ENTENDENDO O CONSUMIDOR

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Manuel Castells, um cientista que estuda o comportamento, afirma que, hoje, só somos cidadãos se somos, também, consumidores.

Se é verdade, é preciso que entendamos o comportamento do consumidor, o nosso comportamento, neste século que acabou de se iniciar.

Claudio Bravo, do Blogs Corporativos, fez, a partir das conclusões de um congresso realizado em Madri, na Espanha, e de suas próprias leituras e apreciações, uma lista com vários pontos sobre o comportamento do novo consumidor ou, poder-se-ia dizer, o novo comportamento do consumidor.

A lista traz alguns pontos polêmicos, que devem ser objetos de discussão. Para iniciar, cabe uma pergunta: Será que o chamado mercado compreende as mudanças por que o consumidor está passando? Veja a lista e dê sua opinião:

  • Agora, o importante é o indivíduo, não as instituições
  • A família diminuiu, e se fragmentou, tornando-se individualista
  • O centro da família não é o casamento, mas os filhos, que influem nas decisões dos pais.
  • Os processos migratórios de consolidam, com os consumidores viajando mais. Surge a cultura da fusão, produto da mestiçagem geográfica e cultural.
  • As empresas pequenas, com modelos alternativos, ganham campo.
  • A Internet deu ao indivíduo um poder quase que ilimitado
  • A globalização leva a uma perda de identidade, fazendo as pessoas retornarem à identidade regional
  • Há uma acentuada busca por individualidade, autorealização individual e projetos éticos
  • As empresas com ideologia, como Google, Amazon, Starbucks é que atraem
  • O novo estilo de vida acaba gerando novas doenças: estresse, depressão, suicídios, quadros de ansiedade, etc.
  • Os novos consumidores são individualistas mas, ao mesmo tempo, buscam pertencer a grupos, que são menores e mais flexíveis, símbolos da fragmentação e da prevalência do individual sobre o coletivo.
  • O consumidor quer ser único, e tratado como indivíduo
  • Ganham espaço os produtos de série limitada, personalizados e customizados.
  • O novo consumidor é, ao mesmo tempo, paradoxal e versátil. Pode ser compulsivo e reflexivo
  • As marcas mundiais que acentuam particularidades regionais tem mais sucesso
  • O novo consumidor é um embusteiro. Cresce a distância entre o que diz e o que realmente faz. Ele crê em sua imagem idealizada
  • O consumidor é atraído pelo alternativo e por valores éticos
  • O novo consumidor quer ser escutado, levado em conta
  • Este consumidor busca produtos de qualidade e baixo custo. E se orgulha de consegui-los, exibindo-se para os amigos.
  • O consumidor atual é um comprador experimentado, está altamente qualificado, pois considera o exercício da compra como algo essencial à vida moderna.
  • Este consumidor sabe diferenciar perfeitamente entre o que o marketing diz e os benefícios reais do produto.
  • O usuário deixou de ser um receptor para converter-se em um gerador de conteúdo.

Onde você se enquadra? Que tipo de consumidor você é? Como será que as empresas vão reagir ou estão reagindo? Dê sua opinião.

(Via Alambre)

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