A INFORMAÇÃO DA BÍBLIA

por Lino Resende em 17/abr/2007

biblia.jpgA Bíblia é o livro mais lido do mundo. São milhões e milhões de exemplares nas mais variadas línguas ao redor do globo. Aqui, no Brasil, católicos e evangélicos lêem-na e, com isso, provocam um grande movimento editorial.

Livro sagrado para cristãos, quando se fala em toda a Bíblia, e para os judeus, quando se trata do Velho Testamento, que chamam de Torá, a Bíblia encerra, também, uma série de fatos que, no final, acabam sendo curiosos.

Livro dos livros, como alguns a chamam, ela serve ainda como base de citações para crentes e não crentes. E alguns dos seus livros, como os Salmos e o Cântico dos Cânticos têm alguns dos mais belos poemas já escritos.

Mas tudo isso você já deve saber. O que talvez não saiba é o que vem abaixo. Confira:

  • Amêndoas e pistaches são as únicas nozes mencionadas na Bíblia
  • O sal é mencionado mais de 30 vezes nos livros bíblicos
  • A Bíblia registra o suicídio de sete diferentes pessoas
  • Ao longo de todos os seus livros, a Bíblia dedica 500 versículos à oração, outros 500 às preces e mais de dois mil ao dinheiro e bens materiais.
  • O menor versículo da Bíblia tem apenas duas palavras: Jesus chorou e está no Evangelho de São João.
  • Ao todo, são mencionados na Bíblia 49 diferentes alimentos.
  • Especialistas acreditam que a Bíblia tem 40 diferentes autores e que foi escrita em um período de até 1600 anos.

O curioso é que, embora a Bíblia seja o livro mais editado e os cristão estejam espalhados por todo o mundo, a invocação mais ouvida na voz humana é dos muçulmanos,: “Allah Akbar, Allah Akbar, La Allah Il Allah, La Allah Il Allah U Mohammed Rassul Allah”, recitada pelos muezzins e por todo muçulmano e que quer dizer: “Deus é grande. Não há outro Deus senão Deus e Maomé é seu profeta”.

São fatos interessantes e que, muitas vezes, passa despercebido por quem já leu a Bíblia. Como é um livro imenso, poucos a leram toda e quem o fez talvez não tenha atentado para estes detalhes. De qualquer forma, olhada como sagrada ou não, a Bíblia é muito interessante. (Via Corsinet, em inglês).

DO QUE VOCÊ DEPENDE?

Os objetos, sobretudo os mais modernos, chegam em nossas vidas para ficar. É o caso do celular, que se tornou quase que indispensável. E é para mapear o tipo de aparelho sem o qual não podemos viver hoje é que estamos fazendo a pesquisa da semana.

Vá à barra lateral e veja o que está listado. Deles, escolha o que lhe é mais essencial e que lhe faria maior falta. Vote. E deixe um comentário.

Related Posts with Thumbnails
Seja Social, Compartilhe!

{ 28 conversas }

Daniele abril 17, 2007 às 10:46 am

Amigo Lino,

Hoje eu venho lhe deixar um recado. Houve uma eleição muito bem feita dos melhores blogs e um deles eleito foi o meu. Eu indiquei 5 blog que me fazem refletir e claro que tu está na lista. Quinta ou sexta feira eu estarei postando sobre isso e estarei fazendo uma resenha de cada blog. Tem inclusive um award para cada um dos 5 indicados.

Beijos,

Mari Riccordi abril 17, 2007 às 11:32 am

Pois é,é realmente interessante.E mais interessante é a força q esse livro teve nos rumos da história humana!Definiu costumes,paradigmas,criou morais e tmb diceminou muitos preconceitos e discriminalização,pq,como tu citaste,foi escrito por homens (e segundo já mt estudei,homens interssados no poder,em grande parte).A religiosidade é a maior forma de se controlar alguém ou um povo,sem dúvida.

tati sabino abril 17, 2007 às 12:27 pm

Lino!!
Que Saudades de ler teu blog, rs…estou passando por uma situação muito dificil… a pior fase da minha vida…uma história bem complicada, rs…mas adorei o post!!
vou passando sempre q der , tá???…bjos te cuida!

