O IMPACTO DOS BLOGS

influi

Pode ser que os números não sejam os mesmos para o Brasil, mas a Brodeur, uma empresa de pesquisa dos Estados Unidos, acaba de divulgar um levantamento mostrando que o impacto dos blogs é enorme entre os que, por profissão, têm de viver da informação, os jornalistas. E quem diz isso são eles próprios.

Os números, divulgados no Marketing Charts, são muito expressivos. Veja-se, por exemplo, o quesito “velocidade da informação”. Segundo os jornalistas consultados, o impacto dos blogs neste quesito é de 71%, o que significa dizer que a mídia, de um modo geral, tem de agir com muito maior rapidez, hoje. Se não o fizer, corre o risco de a informação ser dada, primeiro, por um blogueiro.

A disponibilidade da informação, ainda de acordo com os jornalistas, também foi impactada. Antes dos blogs, a mídia podia segurar uma notícia. Agora, isso não é mais possível. Então, talvez esteja explicada a avalanche de informações com as quais convivemos todos os dias. Forçada pelos blogs, a mídia coloca à disposição dos consumidores de notícias um volume maior de informação

Os blogs influenciaram, também, como a informação é abordada, decorrência da adoção, por blogueiros, de uma linguagem menos sisuda, mais coloquial. Com isso, também os jornalistas passaram a tratar seus textos de forma diferente, tornando-os mais leves, mais próximo da informalidade adotada na blogosfera. Neste caso, a consideração do impacto dos blogs é de 61%.

O reconhecimento mais importante, pelo menos no meu entender, é que o crescimento dos blogs e das informações por eles oferecida fez com que a mídia mudasse sua postura editorial. Cinquenta e um por cento dos jornalistas reconhecem que isso ocorreu, de fato, mas afirmam que, no final, a qualidade da notícia veiculada não foi tão impactada. Neste caso, o impacto é de 43%, bem abaixo dos outros índices.

Ao mesmo tempo em que reconhecem a influência dos blogs, os jornalistas confessam que também são leitores deles e que, ao lê-los, conseguem informações e inspirações para suas histórias. Mais de 71% confessou navegar pela blogosfera e, em alguns casos, há jornalistas que leem, diariamente, de 10 a 20 blogs. São minoria, é verdade. Mas existem. De outro lado, 29% afirma que não lê nenhum blog – um marco da má informação ou do preconceito.

O fato é que, nós blogueiros, admitam ou não os jornalistas, estamos ganhando influência. E ou não é? (Via Marketing Charts, em inglês)

PESQUISA CONTINUA

hobby

Se você não escolheu ainda qual o seu hobby, aproveite o final de semana, pense bem e participe da pesquisa do blog. Ela se destina a avaliar, de uma relação na coluna ao lado, qual a preferida dos leitores.

Até agora, a preferência é para a leitura, os livros, que tem 23% do total. Sem segundo lugar, com 17% cada, vem a música e os filmes. E em terceiro lugar, a fotografia, que tem 13% dos votos. Os quatro, juntos, representam 70% do total.

O interessante é que, desta vez, todos os itens estão sendo votados. Alguns com mais, outros com menos, indicam que há, entre os leitores, hobbies variados. Viu? Então, se não votou, vote! E deixe um comentário dizendo o porquê do seu voto.

Muito obrigado pela participação e que todos tenhamos um ótimo final de semana.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

19 Respostas

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *