Coca, as mentiras e as verdades

por Lino Resende em 01/dez/2008

Ela é uma das bebidas mais vendidas em todo o mundo e é, na área de refrigerantes, a maior empresa mundial, com uma marca valendo bilhões de dólares. Sim, como você deve ter imaginado, estou falando da Coca Cola, uma fórmula vitoriosa, que começou há mais de 100 anos e aos poucos se espalhou pelo mundo, conquistando apreciadores.

Ah, você não gosta? Acho que isso não preocupa a empresa, pois a maioria gosta – ou diz gostar. A propósito, milha filha, quando pequena, não tomava Coca Cola porque, segundo ela, ardia. Era o efeito do ácido usado na produção e da gaseificação que é feita na bebida. Adulta, como a maioria, ela também passou a consumi-la.

Com o domínio da Coca Cola, principalmente depois da instituição da internet, começaram a surgir as mais diferentes teorias, sempre atribuindo problemas à bebida. Eu já vi e ouvi que alguém tinha caído dentro de um dos tanques da empresa e que ela tinha distribuído a bebida com restos humanos. Verdade? Claro que não. Se isso tivesse acontecido, teria se transformado em notícia e muita gente saberia. Ou quem já não ouviu que ela é excelente para limpar pias?

Mas o que é verdade e o que é mentira sobre a Coca Cola? Veja a relação abaixo e tente descobrir quais das afirmações são verdadeiras e quais são falsas. Algumas são fáceis, outras nem tanto. A lista de mitos sobre a bebida, no entanto, é muito maior. Aqui, o sentido é da brincadeira e não significa que esteja endossando a Coca Cola, nem recomendando o seu consumo. Então, esclarecidas as coisas, vamos lá:

  1. A gaseificação da Coca-Cola ocorreu por acidente
  2. A Coca Cola foi considera anti-semita por se recusar a fazer negócios com Israel
  3. A moderna imagem do Papai Noel foi criada pela Coca Cola
  4. A Coca Cola já conteve cocaína
  5. Se você colocar Coca Cola em um pedaço de carne de porco, ela faz um buraco nele
  6. O formato da garrafa da Coca Cola, por um erro, foi baseada na fruta do cacau.
  7. Se você misturar Coca Cola com aspirina, tem um estimulante
  8. Somente duas pessoas na Coca Cola conhecem sua fórmula. E assim mesmo, cada um, apenas a metade dela.
  9. O ácido usado na produção da Coca Cola faz mal à saúde.
  10. As letras usadas no logo da Coca Cola se vistas em um espelho revelam mensagens anti-islâmicas
  11. Uma mistura de Coca Cola e Mentos foi responsável pela morte de duas crianças
  12. A Coca Diet contem mais colarias do diz a empresa e é mantida assim porque a Coca Cola paga uma multa ao Governo

Será que você tem um bom conhecimento de uma das bebidas preferidas do mundo? Confira o que é falso, o que é verdadeiro e o que não pode ser checado. As respostas são 1F, 2V, 3F, 4V, 5F, 6NS, 7F, 8F, 9F, 10F, 11F e 12F. O F é – lógico – para falso. O V, verdadeiro e o NS, não se sabe ao certo.

E então, como você foi? Se o resultado fosse diferente você continuaria tomando Coca Cola? Hoje, não sou mais um grande consumidor, mas gosto, de vez em quando, de tomar uma bem gelada. E as frases não são uma descoberta minha. Encontrei-as, em inglês, no Snopes, um sítio que tem uma série de afirmações sobre várias coisas.

Related Posts with Thumbnails
Seja Social, Compartilhe!

{ 15 conversas }

Carla dezembro 1, 2008 às 1:49 am

São tantos mitos, lendas, histórias que a gente ouve, né, Lino?
E aquela experiência da Coca com Menthos?
E de dissolver unha e desentupir pia?
O fato é que eu não troca uma Coca geladinha por nada….
Bjo e otima semana.

georgia aegerter dezembro 1, 2008 às 2:26 am

Lino, uma pena que eu todas as vezes que quero comentar no seu blog, tenho que preencher sempre uma ficha com meus dados. Nao sei se´é só comigo, mas nao entra automático meus caractéres como antes acontecia.

