Assuntos Publicados


UM 2009 CHEIO DE PAZ

Que você e todos os seus tenham um 2009 cheio de alegria, com muita saúde, paz e prosperidade. E que o ano que chega lhe proporcione tudo o que almeja.

Leia Mais »

UM NATAL MUITO FELIZ!

É este o meu desejo e o deste blog para todos os que por aqui passam e passaram durante o ano de 2008. E que 2009 chegue, para todos nós, em ritmo de alegria. E que tenhamos saúde, paz e prosperidade.

Leia Mais »

UM MOMENTO PROPÍCIO

O ano está terminando. O Natal, chegando. Nesta época quase sempre aproveitamos para, além das comemorações e dos presentes, fazer um balanço do que fizemos e projetar o que queremos fazer. A reflexão nos permite corrigir o que erramos e planejar o que faremos, de forma a que não cometamos os mesmos erros e tenhamos, por isso mesmo, um ano diferente, melhor. No final de cada ano a esperança se renova e pensamos, quase sempre, no que queremos fazer, no que desejamos conquistar. No meu caso, olhando 2008 posso afirmar, com toda certeza, que foi um ano bom. E isso

Leia Mais »

COMENDO PARA SE ALEGRAR

Comida pode fazer bem. Mas também pode fazer mal. Se a olharmos do primeiro ângulo podemos afirmar, com base em pesquisas comprovadas, que existem alimentos que ajudam a combater a depressão, melhorando o astral das pessoas. E não se trata só de chocolate, não. No rol destas comidas estão, por exemplo, o alface, o espinafre, as uvas e o macarrão, hoje transformado em um prato universal. Ao lado de uma constatação científica, fica um outro aspecto: cabe a nós determinar como vamos encarar a comida. Podemos relembrar nossos antepassados que corriam atrás da deles, adaptando sua gética ao momento. Ou então procedermos como seres modernos e nos enchermos de fasta food e junk food e, com elas, ficarmos obesos e adquirir todos os problemas que daí decorrem. Ou podemos fazer outra opção, que é comer frugalmente, escolhendo alimentos mais saudáveis e ainda complementar tudo balançando o esqueleto, nem que seja em uma boa caminhada. A escolha é nossa. Ou não? Eu acho que sim, e já a fiz. E você, como encara a comida?

Leia Mais »

COMO É MESMO O NOME?

Como é o seu nome? Esta é uma pergunta comum, mas para alguns pode ter um significado especial. E a principal razão é, mesmo, o seu nome. É que em todo o Brasil existem muitos, mas muitos mesmos, nomes estranhos. E este é um assunto que tem sido tratado aqui no blog em algumas oportunidades e agora estou voltando a ele, relacionando, em ordem alfabética, uma série de nomes que comprova a preferência de alguns pais por nomes que, na verdade, são estranhíssimos. Esse estranhamento talvez se dê em razão de não termos um parâmetro de outros países, de outras línguas. Então, não podemos comparar o que existe no Brasil com o que existe, por exemplo, na China. Bom, se você está curioso dê uma olhada na lista, mas vá até o final. E depois de lê-la me diga: são muito estranhos ou não? E o que você faria se tivesse um nome assim?

Leia Mais »

AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES

O que os jornais publicam é importante? Lendo alguns dos jornais do Espírito Santo neste final de semana deparei-me com algumas notícias que achei interessantes e decidi comentar, aqui, no blog. E o fiz sob o olhar de um jornalista que já vivenciou a redação, mas também de um leitor que acompanha o que se noticia. Aproveitei, nos comentários, uma idéia da Yvonne, do Bloggente, que faz a sua “salada de fruta”, que chamei de “picadinho”. De outro lado, hoje começa a semana da blogagem coletiva sobre consumo consciente. Talvez seja a hora de aproveitarmos para ver o que compramos e se estas compras estão ajudando a manter ou a destruir o planeta. A chave, acho, é nos perguntarmos se precisamos do que pretendemos comprar. E adotar a postura de aproveitar tudo, evitando o desperdício.

Leia Mais »

MEMÓRIA DA MINHA INFÂNCIA

Ainda hoje pessoas se reúnem para ouvir e participar de manifestações culturais folclóricas, como a Folia dos Reis. A folia faz parte da minha infância e juventude e o que vivenciei me voltou à memória em uma manhã de sábado. Lembrei de minha infância e me revi, da varanda de casa, assistindo a apresentação.

Leia Mais »

É MEU DIREITO!

Quantos de nós somos capazes de, diante de uma violação, dizer alto e em bom som a frase acima, título deste artigo? Não me arrisco com números, mas diria que poucos, bem poucos. A questão serve, e bem, para ilustrar a situação dos direitos humanos, 60 anos após a edição da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pelas Nações Unidas e que deveria ser de cumprimento obrigatório em todo o mundo. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais”, afirma a Declaração no seu primeiro artigo. Para uma parcela da humanidade isto é verdade, mas para outra, não. Homens e

Leia Mais »

ESQUEÇA, LEMBRAR PRA QUE?

O que você lembra? O que esquece? O esquecer preocupa você? Pois saiba que lembrar e esquecer são processos naturais, que nós não comandamos, mas que fica a critério do nosso cérebor. E dizem os especialista que o esquecer tem uma função de nos ajudar, de evitar problema, de não nos deixar sobrecarregados. Esquecer faz bem. E se o lembrar às vezes dói, existem alguns exercícios que podem estimular o cérebro a armazenar informações: ler, mudar a rotina, fazer resumos, lembrar amigos da infância e seus rostos. Viram, este resumo tem um propósito. Mas não esquente se não se lembrar de algo que julga ou julgava importante, a memória não reflete o real, mas é uma reconstrução dele. Então, não esquente, mas lembre-se que na quarta-feira, dia 10, tem a blogagem coletiva sobre Direitos Humanos e você está convidado (a) a participar. E se possível, ajude na sua divulgação.

Leia Mais »

ENTRE A SERIEDADE E A BRINCADEIRA

Você é séria? Ou brincalhão? Tem gente que é muito séria, não brinca. E tem outras que brincam muito, se divertem e divertem os outros. Onde estará o equilíbrio? Acho que a diversão faz parte da vida, mesmo no trabalho e quando a ele nos dedicamos. É sempre bom tirar um tempo para uma piada, uma brincadeira, um belo sorriso ou mesmo uma gargalhada, que descontrai e melhora o astral. Brincar faz parte da vida, embora muitas pessoas mau humoradas não pensem assim. De bom humor tenho um exemplo próximo, um amigo que não perde a oportunidade de se divertir e divertir os outros. E com isso, vive bem. Por que todos não somos assim? Certamente, as coisas seriam melhores. Ou não? O que você acha?

Leia Mais »
Cestra de compras