Ronaldo abril 17, 2007 às 12:32 pm

Olá!!!

Boas informações… algumas eu já sabia outras não, mas valeu.

Abraços

Gustavo abril 17, 2007 às 12:36 pm

Lino, sou católico, embora ainda não tenha lido a Bíblia de ponta a ponta e digo que, sabendo usar, é o melhor livro de todos. Independente da crença, muitas vezes na hora do desespero, abri-la nos Salmos (é fácil acertar, é só abrir no meio) é de uma auto-ajuda excelente. Já aconteceu comigo de ter a “coincidência” (as aspas variam de acordo com a crença de quem ler o que estou escrevendo) de ouvir exatamente a resposta que eu gostaria.

Jens abril 17, 2007 às 12:59 pm

Li a Biblia (não de cabo a rabo) e nunca havia atentado para as peculiaridades que destacaste. É um grande livro. Aliás, já disse que todas as grandes histórias estão contadas na Biblia. Acredito nisso.
Um abraço.

Carlinha abril 17, 2007 às 1:43 pm

Lino, eu tenho vontade de ler a biblia inteira, de cabo a rabo, acho que um dia ainda faço isto, porém a biblia que tenho e foi ganhada é evangélica, e não tem os livros que eles chamam de apócrifos.
De toda a forma, se for pra ler, quero ler tudo.
Interessante esta pesquisa.
Um beijo grande!

wilma abril 17, 2007 às 2:04 pm

Gostei do post. Já tive a vontade de ler a Bíblia de cabo a rabo, mas ainda bem que passou…risos. Acredito que teria que fazer um curso para compreendê-la como merece, então deixa pra lá… Quanto a Pesquisa, viveria sem qalquer um destes ítens se fosse preciso, mas o computador é o que mais me faz falta. Não passo muitos dias sem ele, já os outros passaria fácil. Afinal nele, posso falar, comunicar, ouvir música, ver programadas TV (resumos), etc

Maitê abril 17, 2007 às 2:06 pm

é um dos livros mais bem escritos que eu já li! Abs

Lulu on the sky abril 17, 2007 às 5:08 pm

Muito interessante esse post Lino, qtas curiosidades sobre o livro mais lido no mundo.
Big Beijos

Mário abril 17, 2007 às 7:43 pm

Excelente Post, só para variar (rs). Segundo creio, a Bíblia cristã que conhecemos (O Novo Testamento) foi compilado e consolidado por Constantino III, durante o Império Romano. Ademais, existem os livros gnósticos, não aceitos como válidos, considerados apócrifos. O que me pergunto, Lino, é se eu mesmo acaso vivesse ao tempo de Jesus, não faria minhas próprias anotações. O novo Testamento fala em mais de 500 seguidores do Cristo, sendo certo que pouco mais de uma dezena eram apóstolos diretos… será que ninguém escreveu mais nada a respeito de Jesus? Os livros encontrados trazem diversas informações (todas consideradas heréticas pelas igrejas em geral), mas que, pela lógica, haveriam que ter algum fundamento. Outra coisa que me preocupa são as traduções da linguagem original para, por exemplo, o inglês. Em aramaico ou hebraico existem palavras que não possuem qualquer sinominia para o inglês, menos ainda para o Português. Creio piamente na Bíblia, mas não oculto a sensação de que a mão do homem passou por ali. Resta saber se interesses políticos e religiosos da época não predominaram nas adaptações/traduções. Abraços, Mário.

Ricardo Rayol abril 17, 2007 às 8:27 pm

Deixa o Onildo e o Catellius aparecerem por aqui que mais fatos inusitados ligados à Bíblia irão aparecer… Mas interessante mesmo são os 2000 versiculos para o dinheiro… para o bem ou para o mal?

Fábio Max abril 17, 2007 às 8:28 pm

Eu dependo de computadores, não consigo mais viver sem eles.

Substitui o telefone pelo e-mail e pelo MSN;
O aparelho de som pelo CD da CPU ou por MP3;
Os torpedos do celular, mando pela página da operadora na internet;
Etc…

Todas as vezes que leio a Bíblia, a acho interessante, tenho umas 4 ou 5 aqui em casa e nunca parei para comparar seus textos, mas já me disseram que há muita variação.