Acho que toda essa mistificacao que é faz a Coca Cola mais gostosa, rs.,

Mas também às respostas deixadas aqui de falso e verdadeiro, nao explicaram porque é falso ou porque é verdadeiro. Onde está a base das respostas?

Um grande abraco Georgia

Anny dezembro 1, 2008 às 11:02 am

Lino:
Acho graça nestes assuntos. Uns são verdades outros são lendas. Não curto refrigerante, mas uma coca ou um guaraná de vez em quando…

Lulu on the sky dezembro 1, 2008 às 6:20 pm

Sobre a coca-cola conter cocaina na antiga formula eu ja sabia, outras coisas são pura lenda mesmo.
Big Beijos

Adao Braga dezembro 2, 2008 às 2:31 am

A filha de uma amigo, sempre pedia coca-cola com a frase:
- Papai, me dá, Coca-Cola é isso ai!
Referindo ao slogan da década de 80/90
Eu passei pelo menos 15 anos sem tomar.

OBS: Os links do feeds estão funcionando. Teste diversas vezes para saber se voltava a acontecer. Testei em meu PC, e em outros lugares. Mas, só hoje, lembrei-me de avisar-te!

Cadinho RoCo dezembro 2, 2008 às 6:11 am

A impressão que tenho é que a Coca Cola foi o primeiro refrigerante de muita gente, gerações inteiras. Se não for, sem dúvida que a marca Coca Cola é das mais populares do mundo.
Casdinho RoCo

Cirilo Veloso Moraes dezembro 2, 2008 às 6:24 am

Lino, eu simplesmente nunca me importei sobre as verdades e mentiras a respeito da coca-cola. Ela é um dos meus grandes vícios. Só não tomo mais, porque contém muito açúcar e enfraquece os ossos. De toda forma, chego a afirmar: eu resisto facilmente a qualquer bebida alcóolica, mas à coca-cola é muito difícil. Às vezes, depois de um dia estafante: "Eu mereço uma coca-cola beeem gelada!" rsrsrsrsrs

Abração.

xaxeila dezembro 2, 2008 às 10:52 am

Essa do antisemitismo nunca tinha ouvido falar, mas ouvi que desentope pia, que forma uma bomba quando misturada com chiclete ou mentos, que para diarreia.

dácio jaegger dezembro 2, 2008 às 10:56 am

Como a diferença entre veneno e remédio é questão de dosagem, caro amigo Lino, uma lata de coca cola na minha casa dá para dois durante um mês. Um abraço.(2/3)

anunciação dezembro 2, 2008 às 11:06 am

Já fui viciada.Uma providencial úlcera,aliás duas,fez com que o médico e a nutricionista me proibissem teminantemente de bebê-la.Não é pq deixei,não,mas,mesmo gostosa,é péssima para a saúde.

Cejunior dezembro 2, 2008 às 11:59 am

Como eu não bebo refrigerantes, estou livre dessa!!!! Mas alguns desses são muito antigos e a turma aceita numa boa.
Um abração.

Ernâni Motta dezembro 10, 2008 às 1:51 pm

Lino, as pessoas e/ou produtos, que se tornam sucesso por todo o mundo, têm essa facilidade de provocar a inventividade humana, logo, com a coca-cola não seria diferente. Não tenho muito tempo para tomar coca-cola, porque o chope não deixa… rsrs, mas, vez em quando, não há como fugir de uma bem gelada, folclores à parte.
Aliás, nessa comemoração sobre os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, a discussão sobre os mitos da coca-cola caem bem, quando se pensa que é decisão soberana do Homem tomar ou não coca-cola.
Um abraço.

Gabriel setembro 7, 2009 às 12:23 pm

Minha mãe é uma cricka :@

ela vive dizendo que coca faz mau, mas eu continuo bebendo :@

eu odeio minha mãe :S

diinha setembro 22, 2009 às 1:09 pm

oi..
adorei esse site qm quiser vim para minha feira pode vir..
sexta

beccah outubro 10, 2009 às 7:54 pm

como se chama as pessoas viciadas em coca-cola
é cocólatra?

essa é uma duvida de muitas pessoas

As conversas deste post estão encerradas.

{ 1 trackback }

Artigo anterior:

Próximo artigo: