Assuntos Publicados


O QUE SIGNIFICAM OS SONHOS?

Por que sonhamos? Não, não me venha com explicações científicas. Quero falar do sonho como algo onírico ou recorrente, mesmo. Daqueles que não guardam nenhuma relação com a realidade ou dos que, de olhos abertos, nos impulsionam, nos levam a novas conquistas. Eu sei que a ciência explica, mas, mesmo assim, acho que os sonhos são um mistério. Por que eu sonho com algo que não vivencio? Meu cérebro está desligando? Outra vez, nada de explicação científica. Olho o sonho como sonho. E acho que é um bom assunto. E você, sonha com o que?

Leia Mais »

HOMENS SÃO MAIS ANTENADOS

Quem desconfia mais das traições, o homem ou a mulher? A se acreditar em pesquisa publicada na mídia, são os homens. E em um percentual bem maior que as mulheres. Esta pesquisa, aliás, desmente outras, também publicadas na imprensa e que mostravam um alto grau de traição, dos dois lados. Agora, os números são outros e servem, junto com outros artigos já publicados no blog, como base de uma bela discussão: por que as pessoas traem? Se você souber ou tiver algum palpite participe da conversa. Eu confesso que não sei, mas este é um assunto que sempre me chama a atenção e acabo lendo. E você?

Leia Mais »

LUTA EM QUE VALE (QUASE) TUDO

O que você faria para subir no emprego? Segundo matéria da imprensa, na hora de galgar um posto as pessoas são capazes de quase tudo, transformando a afirmação de “que lá fora é uma selva” em uma verdade. Na disputa, intriga-se o concorrente, aplica-se-lhe golpes baixos e a fofoca é usada como arma. Tudo para conseguir um melhor posto, um melhor salário. Os especialistas confirmam, mas será que esta é a norma? Eu acho que não, embora esteja fora deste mercado. E mudando completamente de assunto, o blog, quem diria, está virando objeto de estudo, feito por duas estudantes de Comunicação de Minas Gerais. Jamais imaginei que isso fosse acontecer, mas fico muito lisonjeado.

Leia Mais »

O MAL QUE FAZ UM BEIJO

Beijar é bom, não? Mas você já pensou que um simples beijo pode transmitir uma série de doenças? E que quanto mais íntimo ele for, maiores a possibilidade de infecção? Não, não estou brincado. É sério. E este é o outro lado do beijo, para o qual nunca nos atentamos. Uma matéria na imprensa capixaba me chamou a atenção para isso e fiquei surpreso ao não ter pensado antes no assunto que, à primeira vista, pode assustar. Mas como convivemos com possibilidades de infecção toda hora, todo dia, vamos relaxar. E aproveitar o final de semana, que está chegando, para fazer o que a maioria gosta, que é beijar.

Leia Mais »

AS ESTRANHEZAS DO NOSSO CORPO

Você conhece bem o seu corpo? Sabe das suas reações? Se acha que sim, responda o questionário. Se acha que não, não deixe de ver as perguntas e suas respostas e tente responder. No final, você vai se divertir com o Quiz criado pelo New York Times, que o publicou, e que, achando interessante, resolvi traduzir e reproduzir no blog. Tem coisas que podem até ser banais, mas tem algumas que achamos saber mas que, na verdade, não o sabemos. Ah!, responda tudo antes de ir ao final e conferir as respostas. E dependendo de quantas você acertou, confira qual é o conhecimento que tem do corpo humano. E não deixe de dizer o que achou mais interessante e se acertou muitas ou poucas. Divirta-se, mas saiba que todas as perguntas são sérias e com fundamento científico.

Leia Mais »

ALGUMAS COISAS QUE APRENDI

A vida nos ensina. E aprendemos tentando, errando e acertando. Depois de algum tempo, somos capazes de dizer se as coisas funcionam ou não. Ou então, de dar conselhos, listando o que aprendemos e que pode ser útil – ou divertido – para os outros. É o que está acontecendo agora. Por exemplo, não lamba faca afiada. Ou todos nós nos consideramos melhores motoristas do que os outros. Isso e muito mais está na lista que achei na Internet – e os créditos estão lá. Tem bons conselhos, é engraçada e, no meu entender, reflete bem o que somos. A não ser o olhar depreciativo sobre os homens e o que eles são – mas que talvez, e no contexto, seja verdade. Confira a lista e diga, é ou não é boa?

Leia Mais »

A NOSTALGIA COMO TERAPIA

Todos nós, em algum momento, ficamos nostáligicos. Lembramos as boas coisas do passado e, em alguns casos, tendemos a considerá-las melhores que o presente. Também lembramos do que não é tão bom. Este tipo de lembrança, segundo os cientistas, ajudam as pessoas, podendo evitar que se tornem solitárias. Segundo dizem, as pessoas podem ser treinadas para exercitá-las e, com isso, impedir que sobre elas a solidão se abata. Em um estudo sério, cientistas chineses e ingleses constataram que os solitários são mais nostálgicos e que usam a nostalgia como forma de suprir a exclusão ou o suporte social. Tenho boas e más memórias e as lembro. Acho que foram elas que me fizeram do jeito que sou. E você, o que acha? Que boas ou más lembranças tem? Será que os cientistas estão certos? Eu, particularmente, acho que sim.

Leia Mais »

EU SOU MESMO IMPORTANTE?

Se acreditarmos nos emails que recebemos todos os dias, somos importantes e esta importância é que faz com que ganhemos na loteria, nos ofereçam dinheiro, tenhamos inúmeras fãs. Também podemos ser investigados pela Justiça, pelo Ministério Público ou um especialista em segurança dizer que tivemos problemas com o email, que será resolvido com o fornecimento de nossos dados. Aliás, é exatamente o que todos querem: os nossos dados. E, aparentemente, este esquema funciona, pois os emails continuam a chegar. De milhares ou milhões, alguém pode cair no golpe, que usa a ingenuidade ou desinformação, aliás como na vida real, para enganar as pessoas. Em se tratando de emails, todo cuidado é pouco. É preciso controle e cuidado para preservar nossos dados. E você, como lida com o spam, principalmente aquele que pede dados, que anuncia premio ou oferece as últimas fotos das mais belas mulheres?

Leia Mais »

ADOÇÃO, UM ASSUNTO EM DISCUSSÃO

Fui privilegiado com filhos, mas tenho amigos e familiares que buscaram tê-los e não o conseguindo, decidiram adotar crianças. E tenho amigos que, com filhos criados, fizeram este mesmo caminho. Tanto em um, quanto no outro caso, isso me provoca uma profunda admiração, sobretudo por estes conhecidos não fazerem o caminho tradicional, de seleção por cor, mas por adotarem a diversidade. Cito os exemplos porque eles divergem dos números sobre adoção no Brasil. Enquanto um amigo, caucasianos ele e a esposa, adotaram uma criança negra, que faz a alegria da casa e de quem a frequenta, a demanda por adoção

Leia Mais »

UMA POESIA QUE INSPIRA

Há dois anos, participando de uma outra blogagem coletiva – Cecí­lia de todos os cantos – afirmei: “Toda vez que penso em Cecília Meirelles ouço a voz de Fagner cantando Canteiros. E acho que isso ocorre por descobrir, com surpresa, que a letra era um poema dela”. Pois bem, eu estava certo. E também estava errado. Continuo vendo Canteiros como algo produzido pela poetisa, mas a letra, em sua maior parte, é mesmo do Fagner, que a canta. O poema de Cecília, de onde um pedaço da música foi tirada, chama-se Marcha, e é um pouco diferente do que Fagner canta. Ao mesmo tempo

Leia Mais »
Cestra de compras