Assuntos Publicados


VIAJAR, APRENDER, TER SAÚDE E PAZ

Vier com gosto e intensamente, viajar, ver os filhos realizados, ter saúde e disposição para o trabalho, continuar aprendendo, apreciar as boas coisas da vida é o que todos nós queremos. E eu não sou diferente. Estes desejos estão na relação das oito coisas que quero fazer antes de morrer – e que a morte demore, e muito, ainda. A relação está vinculada a um meme. Para ele fui convocado pelo Silvano, mas atendo, também, ao Jens, que o propôs não no blog, mas através de um email. E você, o que quer fazer? Me conte!

Leia Mais »

DEVO FAZER OU NÃO DEVO FAZER?

Às vezes o conhecimento científico parece contraditório, com pesquisas sobre o mesmo assunto que dizem coisas diferentes, umas afirmando e outras negando um determinado benefício ou resultado. O que acontece? É que o conhecimento científico é contingente, abrange um campo, uma parte, não o todo e analisa uma determinada situação. Nessa análise, dependendo do objeto pesquisado podemos ter resultados diferentes. Mas isso não quer dizer que a ciência se contradiga, apenas amplia o conhecimento. E ele pode tanto nos dizer que uma coisa faz bem, mas que se usada de outra forma, pode fazer mal.

Leia Mais »

INDAGAÇÕES, CIÊNCIA E CONHECIMENTO

O que nós sabemos? Se olharmos bem, a única coisa certa é que não sabemos nada. E o que sabemos muda a cada instante, principalmente se olhado do ponto de vista científico. Desse modo é muito mais seguro e confortável alicerçar-se em uma crença religiosa, que muda menos e traz mais certezas. Afinal, existe sempre um ser superior que é o responsável pela ação. O conhecimento traz dúvidas, incertezas, mas não deixa, também, de ser uma crença, às vezes fundamentado, outras nem tanto. Então, qual a opção a se fazer? Escolher a ciência ou a religião? Ou ficar com as duas, combinando o que é, em princípio, incompatível?

Leia Mais »

COMIDA COMO FATOR DE SAÚDE

Embora vivamos preocupados com a saúde e em viver uma vida saudável, a publicidade nos estimula a consumir tudo o que não deveríamos, dos sanduíches saturados ao onipresente refrigerante. E isso sem falar nos doces, muitos doces. Comer uma salada, procurar uma carne grelhada parecem sacrilégios e nos deixam com a sensação que estamos vivendo em outro mundo. O desejo de uma vida mais saudável é real, mas sua prática não. E nisso temos uma bela contribuição da indução feita pela publicidade.

Leia Mais »

POUCOS GANHAM E TODOS PAGAM

Os especuladores lucraram, ganharam bilhões, mas construíram um castelo de cartas. Agora que ele está ruindo estão passando a conta para todos, neste caso a população dos Estados Unidos e do Primeiro Mundo. Que capitalismo é esse? Os capitalistas estão usando, mais do que nunca, o dito de fazer o que dizem, não o que façam. Quem é defensor ferrenho do mercado bate palmas para o socorro do Governo que salva empresas. E depois ainda dizem que Marx não é atual. É. E o que disse serve para revelar a hipocria de quem ganha muito, privatiza o lucro e socializa o prejuízo.

Leia Mais »

SEGUNDA-FEIRA, TRABALHO E INFARTO

Muitos não gostam da segunda-feira e começam a semana de mau humor. O que não se sabia até agora é que, sim, problemas ocorrem no dia, que tem um dos maiores índices de infarto. As causas são o relaxamento do final de semana e o estresse do início e os excessos cometidos. Uma forma de vitar problemas é ter uma vida saudável. Outra, fazer o que gosta. Quanto trabalhamos no que gostamos, a possibilidade de problemas é bem menor.

Leia Mais »

FORTÕES, CÉREBRO, COMIDA E LIBIDO

Exercícios físicos e ganho de musculatura estimulam o cérebro, dizem os cientistas. Afirmam também que devemos deixar a feijoada de lado e comer salada. Acho que esqueceram de olhar as áreas pobres. Nelas, a teoria é outra e a prova é o número de filhos. Talvez eles não saibam e não se importem com o que os cientistas dizem.

Leia Mais »

UM NOVO VÍCIO NA PRAÇA: E-MAILS

Email pode viciar? Aparentemente, sim. E existem alguns indicativos que, preenchidos, podem mostrar que você está viciado nele. Um deles é checar o email a toda hora, um hábito que pode estressar. Confira os sintomas, veja se é um viciado. E se for, veja também os conselhos para se livrar ou controlar o vício. Aliás, algo ligado à Internet e aos blogs que também podem gerar dependência. Se é assim, que tal voltarmos aos tempos das cartas? Elas funcionavam e não geravam estresse.

Leia Mais »

COM O SEXO MARCADO NO CORPO

O corpo pode revelar a vida sexual, se ativa ou não. Pelo menos é o que afirmam pesquisadores escoceses e belgas que fizeram pesquisa sobre o assunto e descobriram que a partir de determinadas características físicas, do andar, da forma de se portar, da confiança e da saúde mental da mulher é possível, com uma simples observação de um caminhar em um local público, determinar como é a vida sexual de uma mulher. Os homens, pelo menos por agora, não foram contemplados com a pesquisa. Será que serão diferentes? Ou como no caso das mulheres o sexo está, também, inscrito no corpo?

Leia Mais »

COISAS QUE APRENDI COM O BLOG

Blogs são conversações. Se assim forem, os comentários, os links, a feitura de uma comunidade são muito importantes. O conteúdo, neste caso, não é o rei. Mas ter qualidade ajuda, e muito, a conseguir visibilidade e a se destacar. Com tudo isso, se você pensa que vai ganhar dinheiro com blog, esqueça. Isso é coisa para ingênuos ou para muito poucos. Estas são algumas considerações do Online Journalism Blog. São conselhos que vale ser lidos. Então, vamos conversar sobre isso?

Leia Mais »
Cestra de compras