Taís Morais abril 17, 2007 às 8:28 pm

Eu confesso, mesmo sendo evangélica da igreja Batista, que não li a bíblia toda… leio um pedaço e outro. Sei quase de cor os salmos…
no entanto, estes detalhes não havia percebido!
mil beijos

ps. votei no PC. sem ele, não sou ninguém!

Marcos abril 17, 2007 às 9:16 pm

Estava espeando você falar o que falou no final: poucos a leram. Pouquíssimos, diria eu.
Me lembrei de uma faixa que vi em frente a um templo evangélico em Fortaleza: “Batize-se aqui e ganhe uma Bíblia”. E pensar que Jesus expulsou os vendilhões do templo…

Vera Fróes abril 17, 2007 às 9:36 pm

Lino, infelizmente nunca li a Bíblia toda, mas gostaria de lê-la. A que eu tenho está averta no salmo 23: “O Senhor é meu Pastor nada me faltará…”
Amo amendôas e pistaches.

Bjos.

Micha abril 17, 2007 às 10:43 pm

eu nunca leio..sempre quero ler..tenho uma aqui na minha cama.

/(,”)\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_……………..

obs.: Tem tema pra post comunitário no ar.

Daniele abril 17, 2007 às 11:16 pm

Amigo Lino,

Venha buscar seu award , tem uma doce e honesta surpresa para ti !

Beijos,

Renata abril 17, 2007 às 11:18 pm

Lino, muito interessante…eu não sabia de quase nada disso. Mas em se tratando de livro, a Bíblia católica é diferente da bíblia evangélica, tem mais textos. Isso deve fazer diferneça nessas “contagens”aí.rs..rs..
bjo!

Luiza Cristina abril 17, 2007 às 11:51 pm

Pra mim, a Biblia é O LIVRO.
Creio em cada palavra, em cada profecia…

Não consigo ler inteira… confesso que já tentei algumas vezes, e desisto.

um beijo.

ah, anotou minha opiniao sobre o celular ai?

Jackie ;o) abril 18, 2007 às 12:27 am

Olá Lino! Já li a biblía, não em sua total plenitude mas ainda quero muito isso fazer!! A bíblia pra mim, é o livro mais completo q pode existir para nos tornarmos cada dia mais aperfeiçoados espiritualmente…. Bjokas!

Luci Lacey abril 18, 2007 às 12:35 am

Oi Lino

1600 anos e tempo mais que suficente para que cada religiao a aceite de forma diferente.

Boa Quarta

Cadinho RoCo abril 18, 2007 às 1:25 am

Vale acrescentar ser a bíblia uma obra sagrada e de interpretação diversa podendo servir a interesses completamente incompatíveis com o que nela existe e que por isso mesmo requer muita seriedade e estudo para se obter proveito saudável.
Cadinho RoCo

Flavia Sereia abril 18, 2007 às 4:53 am

Lino, quem lê a biblia, seja ela toda ou só uma parte, não tem como mesmo notar esses detalhes, a menos que seja uma pessoa perfeccionista e anote tudo, bem bizarro né? hehehe

Muitas pessoas não gostam de ler a biblia pq ela é em si um livro dificil de ser entendido na sua plenitude, sem estudo profundo muita gente lê e só fica na historia da vida de cristo.

Ahh fiz o meme sobre o que me deixa feliz, vc viu?

bjs

Ciça abril 18, 2007 às 10:15 am

Ler a Biblia não é problema. Meu medo é das interpretações

Carla Abramovich abril 18, 2007 às 10:25 am

Bom como sou judia,só li o velho testamento que nós acreditamos que foi entregue por D-us e nao escrito pelos homens.Mas nao tinha prestado atençao à esses detalhes. Muito interessante!!!

Beijos,

Chawca abril 18, 2007 às 6:13 pm

Eu já a li inteira pq fui Mórmom e passei dois anos estudando-a. Um ano o Velho Testamento e um ano o Novo… E alguns desses dados eu já conhecia..

Marco abril 19, 2007 às 7:14 pm

Gostei de saber dessas curiosidades sobre a Bíblia… Valeu!

As conversas deste post estão encerradas.

Artigo anterior:

Próximo artigo: