do nada: Chuck Norris.
Foi um grande erro da Natureza e de Deus. Depois da ***** ter sido feita a única coisa que Deus se limitou a dizer foi: “Desculpe os transtornos”.
Anomalias Famosas de ser humanos
Homer Simpson
A ovelha Dolly
Murphy
Dercy Gonçalves
Hebe Camargo
Como a Natureza não é perfeito, dentro de anomalias podem incluir outras anomalias (devido ao problema do banheiro de Deus ser público):
George W. Bush
Alckmin
Darth Vaider
Neo
Lula
Collor
A espécie ser “humano” possui uma subespécie: ser “um mano”, (tá ligado?) esses seres se consideram uma raça superior e estão dominando os exemplares Humanos, seu habitat natural são os morros, principalmente dos grandes centros urbanos, seu principal predardor é um ser chamando polícia (ou puliça, mega, porco, coxinha, gambé… como eles falam), estes invadem seus habitates (favelas) para capturar os lideres. – A alimentação desta subespécie é baseada em uma planta conhecida como cannabis, porém variam a dieta comendo a coca(ina e não cola, ou melhor cola tbm…) – conseguem alimento atravês de uma ferramenta essencial a sua sobrevivencia 3oitão, geralmente utilizam no semáfaro – características: usam boné, geralmente torto, carça larga, tênis 5 numeros maiores, escutam RAP, hip hop ou funk, usam 3oitão, e quando você olha… q q tah oiando ai mano? ké apanha? (se estiverem em bando)
nem tudo são minhas palavras,mas é como se fosse.

As conversas deste post estão encerradas.

Artigo anterior:

Próximo artigo: